+55 (44) 9 9846-8412

Tecnologia 12 min

O que é o Metaverso: Como ele impacta no mundo real?

É muito provável que até meados de 2021 você nunca tenha ouvido falar na palavra Metaverso, e caso tenha visto, certamente foi em algum filme de ficção científica. Porém, quando Mark Zuckerberg alterou o nome do Facebook para ‘Meta’ todos passaram a conhecer esse conceito que mescla uma série de outros termos e que promete moldar o futuro das relações humanas.

Neste artigo iremos entender o que é Metaverso, suas características principais e como ele vai impactar as relações existentes no nosso mundo real. Será que no futuro as relações interpessoais vão existir em uma realidade diferente da nossa?

Mas o que é Metaverso, afinal?

A ideia de metaverso não é tão nova, e podemos datá-la dos anos 1980, com a literatura cyberpunk e o livro “Snow Crash”. Nele se cogita acessar uma realidade paralela, dentro de uma experiência de imersão. Obviamente seu termo na época direcionava-se a algo fantasioso, ficcional.

Com a revolução tecnológica o tema voltou a ser pautado, principalmente com as primeiras experiências de imersão em realidades paralelas. O jogo Second Life pode ser um dos pioneiros sobre o tema metaverso.

Mas voltando a terminologia atual propriamente dita, podemos definir o Metaverso como uma rede de mundos virtuais, com foco em experiências de imersão e interação, e que busca cada vez mais uma integração entre os mundos real e virtual.

Foi com esta ideia que Mark Zuckerberg apresentou ao mundo a sua Meta, nova marca que promete construir uma rede de imersão que vai proporcionar que o usuário conviva dentro de uma realidade paralela como se ela fosse a real.

Pilares do Metaverso

Agora que você já sabe o que é Metaverso, é hora de conhecer seus os pilares. Os pilares do Metaverso são conceitos mais difundidos dentro da sociedade e que inclusive são utilizados por vários setores, como educação e turismo, por exemplo. Vamos falar deles individualmente.

  1. Realidade virtual

Primeiro pilar do metaverso é a realidade virtual.

A realidade virtual é uma tecnologia que proporciona ao usuário uma experiência que substitui a sua realidade real por outra gerada por um computador, um smartphone, ou um vídeo game. O objetivo da realidade virtual é fazer com que o seu cérebro pense que aquilo que você está vendo é real.

A realidade virtual hoje em dia é bastante difundida em alguns setores. É possível, por exemplo, realizar uma visita completa a museus históricos sem a necessidade de se deslocar presencialmente. 

É possível também ensinar disciplinas como história, biologia, matemática, dentre outras, utilizando a realidade virtual.

  1. Realidade aumentada

A realidade aumentada, por outro lado, é uma tecnologia, que diferente da RV, insere elementos virtuais dentro de um ambiente real, criando uma experiência próxima do real, mas com elementos virtuais. 

Podemos citar aqui o jogo de smartphone Pokémon GO, onde utilizamos os ambientes reais e existentes (ruas, praças, estádios de futebol, dentre muitos outros espaços reais) para capturar os bichinhos virtuais. 

Neste caso específico, temos elementos virtuais se sobrepondo ao espaço real, gerando novas informações e novas experiências do usuário. 

  1. Internet 3.0

Depois de passarmos por duas gerações de web, estamos prontos para a nova geração, que traz uma série de novos elementos.

  1. Descentralização

A nova internet tende a ser descentralizada, ou seja, há independência de bancos, de órgãos governamentais, de fronteiras demográficas ou tecnologias de empresas;

  1. Privacidade

Um dos pilares da nova internet é a privacidade, que tem sido um dos pontos fracos da web 2.0, focada em redes sociais. O princípio aqui é partir para uma relação que evite a exposição de dados pessoais, incômodo com rastreamento e fuga das publicidades direcionadas, proporcionando uma experiência mais saudável para o usuário; 

  1. Virtualização

Entendemos como virtualização o fortalecimento de mundos digitais e reprodução de experiências reais ou quase reais de modo virtual.

  • Realidade mista

A realidade mista, como o próprio nome sugere, traz uma interação real com objetos visuais, criando uma ponte entre a realidade aumentada e a realidade virtual, e que já se assemelha com esse novo universo proposto pelo Metaverso. 

Nesse caso a Inteligência artificial vai aprendendo como vídeos, fotos e outros elementos a ajudar qualquer pessoa a interagir com o mundo a sua volta.    

Quais impactos do Metaverso no mundo real?

Para entender esta questão, é importante começarmos por uma cronologia de uso de elementos do metaverso, que dá um grande passo a partir da pandemia da COVID 19.

