+55 (44) 9 9846-8412

Tecnologia min

Chatbot na educação: Uma nova metodologia de ensino

É impossível que você ainda não tenha se deparado com um chatbot em sua vida. Seja no processo de compra numa loja virtual, no atendimento de seu plano de saúde ou para fazer uma reclamação no Procon, essas ferramentas que conversam automaticamente conosco estão ganhando cada vez mais espaço na sociedade. As instituições de ensino também estão incorporando esta tecnologia para aperfeiçoar suas metodologias e criar novas.

Neste artigo vamos conhecer tudo sobre o tema chatbot na educação.

Desde o seu conceito, passando pelas suas funções e objetivos, e chegando em suas vantagens para o atual sistema de ensino.

Vamos lá?

O que são chatbots?

Podemos definir um chatbot como um programa de computador que simula um ser humano em uma conversa automática, via smartphone, computador ou tablet.

De uma forma mais detalhada, podemos dizer que chatbots são softwares (programas) que usam uma grande quantidade de dados e que usam ferramentas como machine learning, para reconhecer entradas de textos ou falas humanas, processar os dados para assim desenvolver uma interação humana.

Essas interações servem normalmente para tirar dúvidas de clientes, finalizar vendas, ouvir reclamações, dentre outras inúmeras possibilidades.

Para ilustrar essa explicação, podemos dizer que quase todas as grandes empresas utilizam chatbots em seu setor de atendimento ao cliente. 

Então, sempre que você tentar entrar em contato via site ou WhatsApp com uma dessas milhares de empresas, muito provavelmente você estará conversando, ao menos num primeiro momento, com um chatbot.

Por mais que os chatbots estejam bastante relacionados com os setores de atendimento de empresas, o seu uso pode ser muito mais abrangente, e uma das suas grandes possibilidades se encontra no setor educacional.

Chatbot na educação

O uso de chatbots na educação contempla uma série de possibilidades, que vão desde a criação de um sistema de atendimento automatizado, que otimiza o tempo de estudantes, professores e gestores, até a construção de novas metodologias de ensino, que proporciona maiores possibilidades de participação dos alunos, que não ficam limitados ao espaço físico de uma sala de aula.

Numa perspectiva mais pedagógica e menos de gestão, podemos dizer que os chatbots auxiliam no processo de absorção de conhecimento, ao tirar dúvidas ou explicar assuntos e temas abordados.

Isso acontece porque existe um consenso que o aprendizado tende a ser facilitado à medida que usamos a conversa como ferramenta de ensino. 

E os chatbots nada mais são que companheiros de estudo que vão conversar contigo, sem limite de tempo, de horário e de local.

Assim, podemos incluir os chatbots dentro do sistema pedagógico de algumas formas:

Como tutores virtuais

São os chatbots que auxiliam o estudante na jornada de aprendizado. Essa é a forma mais comum de incluirmos o chatbot em um projeto pedagógico.

Isso acontece com a sugestão de imagens, vídeos, temas relacionados, fontes de leitura, onde o aluno vai consumindo estes conteúdos e gerando mais conhecimento.

Por meio de inteligência artificial, os chatbots vão interagindo com os estudantes e criando uma experiência de estudo otimizada e que busca contemplar as necessidades personalizadas de cada um.

Como curadores da jornada de aprendizado

Essa forma de usar chatbots tende a otimizar muito a jornada de aprendizado de cada estudante. 

Isso ocorre pelo fato da ferramenta, ao conversar com o usuário, traçar um perfil daquele aluno, com as suas preferências de conteúdos, de tempo de estudo, de horário de estudo, etc. 

Com todas estas informações o chatbot consegue personalizar as sugestões de conteúdos, criando uma experiência de aprendizado aperfeiçoada, com muito mais chances de sucesso.

Como assistente para tirar dúvidas

Esse chatbot pode ser uma espécie de assistente do professor e que tem como funcionalidade tirar dúvidas das aulas, dos assuntos dados e de temas que estão relacionados com a disciplina de cada professor.

Vantagens do uso de chatbots na educação

São inúmeras as vantagens do uso de chatbots dentro do setor educacional, seja no âmbito administrativo, seja no âmbito pedagógico:

Ferramentas à disposição 24 horas por dia, 7 dias na semana

É impossível uma instituição de ensino criar um sistema humano de atendimento e de auxílio pedagógico que funcione 24 horas por dia, todos os dias, não é verdade? Neste sentido, os chatbots surgiram proporcionando esta vantagem na sua aplicação.

Mesmo que um estudante decida estudar um assunto durante a madrugada e tenha alguma dúvida, essa dúvida poderá ser tirada através de uma conversa com o chatbot da instituição de ensino. 

