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Avaliação Formativa: Veja como Funciona e Como a Tecnologia Pode Ajudar

Já se foi o tempo em que a escola tinha como principal função oferecer conteúdos direcionados para o aluno passar em provas. Hoje, com todas as evoluções sociais e tecnológicas, a escola é um espaço muito mais diverso e rico, e por isso o processo de avaliação também precisou se aperfeiçoar. A avaliação formativa surge então dentro desse contexto para auxiliar professores e estudantes na jornada de ensino e aprendizado.

Neste artigo vamos conhecer mais detalhadamente sobre a avaliação formativa, como ela se apresenta dentro do sistema de ensino e como ela funciona na prática.

Vamos entender também como as tecnologias podem ser um grande parceiro dessa etapa tão importante da jornada pedagógica do aluno.

Vamos lá?

A avaliação formativa

Para entendermos o significado de avaliação formativa precisamos primeiro conhecer como este processo acontece na escola tradicional.

No modelo tradicional de ensino, focado no professor como centro do saber e no aluno como mero receptor de conhecimento, as avaliações acontecem como parte final do ciclo de ensino, quando o professor realiza uma prova, normalmente escrita, e define uma nota a partir das respostas oferecidas pelos estudantes.

Esta nota, que pode ser baixa ou alta, acaba definindo toda a jornada do aluno naquele momento, o que prejudica o processo avaliativo e acaba não representando de forma adequada o desenvolvimento pedagógico do estudante.

Para aperfeiçoar esta etapa do processo surge, como alternativa a este modelo tradicional, a chamada avaliação formativa.

Podemos então definir a avaliação formativa como um método contínuo que possibilita que professores monitorem de uma maneira muito mais eficiente, particular e justa, o desenvolvimento pedagógico de seus alunos.

Na avaliação formativa o professor tem mais condições de acompanhar o progresso de cada um de seus estudantes, identificando os pontos de melhora de cada um deles, observando os desafios e as necessidades deles e transformando os alunos em coautores de suas próprias avaliações.

E desta forma o conceito de avaliação formativa acaba não carregando aquela ideia punitiva que as avaliações tradicionais carregam, e servem não somente para auxiliar a jornada de aprendizado do aluno, mas também auxiliar a jornada de ensino do professor, o que a torna ainda mais importante como metodologia de avaliação.

Como funciona a avaliação formativa

A avaliação formativa só pode ser colocada em prática a partir da definição, por parte da equipe pedagógica, do que será avaliado, e que pode envolver também a própria equipe docente ou a instituição de ensino.

Definido os pontos de avaliação, cabe aos professores planejarem toda uma sequência de ações e atividades que vão preencher as lacunas por eles definidas.

Metodologias ativas e gamificação são ferramentas de ensino que acabam sendo grandes aliados dos professores em um modelo de avaliação formativa, pois estas ferramentas possibilitam que os alunos tenham mais autonomia sobre a sua jornada de aprendizado.

Assim, as avaliações formativas conseguem integrar três ideias fundamentais para um sistema de ensino moderno, que é a avaliação, o ensino e a aprendizagem.

Exemplos de avaliações formativas

As avaliações formativas podem acontecer de diversas formas, dependendo muito mais da iniciativa ou criatividade do professor. Mas temos alguns exemplos que podem ajudar no entendimento de seu conceito:

  • Trabalhos feitos em casa;

  • Atividades cênicas;

  • Atividades manuais;

  • Debates em aula;

  • Atividades musicais;

  • Debates;

  • Seminários;

  • Autoavaliação;

  • Redação;

  • Anotações feitas no caderno;

  • Outros.

Vantagens da avaliação formativa

Quando a equipe pedagógica de uma instituição decide implementar o modelo de avaliação formativa, ela certamente está pensando nos benefícios que ela pode apresentar para todo o sistema de ensino.

Benefícios como:

O aluno no centro do processo

Tal como as metodologias ativas, o método de avaliação formativa também tem como objetivo colocar o aluno no centro de destaque do processo de ensino e aprendizagem.

O aluno aqui é inserido como peça essencial do sistema de ensino e é preciso entender toda a jornada de aprendizado de cada estudante para então perceber os seus pontos de melhora, suas habilidades e todos os potenciais que ele vem apresentar.

Maior autonomia estudantil

Outra vantagem é que o aluno participa ativamente de sua própria avaliação, pois há espaço onde cada estudante pode fazer uma autoavaliação, e assim ele mesmo entender onde se encontra dentro de sua jornada escolar e no que ele pode melhorar. 