Com a pandemia, as relações virtuais se intensificam, com o uso cada vez mais contínuo das redes sociais, que de alguma forma é um anúncio do metaverso e de toda esta nova possível realidade que tem como foco as interações sociais.

Isso significa que a sua forma de se comunicar com as pessoas e com o ambiente está mudando e a tendência é que num futuro próximo, dentro do mundo apresentado pelo Metaverso, essa interação se dê em ambientes completamente virtuais, mas com elementos reais.

Assim, o Metaverso tende a afetar todas as relações de comunicação humana.

Podemos imaginar reuniões de trabalho acontecendo dentro deste ambiente, aulas oferecidas por professores dentro deste ambiente.

Além disso, podemos imaginar outras formas do Metaverso impactar as nossas vidas:

  • Vai gerar um incentivo cada vez maior ao empreendedorismo e a criação de negócios próprios;

  • Vai proporcionar uma movimentação do mercado das moedas digitais, como criptomoedas;

  • Permitir uma maior interação com pessoas que estão fisicamente distantes, transformando as relações pessoais e sociais;

  • Vai ajudar a criar uma série de empregos do futuro, com foco no trabalho virtual;

  • Vai proporcionar cada vez mais novas formas de aprendizagem, como a gamificação e o seu uso aperfeiçoado, dentre outras possibilidades.

O mundo corporativo e o Metaverso

As empresas também estão se preparando para a chegada de uma realidade que não dependerá mais da presença física para acontecer. 

Para isso empresas já se atualizam com novos formatos de reuniões e de trabalho, com a cultura do home office ganhando muito espaço, e com a tendência de que cada vez mais empresas não utilizem espaços físicos para desenvolver seus trabalhos.

Um exemplo bem prático que podemos dar aconteceu em janeiro na cidade de Uberlândia, em Minas Gerais. Lá a prefeitura realizou a primeira reunião do executivo dentro do metaverso, usando o serviço online Horizon Workrooms, carro chefe da Meta, de Mark Zuckerberg, para ganhar espaço no crescente mercado do metaverso.

O Metaverso vai mudar muito a nossa sociedade?

A integração de diferentes tecnologias como a realidade virtual, aumentada e internet 3.0 promete uma nova revolução social para pessoas e instituições.

O embrião do metaverso já existe, com empresas se utilizando do ambiente virtual para otimizar tempo e dinheiro, e pessoas se beneficiando das realidade virtual e aumentada para, por exemplo, visitar locais históricos sem sair de casa, numa experiência de imersão.

Ou também visitar locais com o auxílio de realidade aumentada, como acontece em diversas cidades turísticas que se utilizam de RA para oferecer uma experiência mais completa para os turistas.  

O Metaverso e o Blockchain

Se o Blockchain permitiu que as criptomoedas existissem, oferecendo uma segurança para uma experiência de uso de moeda descentralizada, sem interferência de bancos ou de governos, o Metaverso tende a criar uma relação parecida com o acesso dos usuários aos ambientes virtuais sendo controlados por eles mesmos, sem a interferência de terceiros, gerando experiências mais seguira e privativas, e menos intrusivas.

Assim, a blockchain, o NFT e a criptomoedas são elementos essenciais para que o Metaverso seja colocado em prática o mais rápido possível.

O Metaverso e a gestão de pessoas

Podemos pensar em muitos benefícios, principalmente dentro da área de inclusão, que o Metaverso tende a entregar.

Um dos pilares desta nova perspectiva é o uso do mundo virtual como ambiente de trabalho nas empresas. Esse fato ajuda, por exemplo, pessoas com diversos tipos de deficiência física ou problemas de mobilidade, a trabalharem normalmente.

O ambiente virtual tende a ajudar a flexibilizar a relação dos colaboradores com  a empresa, criando um modelo mais saudável, com mais liberdade para as pessoas.

Conclusão

O Metaverso está muito mais próximo de se concretizar se pensarmos nas formas de interação que utilizávamos nas duas últimas décadas, mas ainda está engatinhando se tomarmos ao pé da letra o seu conceito e o seu funcionamento.

Há muitos obstáculos ainda para que o Metaverso seja uma realidade comum para todos no planeta. 

Porém, temos os pilares do Metaverso, como a realidade virtual, a realidade aumentada, e a internet 3.0 sendo cada vez mais utilizada e aperfeiçoada, criando um ambiente fértil para que possamos em um futuro mais próximo do que o imaginado vivenciar todos os elementos deste novo mundo.

E você, já conhecia o Metaverso?     

Navegue por outros conteúdos como este em nosso blog!

Newsletter

Assine e receba conteúdos no seu e-mail.

Por favor aguarde...

Thumb Thumb

Obrigado por assinar nossa newsletter. Em breve você receberá conteúdos exclusivos no seu e-mail.

Voltar

Post relacionados