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Escrita Persuasiva: Manual para Criar Textos Mais Atraentes

A criação de conteúdos estratégicos se transformou em uma poderosa arma de convencimento utilizada em diversos setores, como educação ou marketing digital. Saber escrever é um diferencial que conta muito, e cada vez mais o mercado busca profissionais que saibam desenvolver a chamada escrita persuasiva para a produção de seus textos publicitários.

Mas afinal, o que seria essa escrita persuasiva que tanto as empresas desejam?

Neste artigo vamos te apresentar tudo que existe de importante sobre este conceito que é essencial para que a etapa de vendas de seu negócio seja um sucesso. 

Se o seu interesse é entender como funciona o processo de escrita persuasiva, e como um conteúdo estratégico pode te ajudar a vender um produto, serviço, solução ou ideia, não saia daqui que o conteúdo está muito bom.

O que é a escrita persuasiva?

Você já ouviu falar de copywriting? 

Copywriting é um modelo de conteúdo textual que tem como objetivo convencer o leitor a realizar determinada ação, que pode ser a matrícula em um curso, ou a compra de um produto, ou serviço, dentre muitos outros exemplos.

Essa estratégia não é tão nova assim e é praticada normalmente pela equipe de marketing de uma empresa, que utiliza seus meios de comunicação para entregar à sua base de leitores esses textos mais estratégicos e direcionados.

Você com certeza já recebeu diversos conteúdos, alguns fáceis de perceber que se tratava de marketing, outros mais engenhosos, que conseguia te seduzir sem que você percebesse que o objetivo ali era te vender algo.

Todos estes textos possuem algo em comum: a escrita persuasiva.

A escrita persuasiva existe para, através de palavras, técnicas de linguagem e condução textual direcionada, te convencer, te influenciar ou te engajar em determinada ação. 

Esse modelo de escrita precisa gerar resultados, e para isso, além de utilizar todas essas técnicas textuais, ela se apodera de elementos de marketing e psicologia, como os famosos gatilhos mentais.

Quais gatilhos mentais uma escrita persuasiva pode utilizar?

A escrita que tem como objetivo gerar conversões, gerar vendas ou ações pré-determinadas, tende a usar técnicas psicossociais chamadas de gatilhos mentais

Vamos entender usando os tipos de gatilhos nos exemplos:

Gatilho mental de urgência

Essa técnica visa provocar alguma ação imediata do leitor. Quando você coloca em seu texto que nas próximas duas horas aquele produto estará com um desconto inimaginável, você está engajando o leitor a deixar tudo de lado e ir adquirir aquele produto.

Gatilho mental de autoridade

Imagina que você, para vender uma marca de pasta de dente, insere no texto depoimentos de dentistas aprovando aquele produto. A mensagem que você está passando para o leitor é a de que as principais autoridades do assunto estão sugerindo comprar aquela marca. A tendência é o leitor se inclinar para a compra.

Gatilho mental da prova social

Ao criar um conteúdo estratégico promovendo um produto, o foco acaba sendo na quantidade de pessoas que já compraram e gostaram. A escrita vai sugerir que aquele produto é o mais querido e aprovado por todos, e as pessoas tendem a utilizar seus semelhantes como referência para fechar uma compra.

Percebeu como os gatilhos mentais são grandes aliadas da escrita persuasiva e do copywriting?

Os principais elementos da escrita persuasiva

Se o seu interesse é se transformar em um profissional do marketing digital, com foco em escrita persuasiva, é essencial que você saiba quais são os elementos que a compõem.

São estes:

Atenção

Você precisa despertar a atenção do leitor ao apresentar uma marca ou produto. É necessário que você o faça ter curiosidade sobre o texto e se possível criar uma identificação dele com a história que está sendo contada.

Interesse

O próximo passo é consolidar esse interesse inicial no leitor, apresentado as soluções que você criou para determinadas demandas e mostrando os diferenciais que aquele produto ou serviço possui se comparado com outros.

Desejo

Você captou a atenção do leitor e o fez ter interesse por aquela narrativa que apresentou o produto, serviço ou solução criativa. Agora o objetivo é transformar o interesse em desejo, algo muito mais passional que tem um poder muito maior em nosso organismo. Quando o leitor sente desejo em ter aquele produto, as chances de finalizar a compra são muito grandes.

Ação

Ação é aquele empurrão final que faz com que o leitor deixe de seu lugar passivo e haja para adquirir de fato o produto.

Nessa fase vale de tudo, um desconto, um gatilho mental bem elaborado, um brinde, um programa de entrega programada.

As melhores técnicas de escrita persuasiva para você usar