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Um dos principais vetores para o crescimento e o sucesso de uma empresa é o marketing, ou seja, o modo como esta é vendida para o mundo.
No campo da educação, não é diferente, porém há particularidades que somente quem possui uma instituição de ensino sabe. O Marketing Educacional surge com esta função, de fornecer estratégias específicas para captação e fidelização de clientes nesta área.
Neste artigo conheceremos o conceito de Marketing Digital, seus benefícios dentro de um mundo globalizado. Entenderemos também a importância de criar estratégias de Marketing Educacional na sua empresa e por fim, falaremos sobre possibilidades de aplicação de estratégias para captar e fidelizar clientes para o seu negócio.
O conceito de Marketing educacional pode até ser novo, mas a ideia em si já é antiga. Empresas da área educacional sempre precisaram pensar em formas para captar clientes (alunos) e para fidelizar os já existentes. E recorrentemente apostavam na publicidade, sejam em outdoors, jornais, revistas de bairros, dentre outros formatos.
O Marketing educacional surge como uma evolução deste processo, e pode ser conceituado como um conjunto de estratégias pensadas para alavancar empresas no campo da educação, com ações personalizadas, e táticas de mercado usadas dentro de um formato diferenciado, que é o das escolas.
As ações estratégicas desenvolvidas pelo Marketing educacional buscam não somente captação e fidelização de clientes, mas também reforçar os valores e a missão de uma empresa, construir e consolidar uma marca e promover ações que tragam soluções para demandas existentes.
A primeira resposta para esta pergunta é a mais óbvia: o Marketing educacional serve para ajudar empresas a captar mais clientes e também para fidelizar os que já utilizam os serviços prestados por ela.
Mas não é somente isso. O Marketing educacional permite no geral que empresas sejam cada vez mais competitivas dentro de um dos mercados mais disputados no mundo.
Possuir um Marketing educacional estratégico e eficaz ajuda um projeto educacional a crescer, a ter sucesso e a gerar receitas cada vez maiores. Uma escola que desenvolve um bom trabalho nesta área tende a ter destaque na cidade, ganhar mercado e vencer a concorrência na captação contínua de novos alunos.
São inúmeras as vantagens de uma empresa desenvolver bem um projeto de Marketing educacional, confira algumas delas logo abaixo.
Desenvolver ações estratégicas de Marketing educacional possibilita que sua empresa crie uma comunicação mais direta e eficiente com o público. Essa comunicação gera resultados concretos, como aumento de clientes, segmentação de seu público alvo e uma maior taxa de sucesso.
Isso acontece de várias formas, como, por exemplo, usando o Google ou outros meios de publicidade paga. Você consegue segmentar o público que quer alcançar e desta forma quem chegar ao site ou aos contatos de sua empresa já vai sabendo o que você tem a oferecer.
Isso aumenta a taxa de sucesso e diminui bastante o tempo médio para a escola efetuar uma nova matrícula.
O Marketing educacional é a melhor ferramenta para atrair novos alunos para a escola. Através de ações eficientes é possível aumentar muito a quantidade de novos matriculados na instituição de ensino.
Essas ações podem vir através de um bom trabalho de SEO, pode também vir de links patrocinados, estratégia muito usada também. Pode vir também através das redes sociais, seja a da empresa, seja a de parceiros estratégicos.
Investir na imagem de sua empresa tende a gerar autoridade, credibilidade e visibilidade. Com estas três premissas preenchidas, é mais que natural que o número de interessados em conhecer a escola aumente substancialmente.
Um bom trabalho de Marketing educacional gera para a empresa uma maior retenção de alunos. Ações estratégicas de marketing na área da educação devem ser pensadas não somente para captação de novos alunos, mas, sobretudo, para a manutenção dos já existentes.
Criar estratégias que dêem segurança e tranquilidade para pais e alunos é uma das necessidades que o Marketing educacional deve buscar. Criar ações que mostrem os valores, a missão e o projeto educacional da escola torna-se obrigação dentro da área e gera ótimos índices de fidelização.
Qualquer empresa que pensa em um projeto a médio e longo prazo precisa investir em marketing estratégico. No ramo educacional isso não é diferente, mas tem algumas particularidades que devem ser respeitadas.
Investir em Marketing educacional vai proporcionar competitividade para a empresa na briga pelo mercado de educação, um dos mais concorridos que temos. Um trabalho eficiente vai permitir que a empresa se posicione bem, se transformando em referência, e gerando com isso resultados muito bons do ponto de vista financeiro e estratégico.
Se você tem uma empresa na área de educação e tem interesse em aplicar as estratégias de marketing educacional, então vai ser preciso criar um projeto planejado com ações bem definidas para captação de clientes novos, fidelização dos existentes e criação de uma comunicação direta com o público.
