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Você tem uma habilidade estratégica específica ou um conhecimento sobre algo que poderia gerar receitas financeiras, mas não sabe como utilizar isso em seu benefício? Uma das possíveis soluções para o seu problema é a criação de um produto digital, formato que vem ganhando espaço na era da internet e já responde por uma boa fatia no mercado de cursos.
Neste artigo apresentaremos um passo a passo completo de como criar um produto digital do zero, desde a concepção até a fase final, de divulgação e estratégia de vendas.
Vamos entender também o porquê do infoproduto ser uma escolha certeira para você que quer de maneira independente gerar receitas e criar projetos que possam melhorar a vida das pessoas.
Antes de saber como criar um produto digital, você precisa entender o conceito por trás desse que pode se tornar um negócio altamente rentável e escalável.
Produto digital ou infoproduto, é aquele produto que se utiliza dos meios digitais e da internet para ser comercializado e consumido. Você adquire um produto através da internet, seja de um site ou das redes sociais, e aí recebe a chave, ou senha, para fazer o download ou para consumir em alguma plataforma própria.
Resumindo: não é preciso ter um espaço físico para comercializar um produto digital, bem como não é preciso ter investimentos estruturais para criar um. A criação de um infoproduto vai depender muito de uma boa ideia, e dê um passo a passo estratégico, que envolve mais conhecimento e estudo que dinheiro.
Outra informação importante que você precisa saber antes de partir para o passo a passo de como criar um produto digital, são os formatos de infoprodutos, para que você já planeje o modelo mais adequado ao seu perfil pessoal e profissional.
Os modelos mais populares de infoprodutos são:
E-book;
Audiobook;
Podcast;
Workshop;
Cursos online;
Webinars;
Palestras;
Treinamentos;
Se você ainda não foi seduzido pela ideia de criar um produto digital e comercializar, então precisa ver a lista de vantagens que um infoproduto apresenta.
Criar um infoproduto, comercializar e gerar receitas para você, nunca foi tão fácil e prático. Óbvio que para isso é necessário que você entenda um pouco deste mercado, ou contrate uma empresa que poderá te auxiliar em tudo, e que possua alguma habilidade ou algum conhecimento que possa te dar este retorno financeiro.
Tendo uma boa ideia e um pouco de estudo sobre marketing digital, então você está apto a criar, desenvolver e comercializar um infoproduto que poderá lhe render receitas e te ajudar no crescimento profissional.
O que esta palavra significa, afinal?
Significa que você não precisa ter estoque, porque dá para vender em escalas infinitas, ou seja, você sempre terá o produto para comercializar. Trabalhar com um produto que você poderá vender sempre, sem precisar de espaço físico para alojar ou de investimento para aumentar estoque, é algo maravilhoso, não é verdade? Pois essa é uma das maiores vantagens do infoproduto.
Sabe aquele conselho de buscar as tendências do mercado e potencializar em cima disso? Pois bem, o produto digital é tendência de mercado para estes próximos anos e certamente já é um dos formatos mais populares dentro da área de cursos.
Enfim, chegamos no tema principal deste artigo, como criar um produto digital do zero. Para criar um produto digital vai ser importante que você estabeleça uma rotina de disciplina e principalmente, coloque em prática o passo a passo que apresentaremos agora.
A parte fundamental de todo o processo se baseia na questão: o que eu tenho de habilidade ou conhecimento que posso passar para as pessoas através de um produto digital? Essa pergunta, que aparentemente é óbvia, carrega uma série de questões importantes que farão você continuar com a ideia de criar um produto digital, ou de desistir desta escolha específica.
Não é qualquer tema que pode virar um bom infoproduto, e como tudo nesta área, vale à pena estudar e pesquisar. Entender assuntos como saúde, emprego, tendências do marketing digital, inovação na educação, dentre outros, tem uma demanda maior por conteúdos é o primeiro passo para escolher bem o foco de seu infoproduto.
Um tema com menor demanda acaba sendo também um tema que você poderá navegar em águas tranquilas. Fazer um e-book sobre como sobreviver vivendo na Finlândia vai atrair um público bem específico, e provavelmente menor, porém o seu conteúdo, caso seja bom, vai dominar rápido este nicho.
Um dos conceitos mais novos dentro do marketing digital é o de persona, que significa a busca por um personagem quase fictício, mas com traços reais, que vai representar o consumidor de seu produto ou de sua marca.
