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Vivemos a era dos dados. Tudo que fazemos gera dados, e para uma empresa, gerenciar bem esses dados pode significar o sucesso ou fracasso de todo um trabalho. No setor educacional isso não é diferente, e todas as informações guardadas diariamente e aos montes podem muito bem ajudar a construir um bom projeto pedagógico ou auxiliar na estruturação de uma instituição de ensino. Neste sentido, o conceito de Data Driven Education pode ser um grande aliado de professores e gestores.
Neste artigo vamos entender o que significa esse termo e como ele ganhou importância no mundo corporativo, e mais especificamente no setor educacional.
Vamos conhecer todas as vantagens que o uso de dados dentro de uma instituição de ensino pode gerar para a comunidade estudantil, para os professores e para os gestores educacionais.
Estão prontos?
Data Driven Education pode ser definido como o uso sistemático de dados para análise e ações no setor educacional.
Isso significa dizer que o conceito parte da ideia de que o uso e a análise de dados podem indicar um norte para a tomada de decisões de gestores e professores dentro de uma instituição de ensino.
Ou seja, quanto mais os profissionais da educação estiverem munidos de dados claros e organizados, mais chances terão de construir projetos pedagógicos mais eficientes, além de poderem criar metodologias mais assertivas, desenvolver a personalização do ensino, além de aperfeiçoar toda a parte administrativa de uma escola, por exemplo.
O Data Driven Education precisa se tornar uma cultura dentro de um projeto educacional para que os resultados apareçam de forma mais sistemática, e não basta o agrupamento e o uso de dados somente, é preciso analisar, interpretar, e principalmente, criar ações estratégicas a partir destas análises estabelecidas.