É preciso pensar em ações como:
A ideia de ter um público alvo evoluiu e com o marketing digital conhecemos o conceito de Buyer Persona. Trata-se de um personagem fictício, mas nem tanto, que reproduz o comportamento de um cliente da empresa.
É muito importante que a empresa possua o seu Buyer Persona, e o trabalho não é nem fácil e nem rápido. Requer comprometimento e muita pesquisa.
Mas os resultados chegam. Com este personagem criado, as ações de marketing da empresa podem ser pensadas muito mais estrategicamente e os resultados tendem a ser muito melhores.
É preciso que a empresa converse com o seu público a todo o momento, e não somente nas épocas mais próximas de matrículas.
Ter um canal eficiente que permita a escola dialogar com seu público, tirar dúvidas e promover conhecimento sobre a escola e o seu projeto pedagógico são ações de marketing que geram muitos resultados positivos.
Ter um site responsivo, leve e de fácil entendimento, combinado com as redes sociais e canais mais diretos, como telefones e aplicativos de conversas, cria uma relação muito estreita e de confiança entre o cliente, o possível cliente, e a escola.
Produzir conteúdos estratégicos é uma evolução gigante para o marketing e que ganha ainda mais destaque na educação. Uma escola que produz conteúdos como e-books, vídeos, seminários, e promover eventos on-line tende a gerar mais confiança no público, além de estar fixando cada vez mais a marca no imaginário das pessoas.
Produzir conteúdos estratégicos tem um valor muito maior que somente colocar um outdoor na rua ou comprar um espaço no jornal da cidade.
Conteúdos estratégicos servem para captar, fidelizar e, sobretudo, criar uma relação de confiança e admiração dos clientes com a escola.
São muitas as estratégias que você pode pensar e colocar em prática para desenvolver um bom trabalho de marketing educacional dentro da sua empresa. Dentre elas:
O e-mail marketing na área de educação tende a funcionar bastante. É importante que a escola crie uma rotina regular de envio de mensagens com foco na experiência do aluno e na relação que a escola quer estabelecer com o cliente.
É muito importante que os conteúdos do e-mail marketing sejam pensados estrategicamente para que não gere o resultado contrário. É preciso gerar conteúdos úteis, de qualidade e que beneficiem o aluno e a família.
Ter canais que possibilitem gerar comunicação direta e ainda promover as ações da empresa é algo mais que desejado. Por isso é preciso investir em redes sociais, no uso eficiente delas, através de conteúdos que gerem engajamento, conhecimento e façam os valores e missão da escola ser facilmente entendidos.
Criar contas estratégicas em redes como Facebook, Instagram, Youtube e até Tik Tok fará a empresa dialogar com diversos tipos de público, mas todos aptos a se engajar de alguma forma com os conteúdos produzidos.
Dentro do marketing de conteúdo um dos formatos mais eficientes é a produção de vídeos estratégicos, institucionais e de apresentação da rotina da empresa. Investir em bons conteúdos em vídeo gera bons resultados de engajamento e leva muitos clientes a escolherem a escola A ao invés da B.
Os vídeos podem adquirir funções das mais diversas dentro do planejamento de marketing educacional da escola: pode apresentar a rotina da escola, pode apresentar o corpo docente, a estrutura física, ou mostrar curiosidades, além de poder também gerar conteúdos pedagógicos, como seminários ou vídeo aulas.
Outra ferramenta que tem muita chance de sucesso em projetos de educação é o chatbot, inteligência artificial que pode otimizar, e dar início a uma conversa entre cliente e instituição de ensino, seja através do site, seja através de canais como o Whatsapp.
Chatbots são muito importantes para iniciar conversas, principalmente por permitir que estas sejam iniciadas a qualquer hora do dia, facilitando muito a experiência do cliente. Isso não quer dizer que a escola não deva ter uma equipe de atendimento, que é fundamental para oferecer uma experiência completa para o cliente.
Os tempos são outros, e hoje em dia o poder que influenciadores digitais possuem quase iguala ao poder de mídias como televisão.
Por isso é produtivo fazer um trabalho de parceria estratégica com influenciadores digitais que dialoguem diretamente com os valores e missão da empresa.
Investir nesta estratégia de marketing educacional tende a gerar ótimos resultados.
O Marketing educacional pode ser uma ferramenta muito poderosa para escolas conseguirem captar novos alunos, fidelizar os que já possuem e criar uma comunicação efetiva e eficiente com o público.
Saber investir em métodos inteligentes de propaganda certamente vai gerar mais engajamento das pessoas, além de aumentar o número de matrículas e a taxa de retenção.
E você, já estudou as técnicas de Marketing educacional?
Navegue em nosso site e confira outros conteúdos como este; Até a próxima batalha.