É uma evolução do público alvo, que busca um grupo mais específico para você poder direcionar as estratégias de vendas para eles. Você pode trabalhar com um destes conceitos, ou com os dois, já que eles não são excludentes, mas o principal aqui é: entenda e compreenda a vida das pessoas que poderão consumir o seu infoproduto. Isso será muito importante em todos os passos da criação de seu infoproduto, principalmente lá na frente, quando você for criar estratégias de vendas.
Parte muito importante do processo, entender o seu perfil e assim escolher o melhor formato de seu infoproduto o fará ser bem sucedido ou não.
Se seu perfil é mais da escrita, então pense na possibilidade de criar um e-book, que é um dos formatos mais populares de produtos digitais que há no mercado. Dá para desenvolver de tudo dentro do formato e-book, mas é claro que alguns temas são mais interessantes que outros. Se sua ideia é criar um curso de idiomas, então prefira o formato de áudio ou vídeo.
Se você é mais desinibido e sabe falar em público, tente o curso online, ou palestras, ou webinars. Saber lidar com a câmera é fundamental para ser bem sucedido nesse formato.
Criar conteúdos em áudio também é uma boa opção para quem gosta de falar, e tem boa dicção.
Em nichos concorridos é muito importante você entender exatamente o que já foi feito, o que já foi apresentado de novidades, e quem são as referências. A partir de então você vai poder planejar seu infoproduto, escolhendo bem o formato e analisando tudo que você pode trazer de novo ou de diferencial.
Não precisa ser uma ideia original. É possível aperfeiçoar um assunto que já foi abordado em um e-book ou curso online. Você pode trazer uma abordagem diferente, ou pode expandir aquele assunto em outros mais ricos e produtivos.
Em todos esses casos, é muito importante que você tenha autoridade e credibilidade para oferecer um conteúdo que seja de qualidade. O resto vai depender da habilidade de vender e de divulgar.
Chegou o momento crucial do processo, que é o de criar propriamente o seu produto digital. Se você escolheu escrever um e-book sobre bem-estar para pessoas que chegaram à terceira idade, então já deve ter um roteiro de escrita, com a divisão dos capítulos, os assuntos principais, complementares, as dicas, sugestões, e todos os possíveis conteúdos bônus que irá disponibilizar.
Chegou o momento de colocar todo o seu conhecimento em formato de infoproduto que vai te gerar receitas.
Se a sua escolha foi um curso online sobre marketing digital para principiante, então você também já deve ter escrito o roteiro, com divisão dos módulos e escolha dos materiais extras que você pretende oferecer de brinde.
Em todos os casos é sempre bom ter os materiais adequados, seja um local para gravar curso, um microfone para gravar um audiobook, ou um software para editar um e-book. Se você não se sente confiante com o que tem em mãos, não pense duas vezes: invista em uma empresa que possua know how para te ajudar em tudo. É um investimento que vale muito a pena.
Na Vikings contamos com toda a estrutura necessária para desenvolver seu infoproduto, seja qual for: podcast, videocast, e-book, cursos online, etc. Equipe formada por profissionais especializados com anos de experiência e prontos para atendê-lo. Saiba mais sobre nossas soluções para produção de infoprodutos.
Agora você aprendeu os conceitos, viu detalhes de como criar um produto digital, e conseguiu desenvolver seu infoproduto. Vamos para a cereja do bolo, que é a divulgação nos locais corretos e a venda, que deverá ser feita de forma profissional.
Uma das sugestões mais populares e certeiras é você escolher plataformas que já são especializadas nesse tipo de produto e neste tipo de venda. Temos muitas opções, dentre as quais a Hotmart, Eduzz, Monetizze e outras. Você também poderá criar um sistema de venda próprio, mas deverá ficar atento para não soar amador e acabar afastando o seu público.
A divulgação poderá ser feita através das redes sociais, que hoje em dia corresponde a maior fatia de divulgação de produtos digitais. Instagram, Facebook, Twitter, Whatsapp, utilize todos os formatos, cada um com a sua estratégia personalizada.
Faça parcerias com influenciadores que cobrem o nicho escolhido, ou com blogs que trabalhem o seu tema, mas que não são concorrentes seu. Busque formas diferentes e personalizadas de divulgação. Pode ser através do Google ADS, ou através de um podcast que trate de seu tema. Pense fora da caixa e busque sempre alcançar públicos mais amplos.
Gostou das dicas? Conta para a gente a sua experiência com a criação de produtos digitais.
Continue navegando em nosso blog para mais conteúdos. Até a próxima batalha.