+55 (44) 9 9181-2171

Tecnologia min

O Que é Transformação Digital? Quais Seus Impactos? Como Aplicar

A revolução tecnológica pela qual o mundo tem passado nestes últimos trinta anos tem sido responsável por uma série de mudanças que vêm ocorrendo no mundo corporativo. Empresas que desejam se manter relevantes no mercado são pressionadas diariamente a se atualizarem, em um fenômeno que podemos chamar de transformação digital.

Mas você sabe o que significa transformação digital?

Neste artigo vamos conhecer seu conceito detalhadamente e entender por que ela é uma necessidade para empresas que precisam se manter vivas em um mercado cada vez mais competitivo.

Iremos mostrar como a transformação digital tem impactado no dia a dia de seu negócio, por exemplo, e como você pode colocar em prática os seus fundamentos, e assim mudar a mentalidade que você possui de sua empresa para torná-la mais moderna e adaptada aos novos tempos tecnológicos.

Vamos começar?

O que é transformação digital?

É preciso observar que o termo transformação digital se relaciona diretamente com as novas ferramentas tecnológicas, mas isso não significa dizer que basta você adquirir novas tecnologias que esta transformação acontece.

Isso porque na prática a transformação digital é a consequência natural de uma mudança de mentalidade que cria uma série de novas abordagens e de novos processos dentro de uma organização, com o objetivo de se tornar a empresa mais moderna, de aperfeiçoar seu desempenho, de melhorar a experiência do cliente e de aumentar o alcance que sua marca possui no mercado.

A transformação digital é tudo isso e muito mais, já que o seu termo casa bem com a ideia de construir uma nova mentalidade para o seu negócio, visando a digitalização de seus processos internos para que a empresa consiga se preparar para atender as demandas futuras.

E quais seriam estas demandas que o mercado tende a exigir das organizações em um futuro próximo?

Podemos trabalhar com estas perspectivas:

Mudanças constantes

Uma empresa precisa estar preparada para se aperfeiçoar quase que diariamente, já que vivemos na era das mudanças constantes, onde novas tecnologias e ferramentas são inseridas continuamente na sociedade, gerando a necessidade de respostas rápidas por parte das empresas. 

Respostas simultâneas e automáticas

Daí surge a necessidade de organizações responderem a estas transformações de forma rápida, simultânea e automáticas. Neste contexto quem demorar para entender uma mudança do mercado vai acabar ficando para trás e perdendo espaço para empresas que conseguiram ler de forma mais ágil as novas demandas.

Flexibilidade

A empresa que não se tornar mais flexível terá muito mais chances de se engessar e criar uma organização atrasada e que não vai conseguir dialogar com os consumidores da nova era, que é caracterizada pela necessidade de se criar uma experiência única e exclusiva para cada um dos consumidores.  

Agilidade

No mundo das redes sociais, onde uma informação se torna obsoleta algumas horas depois de ter sido divulgada, a agilidade ganha uma importância muito grande, e é urgente que as organizações percebam que isso pode alavancar ou prejudicar e muito os negócios. 

Os pilares da transformação digital

Podemos entender a transformação digital a partir dos seus pilares, que são:

Experiência do cliente em primeiro lugar

Não é preciso muito conhecimento para entender que o cliente é o grande protagonista dos novos tempos do capitalismo. Qualquer empresa que deseja ganhar mercado, se manter ou virar referência precisa concentrar todas as suas principais estratégias na criação de uma experiência única e exclusiva para seus clientes.

A jornada do cliente se transformou em um conceito essencial para empresas e elas devem utilizar todos os meios tecnológicos e digitais para construir um ambiente facilitador e satisfatório para as pessoas.

Assim, a transformação digital não será nada se no fim das contas a experiência do cliente não for aperfeiçoada e facilitada ao máximo. 

E isso pode acontecer a partir de estratégias digitais, como a criação de plataformas virtuais que forneçam todas as informações dos serviços e produtos oferecidos, além de um serviço eficiente de atendimento e de suporte, e é claro, um trabalho otimizado e cuidadoso de pós-venda.

Visão de negócio 

Qual o seu modelo de negócio? Essa é uma pergunta desafiadora que líderes precisam responder para construir todo um planejamento digital que fará da empresa um exemplo a ser seguido no mercado.

Toda estratégia digital, passando pelos processos internos, pela experiência do cliente e pela comunicação corporativa, vai depender do modelo de negócio estabelecido pelo gestor.

Quando falamos de transformação digital, estamos falando de uma mudança muito grande, estrutural, que vai impactar toda uma empresa, e é por isso que há a necessidade de se possuir uma clara visão do negócio por parte de seu líder.

Entretanto, enquanto você estiver estruturando seu modelo de negócio, a organização vai continuar em atividade, com seus produtos e serviços sendo oferecidos. Assim, é preciso equilibrar as demandas atuais, como metas de vendas e de produção, com o projeto de construção de uma nova mentalidade.

O trabalho é árduo, porém necessário. 

Digitalização das operações

Uma empresa pode começar a sua transformação digital de forma simples e concreta ao, por exemplo, digitalizar os seus processos, otimizando-os, e a medida em que for amadurecendo a sua mudança de mentalidade, ir reprojetando todos eles e construindo uma nova abordagem.

Novas abordagens tecnológicas

Quando pensamos na transformação digital que uma empresa tende a buscar para criar uma estrutura moderna e que se alinhe às novas demandas, é impossível não relacionar com o uso de novas ferramentas tecnológicas.

