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A criação de conteúdos estratégicos se transformou em uma poderosa arma de convencimento utilizada em diversos setores, como educação ou marketing digital. Saber escrever é um diferencial que conta muito, e cada vez mais o mercado busca profissionais que saibam desenvolver a chamada escrita persuasiva para a produção de seus textos publicitários.
Mas afinal, o que seria essa escrita persuasiva que tanto as empresas desejam?
Neste artigo vamos te apresentar tudo que existe de importante sobre este conceito que é essencial para que a etapa de vendas de seu negócio seja um sucesso.
Se o seu interesse é entender como funciona o processo de escrita persuasiva, e como um conteúdo estratégico pode te ajudar a vender um produto, serviço, solução ou ideia, não saia daqui que o conteúdo está muito bom.
Você já ouviu falar de copywriting?
Copywriting é um modelo de conteúdo textual que tem como objetivo convencer o leitor a realizar determinada ação, que pode ser a matrícula em um curso, ou a compra de um produto, ou serviço, dentre muitos outros exemplos.
Essa estratégia não é tão nova assim e é praticada normalmente pela equipe de marketing de uma empresa, que utiliza seus meios de comunicação para entregar à sua base de leitores esses textos mais estratégicos e direcionados.
Você com certeza já recebeu diversos conteúdos, alguns fáceis de perceber que se tratava de marketing, outros mais engenhosos, que conseguia te seduzir sem que você percebesse que o objetivo ali era te vender algo.
Todos estes textos possuem algo em comum: a escrita persuasiva.
A escrita persuasiva existe para, através de palavras, técnicas de linguagem e condução textual direcionada, te convencer, te influenciar ou te engajar em determinada ação.
Esse modelo de escrita precisa gerar resultados, e para isso, além de utilizar todas essas técnicas textuais, ela se apodera de elementos de marketing e psicologia, como os famosos gatilhos mentais.
A escrita que tem como objetivo gerar conversões, gerar vendas ou ações pré-determinadas, tende a usar técnicas psicossociais chamadas de gatilhos mentais.
Vamos entender usando os tipos de gatilhos nos exemplos:
Essa técnica visa provocar alguma ação imediata do leitor. Quando você coloca em seu texto que nas próximas duas horas aquele produto estará com um desconto inimaginável, você está engajando o leitor a deixar tudo de lado e ir adquirir aquele produto.
Imagina que você, para vender uma marca de pasta de dente, insere no texto depoimentos de dentistas aprovando aquele produto. A mensagem que você está passando para o leitor é a de que as principais autoridades do assunto estão sugerindo comprar aquela marca. A tendência é o leitor se inclinar para a compra.
Ao criar um conteúdo estratégico promovendo um produto, o foco acaba sendo na quantidade de pessoas que já compraram e gostaram. A escrita vai sugerir que aquele produto é o mais querido e aprovado por todos, e as pessoas tendem a utilizar seus semelhantes como referência para fechar uma compra.
Percebeu como os gatilhos mentais são grandes aliadas da escrita persuasiva e do copywriting?
Se o seu interesse é se transformar em um profissional do marketing digital, com foco em escrita persuasiva, é essencial que você saiba quais são os elementos que a compõem.
São estes:
Você precisa despertar a atenção do leitor ao apresentar uma marca ou produto. É necessário que você o faça ter curiosidade sobre o texto e se possível criar uma identificação dele com a história que está sendo contada.
O próximo passo é consolidar esse interesse inicial no leitor, apresentado as soluções que você criou para determinadas demandas e mostrando os diferenciais que aquele produto ou serviço possui se comparado com outros.
Você captou a atenção do leitor e o fez ter interesse por aquela narrativa que apresentou o produto, serviço ou solução criativa. Agora o objetivo é transformar o interesse em desejo, algo muito mais passional que tem um poder muito maior em nosso organismo. Quando o leitor sente desejo em ter aquele produto, as chances de finalizar a compra são muito grandes.
Ação é aquele empurrão final que faz com que o leitor deixe de seu lugar passivo e haja para adquirir de fato o produto.
Nessa fase vale de tudo, um desconto, um gatilho mental bem elaborado, um brinde, um programa de entrega programada.