O mesmo vale para um pai que deseja entender o sistema de matrícula da escola do filho em um horário alternativo. Ele vai encontrar no chatbot um assistente que vai lhe tirar as dúvidas básicas.

Aumenta o engajamento estudantil

Por conta da vantagem acima que o sistema de chatbot tende a aumentar o engajamento do aluno com o ensino e o aprendizado, criando uma relação mais estreita e participativa.

Esta situação é reflexo também de uma mudança de abordagem metodológica, que incentiva o aluno a ser mais autônomo com a sua jornada de aprendizado. 

O estudante aqui é o protagonista e a sua experiência de aprendizado está relacionada com as suas necessidades e escolhas.

Os chatbots permitem, por exemplo, que o aluno escolha seus horários de estudo, e decida quais temas deseja estudar primeiro, facilitando o aprendizado e aumentando a participação.

Tira dúvidas básicas de pais e alunos

Sim, a função inicial de um chatbot é a de complementar as ações humanas e não as substituir por completo. 

Assim, um chatbot vai conseguir sempre tirar as dúvidas básicas dos usuários, seja quando a questão for o assunto de uma disciplina, seja quando a questão for uma dúvida administrativa sobre o funcionamento daquela instituição.

Otimização do tempo

Essa é sem dúvida alguma uma das maiores vantagens que o uso de chatbots proporciona para todos os envolvidos, estudantes, professores, gestores e pais. 

O sistema, por funcionar de forma automatizada, consegue otimizar o tempo de todos, criando uma estrutura de ensino moderna, eficiente e sem instabilidade.

Ter um sistema de chatbots para auxiliar pais e estudantes vai proporcionar uma experiência muito mais produtiva e agradável, criando uma relação mais saudável entre instituição e clientes.

Redução de custos

Ter um sistema automatizado e inteligente para auxiliar remotamente professores, alunos e pais acaba gerando uma redução de custos a médio e longo prazo e fazendo o investimento valer a pena.

Essa redução de custos acontece pelo enxugamento da equipe humana, que será em grande parte substituída pelos robôs, e pela otimização do atendimento, que evitará desperdícios. 

Como implementar chatbots na gestão escolar?

Agora que sabemos o significado de chatbots e a sua importância para o setor educacional, vamos entender como podemos implementar esse sistema dentro de uma instituição de ensino.

É fundamental seguir estas etapas:

Definir as necessidades da instituição de ensino

O primeiro passo é também o mais importante, afinal, é preciso saber quais lacunas os chatbots irão preencher na estrutura de ensino, senão será um investimento aleatório e com grandes chances de fracasso.

É importante que a escola entenda quais são as principais demandas do dia a dia. 

Se ela, por exemplo, perceber que há muitas dúvidas e perguntas dos pais quanto a estrutura educacional da instituição, quanto ao calendário acadêmico, então é adequado se pensar em um chatbot que auxilie pais a tirarem estas dúvidas.

Escolher uma plataforma de chatbot

Segundo passo é escolher dentre os diferentes softwares que existem no mercado atualmente o que mais se adequa às suas necessidades pedagógicas, administrativas e financeiras. 

É importante escolher um sistema que se adeque à estrutura administrativa já existente, e que a complemente, inclusive.

Treinar o chatbot

O passo seguinte é um dos mais trabalhosos, e é focado no treinamento do chatbot para que ele tenha o seu uso otimizado e eficiente.

Neste momento o chatbot será treinado para entender as principais perguntas, palavras-chaves e interações desejadas com os clientes.

Testar o chatbot

Antes de colocar em funcionamento, é importante testar para garantir o seu uso correto. É necessário criar uma primeira impressão positiva, pois será imprescindível que os pais e clientes tenham confiança na ferramenta que a instituição de ensino está oferendo.

Conclusão

Neste artigo vimos como um dos grandes fenômenos da nossa era tecnológica tem sido utilizado no setor educacional.

Os chatbots vem proporcionando muitas possibilidades para uso em instituições de ensino, ajudando professores a otimizarem aulas e disciplinas, ajudando gestores na criação de um sistema de atendimento e auxílio eficiente e ajudando alunos na jornada pedagógica deles.

Todos ganham com a implementação de ferramentas como chatbot.

E você, qual a sua experiência com este tema? Já utilizou algum sistema de chatbot dentro de uma estrutura educacional? Nos conte!

Newsletter

Assine e receba conteúdos no seu e-mail.

Por favor aguarde...

Thumb Thumb

Obrigado por assinar nossa newsletter. Em breve você receberá conteúdos exclusivos no seu e-mail.

Voltar

Post relacionados