+55 (44) 9 9181-2171
+55 (44) 9 9181-2171
É impossível pensarmos na nossa sociedade atual sem mencionar a revolução tecnológica pela qual passamos nestes últimos 30 anos. Deixamos de ser analógicos e entramos de cabeça no mundo digital, podemos dizer assim. Computadores, internet, smartphones, todos estes termos ajudaram a construir o conceito de cibercultura, que é um dos elementos centrais para entender a educação e todos os caminhos que a envolvem no mundo de hoje.
Neste artigo vamos apresentar o conceito de cibercultura, e mostrar como esta terminologia acabou surgindo e ganhando cada vez mais espaço em nossa sociedade. Vamos compreender também toda a relação existente entre este termo e a educação, buscando refletir sobre a influência que ela exerce em nosso sistema educacional.
Vamos começar?
A palavra cibercultura é uma das mais populares representações da nossa contemporaneidade, porque ela se apresenta a partir da ideia de tecnologias e tudo que se relaciona com isso.
O “ciber” surge na esteira da evolução tecnológica, quando os computadores, a internet, as redes de comunicação, e mais para frente, os smartphones, passaram a fazer parte de nosso cotidiano de uma forma mais intensa e contínua.
Assim percebemos que as tecnologias estavam inseridas e normalizadas em nossa sociedade que passamos a externar a ideia de uma cibercultura, ou seja, de uma cultura tecnológica cotidiana.
Então a Cibercultura nada mais é que a nossa cultura entendida a partir das relações que estabelecemos com o universo tecnológico, que hoje em dia é muito mais amplo que somente computadores e smartphones e envolve milhares de elementos e ferramentas, como sistemas inteligentes, voto eletrônico, aplicativos, serviços de streaming, cartões de crédito inteligentes, dentre muitos outros exemplos.
Entendeu?
Mas como conseguimos perceber a cibercultura em atividade em nossas vidas hoje em dia? Bem, é preciso conhecer as principais características que dão vida ao conceito:
A comunicação em nossa era é feita a partir de mídias digitais, correto? Se antes nós tínhamos cartas, fax, ou ferramentas similares, hoje em dia a comunicação é feita com smartphones, notebooks, computadores, tablets, dispositivos inteligentes.
A comunicação digital então é um dos pilares da cibercultura, por apresentar exatamente o coração desse novo sistema social, baseado na comunicação integrada.
Por falar em integração, a interconexão é outra característica da cibercultura, e visa justamente integrar o maior número de pessoas sem limites físicos. A interconexão de mídias digitais e de tecnologias é o que sustenta essa nossa sociedade contemporânea.
Aprender algo antes da revolução tecnológica dependia de um espaço físico determinado e de sua presença nele, limitando e muito o modo como aprendemos as coisas.
No universo da cibercultura essas limitações não existem, principalmente com o surgimento do sistema EAD, que consegue transmitir informações e passar conhecimento, independente de onde você esteja naquele momento, bastando tão somente uma conexão de internet.
Se pudéssemos definir a nossa sociedade atual com uma ideia, talvez esta seria as redes sociais. Falando de cibercultura, as comunidades virtuais, criadas a partir de ferramentas como Messenger, Orkut, Facebook, Twitter, dentre outras, fazem parte deste organismo vivo que é a cultura da comunicação digital e instantânea.
Uma das grandes características da cibercultura é o foco no conhecimento colaborativo, principalmente aquele que é trabalhado em ferramentas coletivas, como redes sociais, salas de aula virtuais, e outros modelos.