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Escrita Persuasiva: Manual para Criar Textos Mais Atraentes

A criação de conteúdos estratégicos se transformou em uma poderosa arma de convencimento utilizada em diversos setores, como educação ou marketing digital. Saber escrever é um diferencial que conta muito, e cada vez mais o mercado busca profissionais que saibam desenvolver a chamada escrita persuasiva para a produção de seus textos publicitários.

Mas afinal, o que seria essa escrita persuasiva que tanto as empresas desejam?

Neste artigo vamos te apresentar tudo que existe de importante sobre este conceito que é essencial para que a etapa de vendas de seu negócio seja um sucesso. 

Se o seu interesse é entender como funciona o processo de escrita persuasiva, e como um conteúdo estratégico pode te ajudar a vender um produto, serviço, solução ou ideia, não saia daqui que o conteúdo está muito bom.

O que é a escrita persuasiva?

Você já ouviu falar de copywriting? 

Copywriting é um modelo de conteúdo textual que tem como objetivo convencer o leitor a realizar determinada ação, que pode ser a matrícula em um curso, ou a compra de um produto, ou serviço, dentre muitos outros exemplos.

Essa estratégia não é tão nova assim e é praticada normalmente pela equipe de marketing de uma empresa, que utiliza seus meios de comunicação para entregar à sua base de leitores esses textos mais estratégicos e direcionados.

Você com certeza já recebeu diversos conteúdos, alguns fáceis de perceber que se tratava de marketing, outros mais engenhosos, que conseguia te seduzir sem que você percebesse que o objetivo ali era te vender algo.

Todos estes textos possuem algo em comum: a escrita persuasiva.

A escrita persuasiva existe para, através de palavras, técnicas de linguagem e condução textual direcionada, te convencer, te influenciar ou te engajar em determinada ação. 

Esse modelo de escrita precisa gerar resultados, e para isso, além de utilizar todas essas técnicas textuais, ela se apodera de elementos de marketing e psicologia, como os famosos gatilhos mentais.

Quais gatilhos mentais uma escrita persuasiva pode utilizar?

A escrita que tem como objetivo gerar conversões, gerar vendas ou ações pré-determinadas, tende a usar técnicas psicossociais chamadas de gatilhos mentais

Vamos entender usando os tipos de gatilhos nos exemplos:

Gatilho mental de urgência

Essa técnica visa provocar alguma ação imediata do leitor. Quando você coloca em seu texto que nas próximas duas horas aquele produto estará com um desconto inimaginável, você está engajando o leitor a deixar tudo de lado e ir adquirir aquele produto.

Gatilho mental de autoridade

Imagina que você, para vender uma marca de pasta de dente, insere no texto depoimentos de dentistas aprovando aquele produto. A mensagem que você está passando para o leitor é a de que as principais autoridades do assunto estão sugerindo comprar aquela marca. A tendência é o leitor se inclinar para a compra.

Gatilho mental da prova social

Ao criar um conteúdo estratégico promovendo um produto, o foco acaba sendo na quantidade de pessoas que já compraram e gostaram. A escrita vai sugerir que aquele produto é o mais querido e aprovado por todos, e as pessoas tendem a utilizar seus semelhantes como referência para fechar uma compra.

Percebeu como os gatilhos mentais são grandes aliadas da escrita persuasiva e do copywriting?

Os principais elementos da escrita persuasiva

Se o seu interesse é se transformar em um profissional do marketing digital, com foco em escrita persuasiva, é essencial que você saiba quais são os elementos que a compõem.

São estes:

Atenção

Você precisa despertar a atenção do leitor ao apresentar uma marca ou produto. É necessário que você o faça ter curiosidade sobre o texto e se possível criar uma identificação dele com a história que está sendo contada.

Interesse

O próximo passo é consolidar esse interesse inicial no leitor, apresentado as soluções que você criou para determinadas demandas e mostrando os diferenciais que aquele produto ou serviço possui se comparado com outros.

Desejo

Você captou a atenção do leitor e o fez ter interesse por aquela narrativa que apresentou o produto, serviço ou solução criativa. Agora o objetivo é transformar o interesse em desejo, algo muito mais passional que tem um poder muito maior em nosso organismo. Quando o leitor sente desejo em ter aquele produto, as chances de finalizar a compra são muito grandes.

Ação

Ação é aquele empurrão final que faz com que o leitor deixe de seu lugar passivo e haja para adquirir de fato o produto.

Nessa fase vale de tudo, um desconto, um gatilho mental bem elaborado, um brinde, um programa de entrega programada.

