+55 (44) 9 9846-8412

Educação 15 min

Storytelling na Educação: Manual Completo para Você Aplicar

A arte de contar histórias é quase que inata ao ser humano, que utiliza desde os primórdios esta forma de comunicação para entreter, ensinar, informar e reproduzir conhecimento. Com o passar do tempo a sala de aula incorporou essa ferramenta de conversação e o Storytelling na educação se transformou em um eficiente método de ensino e aprendizado.

Neste manual vamos conhecer tudo que envolve essa poderosa ferramenta de comunicação entre pessoas e que educadores mundo afora resolveram transportar para a sala de aula. Vamos entender todas as vantagens do Storytelling na educação, tanto para professores quanto para alunos. E também vamos mostrar como se pode utilizar de maneira eficiente essa prática na vida escolar.

O que é Storytelling?

O termo, que em inglês parece pomposo, nada mais é que a arte de contar histórias. Obviamente que a palavra Storytelling traz consigo uma série de entendimentos e o principal relaciona a palavra ao método narrativo que utiliza recursos como roteiro e enredo para gerar informação e conhecimento de forma lúdica.

Essa abordagem comunicativa ganhou importância nas últimas décadas, sobretudo em áreas como educação e marketing, mas podemos afirmar que o Storytelling é uma das ferramentas mais antigas da humanidade, e desde que o homem passou a exercitar a arte da comunicação que ele passou consequentemente a contar histórias. 

Produzimos um artigo completo sobre o que é Storytelling, as principais técnicas e como aplicá-las em sua estratégia.

Storytelling na educação

Vimos que a contação de história se transformou em um eficiente método para passar informações, conhecimento e para entreter, já que é uma abordagem mais lúdica, que proporciona uma leveza maior no exercício de passar uma mensagem.

Com essas qualidades foi mais que natural que várias áreas sociais utilizassem essa forma de comunicação para gerar conhecimento. Uma das áreas que mais soube se apropriar do Storytelling foi a educação, que a transformou numa ferramenta pedagógica facilitadora do ensino e do aprendizado de crianças e jovens.

Professores se utilizam do formato do Storytelling para elaborar conteúdos multidisciplinares, de forma lúdica ou ao menos mais criativa, para assim gerar mais engajamento dos alunos, proporcionando que o conhecimento seja passado de maneira mais prazerosa para estudantes, seja do ensino fundamental, seja de graduações universitárias.

Outro objetivo alcançado pelo Storytelling na educação foi o de criar uma conexão entre educadores e alunos, e assim facilitar a compreensão de conteúdos e aumentar o engajamento das turmas, que leva naturalmente a índices bem melhores de aprendizado.

Vantagens de usar o Storytelling na educação

São inúmeras as vantagens de se utilizar o Storytelling na educação e na sala de aula.

Maior retenção de informação

Uma narrativa bem contada é inesquecível, não é verdade? Da mesma forma que não esquecemos aquela história contada pela vovó ou pelo amigo da escola, também não esquecemos aquela história contada pelo professor em sala de aula, que decidiu explicar, por exemplo, português através do Storytelling. 

Assim podemos concluir que esse formato gera muito mais retenção de conhecimento e informação por parte do aluno.  

Engajamento dos alunos

Toda e qualquer abordagem pedagógica diferente atrai a curiosidade dos estudantes. 

Este é o caso do Storytelling, que tende a proporcionar muito mais engajamento dos estudantes, que se vêem incentivados a participarem mais e a interagirem mais. 

Isso porque o formato de contação de história, com toda a sua abordagem lúdica, leva naturalmente as pessoas a se interessarem.

Memorização dos conteúdos

É consenso que os tipos de conteúdos geram respostas diferentes para as pessoas. Conteúdos em texto, em áudio, em vídeos, todos eles criam impactos distintos na memória de um estudante. 

E o Storytelling, por ser um formato criativo, tende a gerar muito mais possibilidade de memorização dos conteúdos por parte dos estudantes. 

Isso porque a dinâmica da contação de história, que envolve um detalhamento na narrativa, favorece a memorização de cada parte.  

Gera conexão emocional

Uma narrativa tende a oferecer elementos como personagens, objetivos, desafios, dificuldades, obstáculos e redenção. 

A história ganha sempre contornos que levam as pessoas e os estudantes também, a se identificarem emocionalmente, gerando uma maior retenção da informação passada, além de proporcionar engajamento e participação maior deles no processo. 

Uma história, quando bem contada, tem o poder de emocionar e de criar vínculos.

Mantém a atenção do estudante

Outro ponto positivo do Storytelling é a sua capacidade de manter a atenção dos alunos durante a atividade de contação de história. 

Normalmente as pessoas se sentem atraídas de tal forma pela narrativa que a tendência é gerar uma atenção maior aos detalhes apresentados pelos responsáveis pela atividade.

Melhora a capacidade de ler e escrever

É consenso que conteúdos como livros de fantasia, podcasts ou Storytelling ajudam muito o aluno a aumentar seu acervo de palavras e aumentar as suas ferramentas de escrita e de leitura. 

