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Você com certeza já se deparou com um texto acadêmico ou publicitário que foi produzido a partir de estudos de caso. O termo, muito mais comum do que imaginamos, é um dos métodos de pesquisa mais populares que temos.
Neste artigo vamos conhecer o seu significado, e compreender por que este método é um dos que apresenta mais vantagens científicas para quem desenvolve.
Conheceremos exemplos de cases e ainda vamos apresentar um passo a passo para você implementar a metodologia de estudo de caso em seu trabalho acadêmico ou em qualquer outra situação pertinente.
Mas vamos começar com a pergunta básica:
Estudo de caso é um método de pesquisa que busca detalhar ao máximo um argumento a partir de uma análise mais minuciosa sobre um objeto somente, que pode ser uma empresa, uma marca, uma instituição, uma comunidade, um indivíduo, dentre outras possibilidades.
Conseguiu entender?
Vamos esclarecer mais.
Podemos imaginar um artigo científico que aborda o sucesso que escolas que promovem a educação em tempo integral possuem no sistema educacional. Para confirmar o argumento inicial, o artigo se debruçou sobre a Escola X, que oferece o modelo de educação em tempo integral.
O artigo detalhou todas as ações, números, estatísticas e tudo o mais que esta escola possui. Portanto, foi feito um estudo de caso a partir da experiência da Escola X e o seu trabalho de educação em tempo integral.
Ficou mais claro, não é verdade?
Como já dissemos, o estudo de caso é muito mais comum e popular do que imaginamos, e erra quem acredita que é uma metodologia nova de pesquisa.
Ela sempre foi muito usada no mundo acadêmico, sobretudo nas áreas de ciências humanas e de saúde, mas também é muito utilizada no marketing, como peça que ajuda na captação de clientes a partir da experiência relatada por outros.