+55 (44) 9 9181-2171

Educação 13 min

Inteligência Linguística: O que é? Quais Vantagens? Como Desenvolver?

Um gênio da ciência que não é nada criativo ou um grande artista musical nada lógico. Parece contraditório, mas o americano Howard Gardner, que desenvolveu a teoria das inteligências múltiplas, afirmava que podemos ser inteligentes em diferentes áreas. Uma dessas áreas tem foco na escrita e comunicação, é chamada de inteligência linguística e será nosso assunto de hoje.

Neste artigo vamos entender o significado da teoria das múltiplas inteligências de Howard Gardner, vamos conhecer mais detalhadamente a inteligência linguística, que faz parte desta teoria. Veremos o seu conceito, veremos as vantagens que esta área de inteligência apresenta para quem desenvolve e por fim daremos dicas de como desenvolver a inteligência linguística.

As múltiplas inteligências

A teoria das múltiplas inteligências surge na década de 1980, quando Gardner questiona o tão famoso teste de QI, que media a inteligência das pessoas. 

Sua teoria nasce a partir deste questionamento e apresenta como base a ideia de que o cérebro humano possui oito tipos de inteligência, e que podemos desenvolver ao menos uma delas. 

Desta forma explicamos nosso exemplo inicial, que apresenta um gênio da ciência que não é nada criativo.

As múltiplas inteligências definidas por Gardner são:

  • Inteligência lógico-matemática;

  • Inteligência linguística;

  • Inteligência espacial;

  • Inteligência físico-cinestésica;

  • Inteligência interpessoal;

  • Inteligência intrapessoal;

  • Inteligência musical;

  • Inteligência naturalista.

Inteligência Linguística

Depois desta contextualização, vamos ao que interessa.

A inteligência linguística é definida a partir das habilidades relacionadas à comunicação, seja a oral ou a verbal, além do domínio da língua. Resumindo, ela envolve todas as competências relacionadas à linguagem humana.

Dominar a língua, a linguagem e a comunicação com um todo, é um dos pré-requisitos para que você tenha mais chances de ser bem sucedido em algumas áreas profissionais, tais como:

  • Jornalismo;

  • Política:

  • Literatura;

  • Pedagogia;

  • Publicidade;

  • Direito;

  • Psicologia;

  • Artes cênicas;

  • Vendas.

Mesmo sendo profissões bem distintas e áreas diferentes, todas elas possuem em comum essa necessidade em possuir a inteligência linguística, e dominar minimamente a comunicação, verbal e escrita. 

A inteligência linguística e as suas características

Essas são algumas das características da inteligência linguística:

  • Grande competência para a comunicação, sendo capaz de transmitir suas ideias com facilidade, com muitas chances de persuadir pessoas através do poder da argumentação; Essa competência é válida tanto para a comunicação escrita quanto oral.

  • Facilidade e rapidez na aquisição de novas línguas, sendo muito frequente o interesse por novos idiomas;

  • Capacidade de possuir um vocabulário amplo, e saber utilizar este vocabulário em sua quase totalidade. A inteligência linguística envolve a aquisição de um vocabulário rico;

  • Capacidade e facilidade em captar informações, e saber interpretar da forma correta;

  • Possui um interesse muito grande pela etimologia das coisas, sobretudo das palavras e linguagens. Entender o significado de cada palavra é um interesse constante de quem possui inteligência linguística;

  • O gosto pela escrita e leitura é uma das características mais notáveis de quem possui inteligência linguística;

  • Capacidade muito grande em análise e revisão de textos, conseguindo rapidamente encontrar erros e inconsistências, e corrigir imediatamente.

As vantagens da inteligência linguística

Quem possui a inteligência linguística como característica de personalidade, acaba tendo algumas vantagens no campo profissional:

Trabalhar com múltiplas línguas

Dominar uma língua diferente da nativa é um dos grandes diferenciais de mercado atualmente. Quando você tem predisposição e facilidade em adquirir novos idiomas, você acaba necessariamente tendo vantagens no mercado de trabalho, caso deseje trabalhar em uma função que exija domínio de outro idioma. 

Facilidade em se fazer entender

Um dos grandes problemas do mundo corporativo são os ruídos gerados dentro do ambiente de trabalho pela comunicação falha praticada pelos colaboradores e pelos gestores. 

Nesse sentido, quem domina a arte da oratória, e que possui a inteligência linguística, acaba sendo facilmente entendido, não gerando dúvidas nem questionamentos sobre suas opiniões, o que é um grande benefício.

Facilidade em vender produtos ou serviços

O processo de vendas se dá a partir de um grande planejamento de comunicação, seja de publicidade, seja de comunicação corporativa mais tradicional. 

Quando você domina as palavras e as formais verbais, você acaba tendo maiores chances de sucesso ao trabalhar com vendas de produtos, serviços ou com o mercado digital.

Profissões de destaque

Trabalhar na área de comunicação, na televisão, em jornais impressos e revistas, ser um grande escritor e ganhar para escrever livros, enfim, são muitas as profissões de destaque que exigem o domínio da comunicação ou da linguagem, oral e escrita.