Narrativas quando bem contadas tem o poder de enriquecer bastante a bagagem de conhecimento de um estudante, o que o leva a aperfeiçoar sempre a sua capacidade de escrever e de ler.

Incentiva a empatia

Uma boa história contada tem o poder de despertar em que escuta a capacidade de se importar com os personagens. 

Essa capacidade nós chamamos de empatia, e é uma das maiores qualidades que professores podem incentivar nos alunos. 

Um estudante que consegue exercitar a empatia tende a ser mais humano e uma melhor pessoa.

Desperta a curiosidade

Uma narrativa aborda tantos elementos, detalhes e reviravoltas que naturalmente desperta nos estudantes a curiosidade em saber como vai se desenrolar os acontecimentos. 

Essa curiosidade que o Storytelling gera é não somente saudável como essencial para que alunos tenham a capacidade de pensar por conta própria em muitas das situações em sala de aula. 

Como usar o Storytelling na educação

Um educador que deseja colocar em prática o Storytelling na sala de aula deve ter atenção a alguns detalhes importantes:

Adequação ao perfil da turma

Um dos elementos básicos que deve ser observado antes do professor começar a usar o Storytelling é o perfil de estudantes que ele quer captar. 

Histórias contadas para crianças tendem a ser muito diferentes de histórias contadas para adolescentes. 

Personagens, enredo, os desafios encontrados e as soluções apresentadas devem variar de acordo com cada público, para não gerar um estranhamento negativo, que vai acabar atrapalhando o processo pedagógico.

Desenvolvendo o ambiente

Um dos elementos centrais de uma boa história é o ambiente onde tudo acontece. Essa ambientação deve ser narrada de maneira muito detalhada, rica em situações e ações que podem captar a atenção dos alunos e gerar um maior engajamento. 

Nesse processo de descrever o ambiente, vale utilizar sons, cheiros e tudo o que poderá gerar uma maior riqueza de detalhes.

Ótimos personagens

Em um filme, se os personagens não são interessantes, então dificulta bastante a vontade do espectador em continuar vendo a história, ou então essa narrativa é acompanhada sem atenção e com distração. 

Isso vale para o Storytelling, que deve focar em personagens bem construídos, humanizados, com características que levem os alunos a se identificarem com cada um deles, gerando empatia e despertando emoções.

Desafios e obstáculos

Uma boa narrativa deve ser acompanhada de muitos desafios e obstáculos que os personagens devem vencer para que o final seja feliz. Investir em situações que fazem os alunos entenderem a força da persistência e da disciplina tem uma importância muito grande no processo pedagógico.

Desfechos interessantes

O que o público mais quer saber quando escuta uma narrativa é o seu final, em como terminar aquela história. 

No Storytelling o professor deve caprichar em desfechos que apresentem mensagens ricas para os alunos, além de claro, proporcionar um maior conhecimento daquela disciplina ou disciplinas abordadas na narrativa.

Dicas para usar de maneira eficiente o Storytelling na educação

Algumas dicas são importantes para que o uso do Storytelling em sala de aula seja bem sucedido.

Planeje toda a apresentação com antecedência: a base de tudo é o planejamento. Coloque no papel seus objetivos com o uso de narrativas em sala de aula, o que você espera que o aluno aprenda e de que forma você vai abordar cada parte deste conhecimento que você quer gerar nos estudantes.

Crie histórias interdisciplinares: histórias que abordam várias perspectivas de conhecimento geram uma maior riqueza de detalhes que gera melhores abordagens pedagógicas. Busque histórias que flertam com várias disciplinas ao mesmo tempo, como história, geografia, ciências, dentre outras.

Incentive a participação do aluno: fazer a sua turma de alunos participar do processo vai ajudar bastante no engajamento deles, que além de se identificarem com a narrativa, vão se sentir dentro de todo o processo. Crie personagens para eles, ou crie capítulos junto com eles, só vai enriquecer a experiência.

Utilize recursos tecnológicos: o uso da tecnologia facilita e enriquece muito a produção de narrativas. Utilize recursos audiovisuais no seu Storytelling, eles certamente darão mais detalhes, engajamento e participação dos alunos em todo o processo. 

Conclusão

Contar uma boa história é uma arte presente no ser humano desde o princípio, e o Storytelling é só uma abordagem direcionada para os alunos dentro do ambiente escolar.

Seu uso enriquece a experiência pedagógica, tanto do aluno, que ganha conhecimento de forma divertida, quanto do professor, que precisa exercitar a criatividade para manter a atenção dos seus estudantes.

No fim das contas todos ganham. E você, já conhecia o Storytelling?  

Navegue por outros conteúdos como este em nosso blog. Até a próxima batalha!

Newsletter

Assine e receba conteúdos no seu e-mail.

Por favor aguarde...

Thumb Thumb

Obrigado por assinar nossa newsletter. Em breve você receberá conteúdos exclusivos no seu e-mail.

Voltar

Post relacionados