+55 (44) 9 9846-8412

Infoproduto 10 min

O que é Storytelling? Aprenda as principais técnicas e como aplicá-la

Apresentar de maneira eficiente um produto ou um serviço para o público alvo é umas das grandes preocupações que empreendedores e produtores de conteúdo possuem já há algum tempo. Um dos modelos mais usados, e que geram ótimos resultados, é o Storytelling, ou a arte de contar histórias. Seu potencial no mercado de marketing é tão grande que atualmente é considerado um dos principais meios de divulgação existentes.

Neste artigo vamos detalhar o que é Storytelling, sua importância e os seus benefícios. Além disso, iremos ensinar as principais técnicas e mostrar como aplicá-las no seu produto ou serviço.

O que é Storytelling?

O Storytelling é a arte de contar histórias. De contar histórias que - principalmente - provocam no público sentimentos de conexão com a marca. Esta é a principal função deste modelo de publicidade e que quando feito com eficiência acaba entregando de fato resultados maravilhosos.

Entender o significado de Storytelling é similar a entender o significado de um filme. A ideia é a mesma. Enquanto que um diretor de cinema cria um roteiro com personagens, mensagens e um desfecho impactante para afetar de modo positivo o espectador, o responsável pelo Storytelling de uma marca cria um conteúdo pensando nesta mesma proposta do filme.

Objetivo do Storytelling

O Storytelling tem como objetivo final conectar a marca ao público e fazê-lo se engajar pela proposta daquela ação, seja ela uma ação comercial propriamente dita, que busca vender um produto ou serviço, mas também pode ser uma ação que vise incentivar um comportamento, ou que vise promover um ato de solidariedade, dentre outras motivações.

Qual a importância do Storytelling?

O modelo de Storytelling cria uma conexão estreita com o público, tanto ao contar uma história, quanto ao passar uma mensagem. Esse tipo de conteúdo tem uma importância estratégica para uma marca, que entende que esta relação sentimental criada é das mais eficientes para que pessoas virem não somente seus clientes, mas também seus admiradores. 

É necessário para uma marca, entretanto, entender seu público alvo, e entender as necessidades, desejos e comportamentos deste público, para que assim a mensagem passada através do Storytelling seja entendida da maneira desejada, criando assim esta relação de conexão sentimental entre pessoa, mensagem e marca.

Além disso, o Storytelling possui outros pontos importantes que iremos detalhar a seguir.

Identificação entre marca e público

Uma marca que não se relaciona e nem se conecta com seu público certamente não irá alcançar o sucesso. Uma das funções do uso do Storytelling é a de criar esta relação mais que necessária entre marca e pessoa. 

Essa identificação construída entre marca e pessoa é um dos requisitos primordiais do sucesso, seja de um produto, seja de uma série de produtos, seja de um serviço. 

Não há nada mais importante para uma empresa que criar uma conexão poderosa de identidade com pessoas, que passarão a enxergar aquela marca de um modo mais pessoal e sentimental, gerando não somente vendas, mas engajamento.

Gerar mais engajamento

O uso de Storytelling como modelo de divulgação de marca acaba gerando sempre um maior engajamento do público, sobretudo se as ações forem feitas de forma eficiente. 

O ser humano é movido por emoções e se ele conseguir de alguma forma se emocionar e se conectar com a mensagem passada por uma marca por meio de um Storytelling ele certamente vai entrar para o grupo de fãs, consumidores e admiradores daquela mensagem. 

Nada melhor para o engajamento do que a construção de um relacionamento com base em emoção, identificação e admiração.

As principais técnicas para criar um Storytelling  

Agora você aprendeu o que é Storytelling e já entendeu a importância que ele possui para uma marca se conectar com o público, vamos apresentar algumas técnicas que irão viabilizar a aplicação dessa estratégia em seu negócio.

Transmita a mensagem certa para as pessoas certas

É preciso entender que nem todas as mensagens geram um sentimento de conexão no público, principalmente se o mesmo não for escolhido a dedo. 

É fundamental que você entenda as necessidades, os desejos e os comportamentos de seu público, para que assim consiga gerar conteúdos com mais chances de conexão e engajamento com eles. 

Portanto, estude muito o comportamento de seus leitores ou pessoas que você quer ter como alvo de seus conteúdos. Feito isso, busque a mensagem correta para gerar um impacto deste grupo. 

Criar uma mensagem que gere indiferença é tudo que uma marca não quer ao produzir um conteúdo em Storytelling.

A história precisa ter um roteiro muito bem definido

Contar uma história não é tarefa das mais fáceis no mundo da produção de conteúdos e do marketing. É preciso entender sua audiência, seu comportamento, saber claramente a mensagem que irá passar, e depois transformar estas duas premissas em uma história com ideias, ritmo, roteiro e personagens. 

