+55 (44) 9 9846-8412

Educação min

Lifelong learning: O que é? Quais Vantagens? Por que é importante?

O conhecimento é uma das mais poderosas armas de um país, de uma empresa ou de uma pessoa, disto não resta dúvida. É por isso que a ideia de aprendizagem contínua tem ganhado cada vez mais força na sociedade e no mundo corporativo. O conceito de Lifelong Learning, ou aprendizado ao longo da vida, é um dos mais reproduzidos atualmente, e merece muito a nossa atenção.

Neste artigo vamos conhecer todos os detalhes sobre este conceito, entender a sua importância do ponto de vista corporativo.

Vamos conhecer também as vantagens que pessoas e empresas possuem ao desenvolver este conceito na prática e como fazer para exercitar esta ideia no dia a dia.

Vamos lá.

O que é Lifelong Learning, afinal?

O termo em si é autoexplicativo e significa "aprendizado ao longo da vida". Só isso?

Para continuar com a resposta, podemos primeiro entender como nosso sistema de ensino funcionava até décadas atrás.

Você passou as primeiras décadas de sua vida estudando, seja conhecimentos gerais, na escola, até conhecimentos mais específicos, numa faculdade ou curso profissionalizante, e depois estava pronto para entrar no mercado de trabalho.

Assim tínhamos profissionais que dificilmente passavam por processos contínuos de capacitação, treinamento ou novos estudos.

Com o passar do tempo, a revolução digital, tecnológica e a evolução do mercado de trabalho, a ideia de aperfeiçoamento contínuo passou a ganhar força, sobretudo por conta das mudanças tecnológicas, que acontecem a todo o momento.

Assim, quem não se atualiza e aperfeiçoa acaba perdendo espaço em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e concorrido.

Nesse contexto, o Lifelong Learning surge e ganha espaço, tanto quando pensamos na perspectiva da pessoa, quanto quando pensamos do ponto de vista empresarial.

Empresas que investem em ações de aprendizado contínuo têm muito mais chances de crescer, se consolidar e não perder mercado.

Qual a importância do Lifelong Learning para pessoas e empresas? 

Antes de tudo, é importante entender que o conceito de Lifelong Learning não surge para desqualificar o ensino tradicional. Pelo contrário. 

A ideia de aprendizado continuado nasce como complemento, para aperfeiçoar ainda mais os conhecimentos adquiridos ao longo da vida escolar de uma pessoa.

Sendo assim, o conceito é importante por criar nas pessoas e em empresas o sentimento de aperfeiçoamento constante.

Empresas que desejam ter sucesso não podem deixar de se adequar às demandas que surgem, as novidades tecnológicas e nem as mudanças sociais e econômicas.

E para se adequar a todos esses elementos não há nada mais importante que o conhecimento, seja através de capacitações contínuas, ou de treinamentos, ou de investimentos em estudos.

Investir em Lifelong Learning é estratégico para qualquer empresa ou pessoa. 

É um diferencial competitivo, pois mostra que a organização investe em ações para se reinventar sempre, para melhorar a qualidade de sua equipe, para aumentar o leque de skills de seu grupo de colaboradores, para se adequar às demandas que surgem, seja de uma nova ferramenta tecnológica, ou novas leis trabalhistas.

O Lifelong learning é um elemento essencial no sucesso de uma empresa e no sucesso profissional de qualquer indivíduo.

Quais os pilares do Lifelong Learning?

O conceito de Lifelong Learning existe a partir da existência de quatro pilares.

Vamos entendê-los:

Aprender a conhecer

É preciso criar métodos eficazes para adquirir conhecimento, afinal de contas, você já se perguntou como é que se dá o aprendizado de novos conhecimentos?

É preciso que se crie uma cultura do questionamento crítico, pois é a partir do confronto de ideias ou do questionamento sobre algo que podemos evoluir e gerar novos conhecimentos.

É preciso incentivar a curiosidade, tanto pessoal quanto corporativa.

O conhecimento nasce a partir da nossa curiosidade em entender melhor as coisas da vida. É preciso ser curioso para buscar formas de evolução dentro de uma empresa, de um projeto, ou de uma sociedade.

Aprender a fazer 

Um segundo pilar do aprendizado contínuo foca na nossa capacidade em ser proativo, em trabalhar em equipe, e em colocar em prática todos os resultados dos questionamentos feitos durante um momento.

O novo conhecimento precisa ser colocado em prática para se mostrar correto ou não. 

Não adianta ter grandes ideias que somente funcionam em teoria. Uma nova forma de gerenciar um processo dentro de uma empresa só se mostra bem-sucedido se for colocado em prática.

Nesse sentido, é preciso desenvolver habilidades como capacidade de gerenciamento de equipe, trabalho em grupo, inteligência emocional e boa comunicação. São estes elementos que fazem as ideias saírem do papel e adquirirem eficiência na prática.

Aprender a conviver

Um bom ambiente de trabalho é fundamental para que se crie uma cultura de Lifelong Learning eficiente.