As melhores técnicas de escrita persuasiva para você usar

Essa é a hora de colocar a mão na massa e de fato praticar a escrita persuasiva em seus textos. Mas antes de começar a digitar, que tal conhecer algumas das principais técnicas para dominar este tipo de escrita?

Usando a empatia

Um dos elementos mais poderosos que podemos utilizar, tanto na vida, quanto em um texto estratégico, é a empatia. 

Ao escrever, busque se colocar no lugar do leitor, tente imaginar os problemas que cada um deles pode estar vivenciando e quais seriam as soluções desejadas por eles para resolvê-los.

A partir desse entendimento crie seu texto, e certamente ele terá muito mais chances de fisgá-lo pela identificação.

Apresente os motivos certos para o leitor virar cliente

No processo de construção de conteúdo é preciso que você saiba exatamente o que está oferecendo e quais são, de verdade, os motivos que levariam alguém a consumir aquela solução criada por ti ou pela empresa. 

Por que razão o leitor deve confiar em suas palavras e deve adquirir aquele produto ou serviço oferecido? Dê muitos motivos, ou ao menos dê os motivos corretos.

Use a autoridade como elemento chave do seu texto

O gatilho mental de autoridade é um elemento que se bem utilizado consegue criar uma relação de confiança com o leitor e também, por consequência, promover um conteúdo ainda mais rico e útil. 

Se o seu conteúdo é sobre um novo curso de idiomas oferecido pela escola, procure professores e construa sua narrativa a partir dos depoimentos deles, do quanto aquele curso e aquele conhecimento pode melhorar a vida de um profissional.

Crie uma narrativa rica, mostrando a autoridade por trás do produto, e apresentando também exemplos de como se dá o aprendizado de uma nova língua. Essa junção fará o leitor se aproximar muito da fase final da estratégia, que é a venda.

Utilize números e pesquisas

Para que um conteúdo seja absorvido da maneira certa pelo leitor é preciso que ele confie no está sendo dito. E nesse sentido é necessário fugir ao máximo de achismos sem fundamento teórico. 

Por isso, ao criar seu conteúdo estratégico, busque números, pesquisas, textos acadêmicos e outras formas de complementação, para criar no leitor esse sentimento de confiança na narrativa construída.

Essa técnica visa dar maior credibilidade para o conteúdo e quando feita com eficiência os resultados gerados são ótimos.

Utilize a técnica da repetição sem ser repetitivo

É muito provável que você já tenha lido um texto que volta e meia bate na mesma tecla, mas sempre com frases e sentenças diferentes, para não criar no leitor a ideia de que o texto é preguiçoso e comercial.

Sim, esta é uma técnica muito usada e que gera bons resultados quando bem feita. 

Busque em seu conteúdo reafirmar a todo momento a ideia principal, ou seja, as qualidades do produto ou serviço que você está apresentando.

Porém, essa repetição deve ser criada a partir de contextos diferentes, frases distintas e palavras diversas, para não cansar o leitor e fazê-lo se distanciar do objetivo final que é a compra.

Conte histórias

Essa é a dica de ouro que fará com que você domine completamente a arte de escrever textos persuasivos e eficientes. Conte histórias, crie narrativas e ganhe o seu leitor pela sua capacidade de gerar sentimentos nele.

Ao criar um conteúdo, o foco pode ser superação, vencer os medos, resolver problemas que afligem o nosso dia, dar chance para o amor, para a saúde, para a vida, para o lazer. Perceba que cada produto ou serviço que você pode vender tende a se encaixar em algumas destas construções narrativas.

Utilize do texto apaixonado, do texto com sentimento, e apresente uma narrativa, que tal como um filme, apresenta o personagem aos poucos, e vai criando um clímax até que você mostra o desfecho, que precisa ser com final feliz. 

Desperte no seu leitor o que você gostaria de ser despertado ao ler um texto.

Conclusão

Vimos aqui como a escrita persuasiva é uma poderosa arma de convencimento, que vende muito mais que produtos, vende acima de tudo soluções e sentimentos.

Se você quer entrar neste universo do copywriting, saiba que dominar a arte de escrever bem é fundamental, e quando falamos escrever bem, nem estamos focando na parte técnica e gramatical, que é básico e pré-requisito. 

Estamos falando de escrever com fundamento teórico amplo, que demanda uma bagagem considerável de conhecimento em áreas como psicologia e marketing.

Agora me diz: como você se relaciona com a escrita persuasiva?

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