É preciso estar atento a todos os elementos que fazem um filme ser sucesso e emocionar, ou ao menos gerar impacto na audiência. Por isso, é preciso pensar no suspense, no clímax, na tensão, no desfecho, e no ritmo, que pode ser mais lento, ou mais acelerado, vai depender da estratégia da equipe de produção do conteúdo.

Criar uma identificação com a sua audiência

Grandes marcas gastam todos os anos fortunas para que suas equipes de produção de conteúdo pesquisem a fundo o comportamento de sua audiência para que as ações de marketing criadas por eles consigam construir uma relação forte de identificação com aquela audiência. 

Essa identificação será a galinha dos ovos de ouro da marca, que sempre terá um grupo de pessoas fiéis, que não somente irão consumir seus produtos, mas, sobretudo, gerar engajamento, tudo que uma empresa deseja. 

No seu Storytelling busque elementos que gerem identificação com o público. E uma das formas mais seguras de gerar este sentimento é através da emoção. Figue-os utilizando a emoção nas suas peças, mas é preciso entender que esta emoção gerada precisa ser genuína, baseada em elementos que a marca acredita. 

Criar um conteúdo que prega a educação como fonte de riqueza de um país, e depois colocar algum símbolo que gere a identificação da marca com a mensagem é um belo exemplo de usar essa ideia para o bem.

Traga a sua história pessoal para o centro do Storytelling

Muitas marcas que buscam se humanizar perante a audiência o fazem utilizando as histórias pessoais de seus criadores. Se você tem uma história que envolve a jornada do herói, ou seja, que tenha dificuldades, superação, conflitos, redenção e final feliz, então busque contá-la para a sua audiência de uma forma que gere impacto, emoção e identificação. 

Muitos de seus clientes com certeza teriam interesse em entender o que se esconde por trás daquela marca, daquela empresa ou daquele produto. Apresentar seu personagem de uma forma eficiente, verdadeira, mas usando os elementos de um Storytelling tem tudo para gerar emoção e engajamento, além, é claro, de gerar vendas e receitas.

Transmita sentimentos positivos e otimistas

Em um mundo recheado de notícias tristes e negativas, os conteúdos gerados pela sua marca podem se apresentar como uma válvula de escape para as pessoas. Por isso, foque na positividade para gerar conteúdos no formato de Storytelling. 

Crie histórias de superação, de redenção, de sucesso, de felicidade, de amor, de empatia, de solidariedade ou de colaboração mútua. Resumindo, gere conteúdos que farão a sua audiência ter esperança em um mundo melhor, mais igual, fraternal e empático. 

É mais que evidente que conteúdos positivos geram um sentimento mais agradável no público, e este sentimento tende a gerar uma identificação maior com a marca, criando também uma relação de consumo quase que automática. 

Como aplicar o Storytelling em suas ações de marketing  

Agora focaremos em dicas para aplicar na prática o Storytelling.

  • Defina bem o que quer comunicar - Seja claro na sua mensagem e gere conteúdos para públicos que você já conheça.

  • Entenda a visão de mundo de sua audiência – Não adianta você oferecer uma mensagem de Cristo para pessoas céticas. Sua mensagem não irá gerar identificação. 

  • Crie a sua Buyer Persona – Buyer persona é a representação ideia do seu cliente. É uma pessoa fictícia, mas com características reais que devem ser entendidas para gerar conteúdos pensados para ela.

  • Do ponto A ao ponto B – O que isso significa? Bem, leve a sua audiência de um lugar para outro. É imprescindível que sua ação de Storytelling tenha um ponto de partida e um ponto de chegada.

  • Seja criativo – Um Storytelling precisa necessariamente ser um conteúdo criativo. De nada adianta criar um conteúdo nesses moldes de forma burocrática ou robótica. É preciso criar, ser criativo, e colocar a criatividade para protagonizar a sua peça.

  • Não seja tão direto – Uma das características do Storytelling é apresentar a marca ou a mensagem que a marca deseja passar de forma indireta, paulatina ou bem pouco invasiva. Perceba que as pessoas tendem a rejeitar mensagens mais diretas ou invasivas.

Conclusão

Podemos ver neste artigo o quão estratégico é uma ação de marketing baseada no Storytelling. Contar histórias sempre gerou impacto nas pessoas, e não teria porque marcas não se apropriarem desta ideia para construir uma relação de fidelidade e engajamento com a sua audiência.

Por isso se torna fundamental você não somente entender, como principalmente colocar em prática ações de marketing com base neste formato que tende a gerar resultados maravilhosos para o seu negócio.

Use a criatividade e coloque na prática as suas ideias. 

Navegue em nosso blog e veja outros conteúdos como este. Até a próxima batalha.

Newsletter

Assine e receba conteúdos no seu e-mail.

Por favor aguarde...

Thumb Thumb

Obrigado por assinar nossa newsletter. Em breve você receberá conteúdos exclusivos no seu e-mail.

Voltar

Post relacionados