Essa é a hora de colocar a mão na massa e de fato praticar a escrita persuasiva em seus textos. Mas antes de começar a digitar, que tal conhecer algumas das principais técnicas para dominar este tipo de escrita?
Um dos elementos mais poderosos que podemos utilizar, tanto na vida, quanto em um texto estratégico, é a empatia.
Ao escrever, busque se colocar no lugar do leitor, tente imaginar os problemas que cada um deles pode estar vivenciando e quais seriam as soluções desejadas por eles para resolvê-los.
A partir desse entendimento crie seu texto, e certamente ele terá muito mais chances de fisgá-lo pela identificação.
No processo de construção de conteúdo é preciso que você saiba exatamente o que está oferecendo e quais são, de verdade, os motivos que levariam alguém a consumir aquela solução criada por ti ou pela empresa.
Por que razão o leitor deve confiar em suas palavras e deve adquirir aquele produto ou serviço oferecido? Dê muitos motivos, ou ao menos dê os motivos corretos.
O gatilho mental de autoridade é um elemento que se bem utilizado consegue criar uma relação de confiança com o leitor e também, por consequência, promover um conteúdo ainda mais rico e útil.
Se o seu conteúdo é sobre um novo curso de idiomas oferecido pela escola, procure professores e construa sua narrativa a partir dos depoimentos deles, do quanto aquele curso e aquele conhecimento pode melhorar a vida de um profissional.
Crie uma narrativa rica, mostrando a autoridade por trás do produto, e apresentando também exemplos de como se dá o aprendizado de uma nova língua. Essa junção fará o leitor se aproximar muito da fase final da estratégia, que é a venda.
Para que um conteúdo seja absorvido da maneira certa pelo leitor é preciso que ele confie no está sendo dito. E nesse sentido é necessário fugir ao máximo de achismos sem fundamento teórico.
Por isso, ao criar seu conteúdo estratégico, busque números, pesquisas, textos acadêmicos e outras formas de complementação, para criar no leitor esse sentimento de confiança na narrativa construída.
Essa técnica visa dar maior credibilidade para o conteúdo e quando feita com eficiência os resultados gerados são ótimos.
É muito provável que você já tenha lido um texto que volta e meia bate na mesma tecla, mas sempre com frases e sentenças diferentes, para não criar no leitor a ideia de que o texto é preguiçoso e comercial.
Sim, esta é uma técnica muito usada e que gera bons resultados quando bem feita.
Busque em seu conteúdo reafirmar a todo momento a ideia principal, ou seja, as qualidades do produto ou serviço que você está apresentando.
Porém, essa repetição deve ser criada a partir de contextos diferentes, frases distintas e palavras diversas, para não cansar o leitor e fazê-lo se distanciar do objetivo final que é a compra.
Essa é a dica de ouro que fará com que você domine completamente a arte de escrever textos persuasivos e eficientes. Conte histórias, crie narrativas e ganhe o seu leitor pela sua capacidade de gerar sentimentos nele.
Ao criar um conteúdo, o foco pode ser superação, vencer os medos, resolver problemas que afligem o nosso dia, dar chance para o amor, para a saúde, para a vida, para o lazer. Perceba que cada produto ou serviço que você pode vender tende a se encaixar em algumas destas construções narrativas.
Utilize do texto apaixonado, do texto com sentimento, e apresente uma narrativa, que tal como um filme, apresenta o personagem aos poucos, e vai criando um clímax até que você mostra o desfecho, que precisa ser com final feliz.
Desperte no seu leitor o que você gostaria de ser despertado ao ler um texto.
Vimos aqui como a escrita persuasiva é uma poderosa arma de convencimento, que vende muito mais que produtos, vende acima de tudo soluções e sentimentos.
Se você quer entrar neste universo do copywriting, saiba que dominar a arte de escrever bem é fundamental, e quando falamos escrever bem, nem estamos focando na parte técnica e gramatical, que é básico e pré-requisito.
Estamos falando de escrever com fundamento teórico amplo, que demanda uma bagagem considerável de conhecimento em áreas como psicologia e marketing.
Agora me diz: como você se relaciona com a escrita persuasiva?