(44) 9 9846 - 8412

Educação

Compartilhar:

Como gravar aulas online? Dicas para produzir seu produto digital

O mercado de trabalho vem passando por grandes mudanças nestas últimas décadas. A revolução tecnológica possibilitou o crescimento do mercado digital, que hoje em dia proporciona para milhares de empreendedores a chance de crescimento empresarial. Dentro desse mercado, a produção de cursos online com videoaulas se mostra um eficiente infoproduto. E gravar aulas online do modo correto pode fazer toda a diferença ao divulgar seu produto digital.

Neste artigo falaremos sobre este tipo específico de infoproduto, oferecendo dicas eficazes de como gravar aulas online e produzir da forma correta seu conteúdo. Com as escolhas certas você terá muito mais chances de ser bem sucedido no mercado digital.

Crescimento do mercado de Infoproduto 

Imagem

Os infoprodutos, que nada mais são que produtos digitais, como e-books, aulas online ou webinars, passaram nestes últimos dois anos por um processo intenso de popularização, principalmente por causa da Pandemia de COVID 19, que restringiu drasticamente pessoas a participarem de forma presencial de eventos, trabalhos ou cursos. 

Comercializar cursos online (um dos nichos de infoprodutos que mais cresceu) se tornou um negócio bastante rentável para profissionais que possuem conteúdos relevantes para passar para estudantes e clientes.   

Aprender a gravar aulas on-line aumenta chances de sucesso 

Imagem

Aprender passo a passo como criar um curso online, e principalmente, como gravar aulas online, se tornou não somente importante, como fundamental para que o seu infoproduto se destaque em um mercado competitivo. 

Você não quer ter todo o trabalho de criar um conteúdo de qualidade para na parte mais importante, que é a gravação deste conteúdo, cometer erros e prejudicar todo o processo, não é verdade?

Por isso é muito importante seguir dicas profissionais que irão te ajudar muito a ser bem sucedido em todo o processo de gravação de seu infoproduto.

Dicas para começar a produzir seu produto online

Imagem

Aprender a gravar aulas online é uma das partes mais importantes do processo de criação de seu produto digital, mas não é a única parte. Antes de gravar propriamente dito, você vai precisar dar atenção para algumas questões cruciais que fará com que seu infoproduto tenha sucesso no mundo digital.

Escolher o assunto

Antes de qualquer coisa você precisa entender que gravar aulas online e criar seu produto digital demanda conhecimento profundo sobre algo que traga benefícios para as pessoas que tiverem acesso a ele. Então pense muito e se questione: no que eu sou bom o suficiente para poder gravar um conteúdo que trará conhecimento estratégico para pessoas mundo afora?

Descobriu algo? Então vamos focar nisso. Se o seu conhecimento for sobre marketing digital, então foque nisso. Se for sobre educação corporativa, foque nisso. Se for sobre bem estar, idem. Escolher de modo cuidadoso e inteligente o assunto de seu curso, ou de sua aula online é meio caminho andado para o sucesso dele no mercado.

Planejar todo o processo

Escolheu o assunto que você vai criar um conteúdo online? Então agora vamos pensar em todo o processo que fará desta ideia inicial um infoproduto pronto para ser comercializado.

A primeira ação é entender quem é o público alvo de seu infoproduto. Ele é sobre saúde financeira? Então vamos pesquisar quem são as pessoas que se interessam por economia doméstica. São homens, mulheres, adultos, profissionais liberais, concursados, universitários, etc. Crie mecanismos para você também fazer as suas pesquisas, como formulários do Google e divulgue nas suas redes.

Entender seu público vai fazer toda a diferença no trabalho de divulgação do mesmo, e assim a tendência é gerar mais engajamento e mais vendas.

Escolher o formato

Como o nosso artigo aborda como gravar aulas online, fica muito fácil entender que as pessoas aqui possuem interesse em criar produtos dentro deste nicho. Ainda assim é muito importante ter em mente o seu formato de forma clara. Será um curso online? Um Webinar? Um seminário?

Geralmente a parte de gravação propriamente dita acaba sendo similar em todos os casos, porém, a depender do tipo escolhido, você dará passos diferentes quanto a produção de roteiro ou mais para frente no processo de divulgação de seu produto digital.

Fazer o cronograma de trabalho

O último passo antes de gravar é fazer seu cronograma de gravação. Reserve um dia inteiro para definir se seu infoproduto será feito através de módulos, e para definir a quantidade de vídeo aulas necessárias. E ainda: defina se o seu produto digital terá algum bônus, como uma aula extra, ou uma aula gratuita.

O bônus também poderá ser uma aula de algum convidado especialista, e aí é importante já pensar em nomes que possam agregar ao seu projeto.

Uma boa ferramenta para você realizar todo este processo inicial do projeto é o Mindmeister que vai te ajudar em tudo.

Outra opção, bem mais profissional, é contratar o serviço de empresas que vão te dar suporte em todas as etapas da criação do seu infoproduto. Aqui na Vikings Digital, contamos com uma estrutura completa e uma equipe especializada para cada estágio de produção do seu infoproduto. Solicite um orçamento.

Dicas de como gravar aulas online

Imagem

Com toda a parte inicial de seu projeto pronta, chegou a hora de colocar a mão na massa e começar a colocar em prática tudo o que foi planejado.