Para isso, é preciso que haja incentivos para que a equipe e colaboradores sejam empáticos e aprendam a conviver coletivamente.

Um ambiente colaborativo é essencial para que o aprendizado contínuo seja de fato uma arma eficiente para que pessoas e empresas desenvolvam potenciais para crescer no mercado e ganhar diferencial competitivo.

Aprender a ser

Precisamos evoluir sempre, e um dos focos desta evolução está em nosso modo de agir, de ser afetado pelas coisas do mundo e de crescer a partir destas coisas. 

A construção de um comportamento crítico, ou de qualidades como proatividade são consequências do modo como reagimos às novas experiências da vida, o que é potencializado dentro do conceito de Lifelong Learning.

Quais as vantagens do Lifelong Learning para empresas?

Criar uma cultura de aprendizado contínuo dentro de uma organização traz muitas vantagens para uma empresa enquanto corporação, e apresenta vários benefícios para os colaboradores:

Retenção de talentos

Vamos ser sinceros? Um profissional talentoso e capacitado quer estar em uma empresa que valorize essas qualidades.

Quando uma empresa desenvolve ações estratégicas contínuas de capacitação, de investimento na educação de seus colaboradores e em treinamentos constantes, ela está criando um ambiente saudável para seus colaboradores.

Desta forma ela acaba retendo todos os seus grandes talentos, o que gera na ponta do lápis maior produtividade, maiores lucros, menores custos e todo um ecossistema acaba sendo beneficiado por uma política corporativa eficiente de Lifelong Learning.  

Autoridade da marca 

Uma empresa que investe em Lifelong Learning tende a melhorar com o tempo a sua capacidade produtiva, a retenção de talentos e profissionais qualificados, e todo este quadro acaba consequentemente criando uma autoridade ainda maior para a marca.

O mercado e os consumidores conseguem perceber quando uma empresa desenvolve um bom trabalho de aprendizado contínuo entre a sua equipe, pois gera um aumento de qualidade em todos os setores da empresa, e são estas qualidades que fazem uma empresa ver a sua marca ser mais valorizada no mercado.  

Otimização de processos 

A lógica é fácil de entender: se você incentiva a capacitação contínua de sua equipe você certamente terá resultados práticos nos processos que a empresa desenvolve no dia a dia. 

Todos os setores que fazem uma empresa funcionar passam a andar mais rápido e de forma mais eficiente. A produtividade aumenta a partir de uma otimização e aperfeiçoamento dos processos, gerando índices de satisfação e produtividade muito maiores.

Melhores resultados para os clientes e maior satisfação 

Uma empresa que investe continuamente na capacitação de seus colaboradores tende a oferecer, no fim das contas, melhores serviços e produtos para seus consumidores, gerando assim uma satisfação maior de seu público consumidor, que é o que importa.

Criar uma cultura de aperfeiçoamento só gera benefícios para uma empresa, fazendo com que ela entregue cada vez mais produtos e serviços a altura de seus clientes. 

Como aplicar o Lifelong Learning na prática

Vamos entender agora como empresas e pessoas podem colocar em prática o conceito de Lifelong Learning:

Invista em cursos de qualificação

Essa é a forma mais natural que pensamos para um colaborador agregar conhecimento e se qualificar enquanto profissional. Invista em cursos que o qualifiquem ainda mais para aquela função escolhida e exercida no ambiente de trabalho.

Em casos onde você já está empregado, vale bastante a parceria com a empresa, que deve facilitar e incentivar a busca por qualificação.

Para empresas é muito importante investir em um programa contínuo de capacitações e treinamentos, para que seus colaboradores sempre se sintam valorizados.

Fique atento às tendências do mercado

Vale tanto para empresas quanto para funcionários: esteja sempre atento às mudanças do mercado, da economia e da sociedade. Cada vez mais essas mudanças demandam mudanças também no dia a dia de uma empresa e no comportamento de seus colaboradores.

Identifique os principais pontos de melhoria

Entenda quais são os pontos de melhora, seja de sua vida acadêmica ou profissional, é preciso entender e planejar todo o processo de aquisição de conhecimento. Exercitar o conceito de Lifelong Learning demanda estudo prévio e planejamento.

Conclusão

Vimos aqui que o conhecimento é uma arma poderosa no mundo corporativo e isso vale tanto para empresas que querem crescer e se desenvolver de forma sustentável, quanto para pessoas, que desejam se qualificar continuamente para sempre trabalhar em alto nível.

O Lifelong Learning, quando bem praticada, é uma grande aliada, tanto do conhecimento, quanto do sucesso profissional.

E você, já pensou no conceito de Lifelong Learning? 

Leia outros conteúdos como este em nosso blog.

Newsletter

Assine e receba conteúdos no seu e-mail.

Por favor aguarde...

Thumb Thumb

Obrigado por assinar nossa newsletter. Em breve você receberá conteúdos exclusivos no seu e-mail.

Voltar

Post relacionados