Reflexão sobre o trabalho docente

A avaliação formativa não visa somente avaliar o estudante, mas todos os pilares do ensino, e um deles é o trabalho desenvolvido pelo professor no dia a dia. Assim, essa metodologia permite que professores aperfeiçoem suas abordagens em aula e melhorem cada vez mais os planos pedagógicos, tanto os mais gerais, quanto os direcionados para contemplar grupos menores ou estudantes individualizados.

 Aprendizagem personalizada

Neste tipo de avaliação, o aluno deixa de ser um número e passa a ser entendido como indivíduo detentor de muitas particularidades e estas devem ser levadas em consideração para que a jornada de aprendizado dele seja produtiva, saudável e bem sucedida.

Inclusiva

Uma das vantagens mais importantes deste modelo de avaliação é o fato dela ser inclusiva, ao permitir que alunos com necessidades especiais possam participar por completo do sistema de ensino, afinal, basta se pensar em modelos avaliativos que se adequem às suas necessidades, e por incluir o próprio estudante em seu sistema de avaliação, o que sempre foi negado no modelo tradicional de ensino.

Como a Tecnologia pode ajudar a avaliação formativa

Chegamos então em um ponto chave deste artigo: entender como as tecnologias podem ser aliadas do método de avaliação formativa.

Podemos entender a tecnologia como aliada do modelo formativo a partir destas possibilidades:

Pode auxiliar na construção de um planejamento eficiente

Uma avaliação formativa para ser implementada de forma eficiente demanda um trabalho de planejamento de aulas e de atividades. O uso de tecnologias que monitoram e acompanham as atividades escolares pode ser usado para aperfeiçoar todo o planejamento pedagógico do professor, que terá uma quantidade bem grande de dados e informações que vão ajudar na construção do plano de aulas.

Ajuda na criação de relatórios detalhados e individuais

Uma das grandes características da avaliação formativa é seu caráter personalizado, mas sabemos que este trabalho, sendo feito de maneira tradicional, ou seja, usando o trabalho humano somente, demanda muito tempo e é muito desgastante. Desta forma há ferramentas tecnológicas que podem criar relatórios automaticamente, se utilizando de todos os tipos de dados e informações desejadas pelo professor.

Assim a tecnologia ajuda na construção de relatórios individuais que vão possibilitar que os professores entendam as necessidades de seus alunos.

Podem ser usadas como ferramentas de avaliação

Quando pensamos nas metodologias ativas de ensino logo nos vem à mente atividades mais modernas, com o uso de computadores e smartphones. E isso é uma verdade, as tecnologias estão cada vez mais inseridas nas atividades escolares.

Assim, professores podem utilizar ferramentas como gamificação, vídeos online, realidade virtual e aumentada, dentre outras possibilidades tecnológicas para utilizar como formas de avaliação formativa.

Estimula a criatividade do aluno

Ferramentas pedagógicas como gamificação estimulam e incentivam o aluno a ser mais criativo, e a usar esta criatividade para obter conhecimento. Nesse sentido as tecnologias são ótimas ferramentas para incitar estudantes a serem cada vez mais criativos e pensarem em soluções que saiam do tradicional.

Usar a tecnologia para promover essa habilidade é uma das vantagens que a avaliação que visa acompanhar a formação do aluno possui.

Permite um ensino mais dinâmico

O ensino mais tradicional, focado nos livros, possuía algumas vantagens de ensino, mas muitas desvantagens, e uma delas era que não conseguia acompanhar as mudanças do mundo.

Com as tecnologias, novos aplicativos, redes sociais, inteligência artificial, a educação tradicional se tornou engessada e é preciso que a escola se adeque aos novos tempos.

As tecnologias deixam aulas mais dinâmicas, interessantes para o aluno e divertidas, e todas estas características fazem o estudante ter uma jornada pedagógica mais satisfatória e os professores passam a ter mais elementos para fazer uma avaliação mais completa e eficiente.

Conclusão 

Vimos aqui que o sistema de ensino tem evoluído bastante em suas diversas etapas e em uma delas, a etapa de avaliação, as mudanças vêm acontecendo também.

O modelo formativo de avaliação busca entender não somente o que os alunos conseguem responder de perguntas nos testes e provas escritas, mas sim o que eles fazem em todos os momentos relevantes de sua vida escolar.

Como metodologia de avaliação, é uma das formas mais inclusivas e eficientes para se entender as necessidades de um aluno, e de fato ajudá-los em sua jornada de aprendizado.

O que você acha da avaliação formativa? É um adepto? Nos conte. Leia outros conteúdos como este em nosso blog.

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