O processo de gravação das aulas terá muito mais chances de ter sucesso se as etapas anteriores forem realizadas com disciplina e profissionalismo.

Escrevendo o roteiro

Antes de gravar será necessário produzir um roteiro com os conteúdos de cada uma das aulas que serão gravadas. Esse é o momento de você de fato escrever o conteúdo de seu infoproduto. De preferência dedique um dia bem tranqüilo para você criar todo o seu conteúdo.

Gravando as aulas online

O processo inicial de gravação serve para você definir se vai aparecer ou não nas aulas gravadas. Você pode escolher um ou outro, e ainda mesclar. Nesse momento você deve escolher o modo como se sente mais confortável.

Outra definição é quanto ao local. As aulas online não precisam ter uma super produção, já que o importante aqui é o conteúdo. Escolha um local que não chame atenção e que seja tranquilo, sem barulhos externos. Outra opção é contratar empresas que já possuem estúdios, e assim toda esta parte será feita de uma forma muito mais profissional.

Tenha postura e transmita segurança

O que alguém que comprou seu curso ou a sua aula online espera de você? Bem, ele espera a postura de um professor, de alguém que esteja ali passando conhecimento. É importante ter desenvoltura e passar uma boa imagem nas câmeras.

E sim, essas são habilidades que podem ser trabalhadas e melhoradas. Se prepare neste sentido para apresentar a melhor versão de você. 

Evite gesticular muito quando for falar, pois acaba gerando um destaque maior para a postura. Lembre-se: o protagonista de sua aula online é o conteúdo passado. É o conhecimento. Ele quem deve brilhar.

Transmita segurança no que está passando. Nada de gaguejar ou falar sem transmitir aquela sensação de que você está falando algo que de fato entende.

Escolha seu equipamento de filmagem

Momento crucial da gravação, escolher bem os equipamentos que irá usar fará toda a diferença. Lembre-se de duas coisas: o conteúdo que brilha, mas ter bons equipamentos de filmagem dará um suporte ainda maior ao conteúdo passado. Não adianta muito você passar um ótimo conteúdo se as pessoas estão com dificuldade para te escutar.

Tenha um bom microfone, seja de lapela, ou de mão.

Tenha uma boa câmera. Atualmente os smartphones já são produzidos com este intuito de gravar vídeos em qualidade profissional. Então utilize um que possua minimamente esta característica. 

É possível que uma câmera de celular seja mais que suficiente para gravar seu conteúdo. É possível que uma webcam também. Mas pode ser necessário ter equipamentos melhores, e nesse caso é interessante pensar em utilizar o serviço profissional de empresas especializadas.

É fundamental para refletir qual a sua necessidade.

Escolha um ambiente silencioso e bem iluminado

Caso você não tenha equipamentos profissionais de iluminação, lembre-se disso: a melhor iluminação existente é a natural, aquela que vem da abertura de uma janela ou de uma porta. Observe se você possui um ambiente que lhe dê iluminação natural.

Caso o ambiente não seja adequado, pense em equipamentos específicos para iluminação de vídeo aulas. 

Tão importante quanto a iluminação é o silêncio que o ambiente deve proporcionar ao produtor de conteúdo. Um ambiente silencioso gera tranquilidade na gravação e principalmente, uma qualidade muito maior no conteúdo final.

Preocupação com o cenário

Já falamos aqui que quem deve brilhar em vídeoaulas é o conhecimento transmitido. Assim busque um cenário discreto e que lembre algo aconchegante. Ele não pode ter muita poluição visual, pois certamente vai tirar o foco de quem estiver assistindo.

Edição de vídeo

Com as gravações finalizadas, chegou um dos momentos mais temidos e mais importantes do processo: a edição.

Na edição você poderá rever o seu conteúdo, criar legendas, inserir documentos, Power points, imagens, escrever textos complementares. Em suma, na edição que a mágica acontece e que as suas aulas viram de fato um produto digital pronto para ser comercializado.

Existem diversas ferramentas gratuitas de edição, e você pode escolher algumas delas para te ajudar. 

Hospedagem de sua aula online

Conteúdo pronto, chegou a hora de comercializar. E para isso é muito importante você escolher o local de hospedagem de seu conteúdo. Uma das plataformas mais populares é a Hotmart, que se tornou a mais popular forma de comercialização de produtos digitais. Mas existem muitas outras opções.

Conclusão

Desenvolver um infoproduto não é uma tarefa fácil, mas por meio de muito estudo e dedicação é possível ganhar dinheiro com seu conhecimento. Trouxemos para você algumas dicas valiosas de como gravar aulas online, esperamos que consiga aplicar tudo que foi apresentado. 

Você já sabe o que deseja ensinar? Quais dessas dicas você conseguiu aplicar? Deixe seu comentário neste artigo, queremos conhecê-lo melhor.

Leia outros artigos como este em nosso blog.

Compartilhar:

Posts Relacionados

Ver Categoria

Receba conteúdos exclusivo no seu e-mail, como notícias, eventos, ofertas e muito mais.

Por favor aguarde...

Obrigado!

Nosso oráculo recebeu sua solicitação. Fique atento para novidades em seu e-mail.

Solicitação Falhou

Nossos corvos não receberam sua requisição Por favor, tente novamente!

Voltar