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Infoproduto 10 min

Checklist de lançamento para produtos digitais: Lista Completa

Uma das maiores dúvidas para quem está começando no mundo dos produtos digitais diz respeito ao lançamento destes no mercado. Quais são as regras para se lançar um infoproduto e ele ser bem sucedido? Podemos adiantar que muito do sucesso de um projeto digital reside em um eficiente trabalho de lançamento.

Este artigo tem como foco o checklist de lançamento para produtos digitais. Apresentaremos uma lista completa de todos os itens que devem estar no lançamento de seu infoproduto, e com isso, aumentar sobremaneira as chances dele ter um sucesso comercial considerável.

O que é Checklist de lançamento?

Podemos entender o checklist de lançamento de produtos digitais como uma lista de etapas que você, produtor, deve seguir para ser bem sucedido nas vendas do infoproduto e ter mais chance de sucesso no mercado, através de técnicas de marketing digital.

A importância do Checklist de lançamento 

Criar um checklist de lançamento para seu produto digital é importante para, antes de qualquer coisa, você não esquecer que há todo um processo de marketing pré-lançamento e que é preciso entender estas etapas para que as chances de sucesso de seu infoproduto sejam maiores.

É importante ter em mente que há várias etapas a serem cumpridas para que seu produto digital chegue bem ao mercado. O checklist é imprescindível para que este processo não seja esquecido e seja colocado em prática.

O que fazer no checklist de lançamento para infoprodutos 

Agora vamos apresentar todas as etapas do processo de lançamento de seu infoproduto, mas precisamos deixar claro que a primeira fase consiste basicamente em você possuir um infoproduto, que traga algo de benéfico e útil para as pessoas e que tenha sido formatado dentro do modelo digital.

Vamos à lista completa de afazeres para deixar o seu lançamento com cara de sucesso:

  1. Estabelecendo a Buyer Persona

  2. Decida se o seu infoproduto terá bônus, brinde ou algo similar

  3. Faça um estudo de mercado

  4. Crie conteúdos relacionados ao produto que vai lançar

  5. Estabeleça parcerias estratégicas para o lançamento

  6. Apresente o seu diferencial de mercado

  7. Crie blog, landing pages e redes sociais associadas a seu produto digital

  8. Divulgue a data de lançamento

  9. Crie um evento para o lançamento

  10. Crie uma meta de vendas para o lançamento

  11. Busque parceria com plataformas de vendas

  12. Revise todas as fases do processo de lançamento

Iremos detalhar um pouco mais cada tópico desse Checklist de lançamento para produtos digitais.

Estabelecendo a Buyer Persona

O que significa essa palavrinha difícil de ler e que é muito importante no checklist de lançamento? Buyer persona é uma representação semi fictícia do seu consumidor ideal. É uma evolução da ideia de público-alvo. 

Procure estabelecer essa buyer persona, entender todos os seus gostos e traços de sua personalidade para depois construir o plano de marketing detalhado, com peças e ações direcionadas para ela. 

Uma estratégia de lançamento feita sem a ideia de uma buyer persona tende a ter problemas na segmentação para campanhas, tom de voz, identificação de dores, promessa de valor, etc.

Decida se o seu infoproduto terá bônus, brinde ou algo similar

Dentro do marketing digital há algumas estratégias de criação do conteúdo que dão muito certo e uma destas estratégias consiste na elaboração de material bônus, ou brindes para os clientes, ou recompensas. Esses incentivos criam um sentimento no cliente que favorece a aquisição do produto.

Sendo assim, dentro do processo de criação de seu infoproduto já planeje o que você oferecerá de bônus, ou brinde, para o seu cliente no lançamento. Para que esta etapa seja bem sucedida é necessário criar um sentimento de urgência, ou seja, ofereça num primeiro momento esse brinde, bônus ou recompensa, para os primeiros que comprarem seu infoproduto. 

Esse sentimento de urgência é um dos elementos mais obrigatórios no checklist de lançamento de seu produto digital. 

Faça um estudo de mercado

Quando você estabelece sua buyer persona você de alguma forma já contextualizou o seu produto dentro do mercado. Porém para que seu infoproduto seja bem sucedido é preciso que você vá além, expandindo esse estudo e pesquisa para o próprio mercado que você pretende entrar.

Procure entender o público que vem consumindo produtos similares ao seu, encontre a concorrência e observe tudo que ela tem feito de bom e de ruim para que você consiga superar os acertos e evitar os erros.

E por fim, procure responder esta questão: o que o meu produto vai entregar de ajuda para esse público que já consome materiais similares ao meu? Responder esta questão vai te dar mais clareza na elaboração do checklist de lançamento.

Crie conteúdos relacionados ao produto que você vai lançar

Um dos passos mais importantes no processo de lançamento de produtos digitais é o de produção de conteúdo. Sim, será através da produção de conteúdo vinculado ao tema do seu produto que você irá fisgar a pessoa e transformá-la em cliente.

Produza conteúdos escritos, para blogs, em áudio, para podcasts ou em vídeo para plataformas como Youtube. Produza materiais que tenham o formato adequado para postar em redes sociais como Instagram, Facebook ou Tik Tok.  