Quem possui a inteligência linguística acaba tendo mais chances de trabalhar em algumas das áreas mais atrativas do mercado de trabalho atual.

Como desenvolver a inteligência linguística

São muitas as dicas que podemos dar para que você desenvolva diariamente a inteligência escrita desde cedo.

Ler muito

Conhecimento é uma das bases da inteligência linguística. A leitura, independente do gênero, lhe fornece um universo rico de palavras, conhecimentos, ideias e construções lingüísticas.

Leia muito, desde o jornal da cidade, até livros de literatura tradicional. Caso não queira começar com clássicos, comece com livros pequenos, curtos. 

O hábito da leitura vem com o tempo, e com um pouco de disciplina. Separe um tempo, nem que seja mínimo, do seu dia, para ler, para estudar novas abordagens de escrita, para conhecer escritores, para se informar, para ampliar seu vocabulário.

Escrever muito também

Uma das melhores amigas da leitura é a escrita. Sempre que ler algum livro, revista ou algo que te interessou, tente escrever algo sobre, uma análise, um comentário. Busque também escrever sobre o seu dia, a ideia de ter um diário, por mais que digam que é antiga, pode ser uma ótima opção para o desenvolvimento da escrita. 

Lembre-se que o desenvolvimento da escrita pode te levar para mundos maravilhosos do mercado de trabalho, como a literatura, a comunicação e o jornalismo. 

E mesmo profissões mais burocráticas ou técnicas exigem de seus profissionais de alto rendimento uma perfeita ortografia e textos auto-explicativos, e com clareza. 

Leia sempre que puder em voz alta

Uma das técnicas mais produtivas para aquisição de palavras e domínio da comunicação verbal é a leitura em voz alta. 

Essa técnica lhe dá mais elementos para que você consiga se comunicar oralmente bem, consiga ser bem entendido pelas pessoas, seja na vida pessoal, seja em reuniões de trabalho. 

A leitura em voz alta permite que você adquira novas palavras e novos termos, além de novos significados para as coisas.

Converse mais, com diferentes pessoas e de diferentes perfis

A comunicação verbal acontece basicamente quando você conversa com outras pessoas. Por isso exercite muito a conversa com outras pessoas, mas principalmente, busque exercitar conversas com pessoas diferentes de você. 

Quando você só se comunica com pessoas que pensam exatamente como você, ou que possui as mesmas características lingüísticas, você acaba não agregando muito.

Busque o contraditório, procure pessoas que gostem de debater e sempre entenda cada discussão ou debate que você entrar como uma oportunidade de ganhar experiência, enriquecer seu vocabulário, semântico e verbal, e de ganhar qualidades para colocar em prática no futuro profissional.

Busque memorizar palavras, textos, conversas, músicas e filmes

Uma das atividades que mais enriquecem a vida de alguém que pretende desenvolver a inteligência linguística é a de buscar memorizar tudo que for possível. Quando você memoriza, você guarda em segurança novas informações, conhecimentos, histórias e experiências ricas. 

Busque memorizar palavras novas, termos novos, frases novas, partes de poemas, de livros, de filmes, procure memorizar nomes de cantores, atores, cientistas, escritores, advogados, todos os tipos de profissionais possíveis.

Quanto mais você conseguir memorizar, mais rico será seu arsenal lingüístico, de palavras e conhecimentos, que você usará em seu trabalho, em sua vida acadêmica e em sua vida pessoal também.

Aprenda um novo idioma 

Aprender uma nova língua é uma experiência única, seja do ponto de vista profissional e acadêmico, pois vai te abrir muitas portas, seja do ponto de vista pessoal, pois uma nova língua traz também elementos de uma nova cultura, com novos comportamentos, costumes e isso enriquece muito a vida.

Para quem deseja desenvolver a inteligência linguística, conhecer um novo idioma é uma das atividades mais completas e ricas, que te faz desenvolver a comunicação verbal, escrita, te faz enriquecer o vocabulário, entender novas culturas e conhecer novos costumes.

Consuma cultura

Em uma visão mais geral: consuma tudo quanto for arte, de música, até dança ou artes plásticas. Veja filmes, séries e novelas, e tente analisar os elementos que compõem seus roteiros, os personagens e tudo o mais.

Exercite o poder de crítica e de entendimento, que assim você enriquece sua bagagem linguística.

Conclusão

Vimos aqui que você pode não ser uma pessoa das mais criativas, e ainda assim ser inteligente. Isso porque não existe uma única referência para se definir a inteligência de uma pessoa.

Segundo Gardner, podemos ser inteligentes de diferentes formas, e uma delas é possuindo a inteligência linguística, que foca em todos os elementos da comunicação e da linguagem.

Dominar a arte de se comunicar é um grande fator de sucesso no mercado de trabalho, e por isso deve ser exercitado todos os dias.

E você, se acha possuidor de inteligência linguística?

Leia outros conteúdos como este em nosso blog.

Newsletter

Assine e receba conteúdos no seu e-mail.

Por favor aguarde...

Thumb Thumb

Obrigado por assinar nossa newsletter. Em breve você receberá conteúdos exclusivos no seu e-mail.

Voltar

Post relacionados