Sim, a tecnologia é um braço importante da transformação digital das empresas.

Se você pensa, por exemplo, em focar teu projeto de transformação digital na experiência do cliente, vai precisar de ferramentas adequadas, como a criação de aplicativos, canais de atendimento, softwares de gestão, de logística, de estoque, de faturamento, enfim, vai precisar de uma estrutura tecnológica que dê suporte para que a sua empresa esteja na dianteira da modernidade.

É necessário entender que todos esses elementos tecnológicos vão influenciar na transformação digital que você deseja promover na organização.

Cultura organizacional eficiente   

Você deve ter percebido que essa série de mudanças operacionais não vão acontecer da noite para o dia e principalmente, essa nova mentalidade que a empresa deseja empregar será fruto de uma transformação mais longa e resultará em uma nova e eficiente cultura organizacional.

A mudança de cultura envolve principalmente as pessoas, gestores e colaboradores, e por isso é muito importante que se crie um ambiente de trabalho favorável, e aberto, para que se possa absorver as contribuições de todos os colaboradores.          

Quais os impactos da transformação digital na sociedade?

Se pensarmos em todas as mudanças pelas quais passamos nestes últimos vinte anos, vamos perceber que grande parte delas foi consequência, direta ou indireta, das transformações tecnológicas pelas quais passamos.

Desta forma é imensurável o impacto que a transformação digital vem causando na sociedade, com pequenas e grandes coisas.

Estamos na era do consumidor, e ele é um dos elementos mais importantes que obrigaram empresas a se adequarem e aperfeiçoarem por completo suas operações internas e externas. 

Para exemplificar:

Você se lembra como era difícil entrar em contato com uma empresa no pós-venda? 

Agora compare com hoje em dia, que em um clique você já está conversando com um representante da marca, nem que este seja inicialmente um robô. Ainda assim é um grande avanço. 

Benefícios da transformação digital

A transformação digital trouxe benefícios para todos os envolvidos no processo e podemos mencionar os principais:

Satisfação dos clientes

Já que falamos da jornada do cliente, então vamos começar por mencionar esse grande benefício que a transformação digital nos trouxe: ela facilitou e muito a vida das pessoas.

Empresas vem aplicando cada vez mais ações que facilitam a vida do cliente, seja na abordagem inicial, seja no processo de venda do produto e serviço, e seja no pós-venda, que sempre foi uma dor de cabeça para os consumidores.

Isso tem acontecido por conta de algumas aplicações tecnológicas, como softwares e aplicativos que armazenam todas as informações possíveis da jornada de compra do cliente, e assim cria uma base de dados extensa que permite que empresas utilizem para personalizar a jornada do cliente nas próximas situações de compra.

Vantagem competitiva

Quem não se atualiza, se prejudica. Essa é uma afirmação que vale para nossas vidas, e também vale para as empresas.

A organização que não buscar otimizar seus processos, digitalizando-os e aperfeiçoando-os, tende a perder mercado, já que estamos vivendo a era da competitividade, onde empresas precisam lutar bastante para encontrar seu lugar de destaque.

Então é fato mais que confirmado: a empresa que não se atualizar e não se adequar às novas demandas do mercado, perderá competitividade.

Como aplicar o conceito de transformação digital em sua empresa

Há diversas formas de você inserir o seu negócio dentro da transformação digital. Separamos algumas:

Invista em ferramentas tecnológicas adequadas 

São inúmeras as ferramentas digitais que podem ser usadas no processo de atualização e readequação de uma empresa aos novos tempos. É necessário, entretanto, que você conheça perfeitamente seu negócio para entender quais as ferramentas mais adequadas para uso.

Não adianta investir em realidade virtual, ou em aplicativos de gestão de clientes, se você não possui uma empresa que não dialoga muito com essas abordagens.

Assim, é preciso conhecer os buracos criados no seu negócio para que você consiga tapar da melhor maneira possível.

Capacitação contínua

Um dos grandes diferenciais competitivos do mundo moderno atende pelo nome de conhecimento técnico. Sim, é necessário capacitar toda a sua equipe para que ela tenha o conhecimento exigido pelas novas demandas sociais, econômicas e tecnológicas.

Investir em conhecimento é dinheiro sendo utilizado da melhor maneira possível.

Planeje o futuro e aja no presente

Sempre busque criar uma estrutura corporativa que esteja pronta para atender as demandas futuras, mas que também proporcione a melhor experiência possível no presente.

É preciso planejar estrategicamente todos os passos que serão dados rumo à transformação digital, pensando no futuro e acertando no presente.

Conclusão

Vimos aqui que o conceito de transformação digital está atrelado às mudanças tecnológicas que foram acontecendo no mundo nestes últimos vinte anos. 

As empresas se veem constantemente pressionadas a se atualizarem, a se adequarem às novas demandas e esta readequação podemos chamar de transformação digital.

Focada em soluções tecnológicas, mas não somente, seu conceito é elemento chave para que empresas consigam se planejar para sobreviver em um futuro ainda mais competitivo.

E você, já preparou o seu negócio para as mudanças sociais e digitais?

Newsletter

Assine e receba conteúdos no seu e-mail.

Por favor aguarde...

Thumb Thumb

Obrigado por assinar nossa newsletter. Em breve você receberá conteúdos exclusivos no seu e-mail.

Voltar

Post relacionados