+55 (44) 9 9846-8412

Educação min

Avaliação Formativa: Veja como Funciona e Como a Tecnologia Pode Ajudar

Já se foi o tempo em que a escola tinha como principal função oferecer conteúdos direcionados para o aluno passar em provas. Hoje, com todas as evoluções sociais e tecnológicas, a escola é um espaço muito mais diverso e rico, e por isso o processo de avaliação também precisou se aperfeiçoar. A avaliação formativa surge então dentro desse contexto para auxiliar professores e estudantes na jornada de ensino e aprendizado.

Neste artigo vamos conhecer mais detalhadamente sobre a avaliação formativa, como ela se apresenta dentro do sistema de ensino e como ela funciona na prática.

Vamos entender também como as tecnologias podem ser um grande parceiro dessa etapa tão importante da jornada pedagógica do aluno.

Vamos lá?

A avaliação formativa

Para entendermos o significado de avaliação formativa precisamos primeiro conhecer como este processo acontece na escola tradicional.

No modelo tradicional de ensino, focado no professor como centro do saber e no aluno como mero receptor de conhecimento, as avaliações acontecem como parte final do ciclo de ensino, quando o professor realiza uma prova, normalmente escrita, e define uma nota a partir das respostas oferecidas pelos estudantes.

Esta nota, que pode ser baixa ou alta, acaba definindo toda a jornada do aluno naquele momento, o que prejudica o processo avaliativo e acaba não representando de forma adequada o desenvolvimento pedagógico do estudante.

Para aperfeiçoar esta etapa do processo surge, como alternativa a este modelo tradicional, a chamada avaliação formativa.

Podemos então definir a avaliação formativa como um método contínuo que possibilita que professores monitorem de uma maneira muito mais eficiente, particular e justa, o desenvolvimento pedagógico de seus alunos.

Na avaliação formativa o professor tem mais condições de acompanhar o progresso de cada um de seus estudantes, identificando os pontos de melhora de cada um deles, observando os desafios e as necessidades deles e transformando os alunos em coautores de suas próprias avaliações.

E desta forma o conceito de avaliação formativa acaba não carregando aquela ideia punitiva que as avaliações tradicionais carregam, e servem não somente para auxiliar a jornada de aprendizado do aluno, mas também auxiliar a jornada de ensino do professor, o que a torna ainda mais importante como metodologia de avaliação.

Como funciona a avaliação formativa

A avaliação formativa só pode ser colocada em prática a partir da definição, por parte da equipe pedagógica, do que será avaliado, e que pode envolver também a própria equipe docente ou a instituição de ensino.

Definido os pontos de avaliação, cabe aos professores planejarem toda uma sequência de ações e atividades que vão preencher as lacunas por eles definidas.

Metodologias ativas e gamificação são ferramentas de ensino que acabam sendo grandes aliados dos professores em um modelo de avaliação formativa, pois estas ferramentas possibilitam que os alunos tenham mais autonomia sobre a sua jornada de aprendizado.

Assim, as avaliações formativas conseguem integrar três ideias fundamentais para um sistema de ensino moderno, que é a avaliação, o ensino e a aprendizagem.

Exemplos de avaliações formativas