Produza bons conteúdos, estratégicos, e tenha em mente que um bom conhecimento de técnicas de SEO (otimização para mecanismos de busca) é fundamental para que você tenha sucesso nessas estratégias de produção de conteúdo. Se você não conseguir produzir, contrate empresas ou freelancers que são especializados na produção deste tipo de conteúdo, é um investimento que vale a pena.

Estabeleça parcerias estratégicas para o lançamento

Com um bom infoproduto em mãos, é hora de pensar em meios para fazer um marketing de lançamento mais eficiente e expandido. Uma das formas que produtores de conteúdo utilizam para ajudar essa etapa é buscando parcerias estratégicas com pessoas que de alguma maneira complementam o tema de seu produto digital.

Busque parcerias com influenciadores, especialistas, blogs e sites ou outros produtores de conteúdo para expandir o alcance de seu produto e criar uma relação de autoridade para o seu público ficar ainda mais tranquilo e confiante em adquirir o que você está oferecendo para eles.

Apresente o seu diferencial de mercado

Já falamos aqui que é imprescindível que seu produto digital ofereça algum benefício ou utilidade para o cliente, não é verdade? Pois bem, nessa etapa do processo de lançamento é importante que você consiga apresentar para o seu público o que seu infoproduto possui de diferencial comparado com os outros.

Não fique desesperado, o diferencial de seu produto digital pode ser algum detalhe que só ele possua. É muito difícil que um produto criado por você de forma original (um curso, um e-book, um audiobook, etc.) não possua elementos diferenciados dos outros. Busque entender essas diferenças.

Ter em mente o diferencial de seu produto vai facilitar muito o processo de checklist de lançamento. 

Crie blog, landing pages e redes sociais associadas a seu produto digital

Uma landing page é uma página de destino que o usuário é direcionado para conhecer um produto digital e comprar, ou apenas se cadastrar para receber informações, notícias e novidades. 

Combine estratégias para potencializar o resultado da Landing page, crie um blog, para apresentação do conteúdo criado, como já vimos aqui, ou vincule de alguma forma algum perfil ao infoproduto, as redes sociais. É muito importante criar ações no Instagram, Facebook, Youtube ou em qualquer outra rede social que ofereça a possibilidade de captar potenciais interessados no seu infoproduto aumentando a sua lista de contatos extremamente interessados no seu produto.

Divulgue a data de lançamento

Estamos falando aqui de checklist de lançamento de produtos digitais, então nada mais importante que saber exatamente quando será o lançamento de seu produto. Busque uma data estratégica, que coincida com momentos em que as pessoas estarão mais propensas a comprar aquele conteúdo.

Divulgue muito a data de lançamento, para que o seu público, aquele conquistado por causa dos conteúdos que você está produzindo, não tire da cabeça a data, e não esqueçam de forma alguma. 

Crie um evento para o lançamento

Você que gosta de tecnologia já deve ter visto aqueles eventos midiáticos fabulosos de empresas como a Apple, Microsoft e Samsung, correto? Pois bem, nada vai impedir que você crie o seu evento de lançamento de seu produto digital.

Obviamente que este evento não precisa ser presencial, mas é fundamental que você faça uma transmissão online para seu público, a fim de engajar e aumentar seu poder de persuasão. Essa transmissão pode ser por meio de:

  • Webinar;

  • sessão de perguntas e respostas;

  • conversa com o seu público;

  • live(que se tornou febre nestes últimos dois anos);

  • Mini curso online;

  • Dentre outras possibilidades.

Pense no evento como uma grande porta de entrada para as vendas no dia do lançamento de seu infoproduto. 

Crie uma meta de vendas para o lançamento

Não vá para o lançamento de seu produto digital no escuro, sem a mínima ideia da quantidade de infoprodutos que você poderá vender. Mas para que você tenha uma ideia razoável e assim possa criar uma meta, é importante que tenha colocado em prática alguns dos passos apresentados aqui, como a criação de conteúdo, a criação das redes sociais e ter aberto canais de diálogos com o seu público.

Desta forma você já terá uma ideia mais clara de quantas pessoas têm real interesse na aquisição de seu produto digital. E a partir daí crie uma meta para vendas no lançamento e intensifique se necessário as estratégias produzidas até aqui.

Busque parceria com plataformas de vendas

Você deve conhecer ao menos a Hotmart, a mais famosa das plataformas de vendas de produtos digitais. Busque parceria com plataformas como ela, para armazenar o seu infoproduto e para gerenciar também as vendas.

Elas já possuem todo o know how de vendas e vai facilitar muito o processo no lançamento de seu produto no mercado. 

Revise todas as fases do processo de lançamento

Sim, no checklist de lançamento há um espaço bem importante para a revisão de todos os itens necessários para o lançamento de seu produto. Ele já está finalizado? Seu arquivo está disponível? Você já fez o upload  para as plataformas de vendas? As artes de lançamentos foram todas divulgadas? Falta alguma para ser publicada? Os conteúdos estratégicos foram produzidos? Ficaram bons?

Conclusão

Realizar um lançamento digital não é nem de longe uma tarefa simples. Exige que diversas fases sejam executadas com excelência, e qual etapa não feita ou pior, feita de qualquer jeito, pode comprometer seus resultados.

O checklist é uma maneira de você organizar suas ideias, tarefas e cumprir prazos. Dessa maneira, seguir os passos que ensinamos para você é fundamental para ter sucesso em seu projeto.

Navegue por outros conteúdos como este em nosso blog. Até a próxima batalha.

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