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A criação de conteúdos estratégicos se transformou em uma poderosa arma de convencimento utilizada em diversos setores, como educação ou marketing digital. Saber escrever é um diferencial que conta muito, e cada vez mais o mercado busca profissionais que saibam desenvolver a chamada escrita persuasiva para a produção de seus textos publicitários.
Mas afinal, o que seria essa escrita persuasiva que tanto as empresas desejam?
Neste artigo vamos te apresentar tudo que existe de importante sobre este conceito que é essencial para que a etapa de vendas de seu negócio seja um sucesso.
Se o seu interesse é entender como funciona o processo de escrita persuasiva, e como um conteúdo estratégico pode te ajudar a vender um produto, serviço, solução ou ideia, não saia daqui que o conteúdo está muito bom.
Você já ouviu falar de copywriting?
Copywriting é um modelo de conteúdo textual que tem como objetivo convencer o leitor a realizar determinada ação, que pode ser a matrícula em um curso, ou a compra de um produto, ou serviço, dentre muitos outros exemplos.
Essa estratégia não é tão nova assim e é praticada normalmente pela equipe de marketing de uma empresa, que utiliza seus meios de comunicação para entregar à sua base de leitores esses textos mais estratégicos e direcionados.
Você com certeza já recebeu diversos conteúdos, alguns fáceis de perceber que se tratava de marketing, outros mais engenhosos, que conseguia te seduzir sem que você percebesse que o objetivo ali era te vender algo.
Todos estes textos possuem algo em comum: a escrita persuasiva.
A escrita persuasiva existe para, através de palavras, técnicas de linguagem e condução textual direcionada, te convencer, te influenciar ou te engajar em determinada ação.
Esse modelo de escrita precisa gerar resultados, e para isso, além de utilizar todas essas técnicas textuais, ela se apodera de elementos de marketing e psicologia, como os famosos gatilhos mentais.
A escrita que tem como objetivo gerar conversões, gerar vendas ou ações pré-determinadas, tende a usar técnicas psicossociais chamadas de gatilhos mentais.
Vamos entender usando os tipos de gatilhos nos exemplos:
Essa técnica visa provocar alguma ação imediata do leitor. Quando você coloca em seu texto que nas próximas duas horas aquele produto estará com um desconto inimaginável, você está engajando o leitor a deixar tudo de lado e ir adquirir aquele produto.
Imagina que você, para vender uma marca de pasta de dente, insere no texto depoimentos de dentistas aprovando aquele produto. A mensagem que você está passando para o leitor é a de que as principais autoridades do assunto estão sugerindo comprar aquela marca. A tendência é o leitor se inclinar para a compra.
Ao criar um conteúdo estratégico promovendo um produto, o foco acaba sendo na quantidade de pessoas que já compraram e gostaram. A escrita vai sugerir que aquele produto é o mais querido e aprovado por todos, e as pessoas tendem a utilizar seus semelhantes como referência para fechar uma compra.
Percebeu como os gatilhos mentais são grandes aliadas da escrita persuasiva e do copywriting?
Se o seu interesse é se transformar em um profissional do marketing digital, com foco em escrita persuasiva, é essencial que você saiba quais são os elementos que a compõem.
São estes:
Você precisa despertar a atenção do leitor ao apresentar uma marca ou produto. É necessário que você o faça ter curiosidade sobre o texto e se possível criar uma identificação dele com a história que está sendo contada.
O próximo passo é consolidar esse interesse inicial no leitor, apresentado as soluções que você criou para determinadas demandas e mostrando os diferenciais que aquele produto ou serviço possui se comparado com outros.
Você captou a atenção do leitor e o fez ter interesse por aquela narrativa que apresentou o produto, serviço ou solução criativa. Agora o objetivo é transformar o interesse em desejo, algo muito mais passional que tem um poder muito maior em nosso organismo. Quando o leitor sente desejo em ter aquele produto, as chances de finalizar a compra são muito grandes.
Ação é aquele empurrão final que faz com que o leitor deixe de seu lugar passivo e haja para adquirir de fato o produto.
Nessa fase vale de tudo, um desconto, um gatilho mental bem elaborado, um brinde, um programa de entrega programada.