+55 (44) 9 9846-8412

Educação min

Estudos de Caso: Conceitos, Vantagens, Exemplos e Manual para Fazer o Seu

Você com certeza já se deparou com um texto acadêmico ou publicitário que foi produzido a partir de estudos de caso. O termo, muito mais comum do que imaginamos, é um dos métodos de pesquisa mais populares que temos.

Neste artigo vamos conhecer o seu significado, e compreender por que este método é um dos que apresenta mais vantagens científicas para quem desenvolve. 

Conheceremos exemplos de cases e ainda vamos apresentar um passo a passo para você implementar a metodologia de estudo de caso em seu trabalho acadêmico ou em qualquer outra situação pertinente.

Mas vamos começar com a pergunta básica:

O que são estudos de caso?

Estudo de caso é um método de pesquisa que busca detalhar ao máximo um argumento a partir de uma análise mais minuciosa sobre um objeto somente, que pode ser uma empresa, uma marca, uma instituição, uma comunidade, um indivíduo, dentre outras possibilidades.

Conseguiu entender?

Vamos esclarecer mais.

Podemos imaginar um artigo científico que aborda o sucesso que escolas que promovem a educação em tempo integral possuem no sistema educacional. Para confirmar o argumento inicial, o artigo se debruçou sobre a Escola X, que oferece o modelo de educação em tempo integral.

O artigo detalhou todas as ações, números, estatísticas e tudo o mais que esta escola possui. Portanto, foi feito um estudo de caso a partir da experiência da Escola X e o seu trabalho de educação em tempo integral.

Ficou mais claro, não é verdade?

Como já dissemos, o estudo de caso é muito mais comum e popular do que imaginamos, e erra quem acredita que é uma metodologia nova de pesquisa. 

Ela sempre foi muito usada no mundo acadêmico, sobretudo nas áreas de ciências humanas e de saúde, mas também é muito utilizada no marketing, como peça que ajuda na captação de clientes a partir da experiência relatada por outros.

Qual o objetivo do estudo de caso?

Quando pensamos no objetivo que um estudo de caso possui, podemos logo afirmar que sua função é referendar um estudo ou texto publicitário a partir de uma experiência isolada, mas desenvolvida com minúcia.

Seu objetivo também pode variar, a depender de quem esteja usando.

No universo acadêmico, o estudo de caso é quase que uma regra para trabalhos de conclusão de curso, ou pós-graduação. 

O caso ajuda a confirmar o argumento iniciado no trabalho acadêmico e passa a servir de parâmetro para futuras pesquisas na área.

O estudo de caso também pode ser trabalhado com foco em inovação e gestão, quando é solicitado, por exemplo, um case sobre a empresa X, que é referência no mercado de planos de saúde para jovens adultos. 

A partir do caso, é possível que uma empresa semelhante observe e analise as práticas de sucesso da referência nesse segmento e reproduza-as no seu dia a dia.

Quais as vantagens em se produzir um estudo de caso?

Você já deve ter percebido que a metodologia do estudo de caso tem algumas vantagens bem aparentes, como a replicação de um modelo para diversas áreas do mercado.

Mas não é somente esta vantagem. Vamos conhecer as principais:

Conhecimento aprofundado e abrangente sobre um caso

Quando numa pesquisa ou num material publicitário o autor se utiliza de estudo de caso, podemos esperar por um documento que apresenta um conhecimento muito rico, aprofundado e detalhado sobre uma experiência específica. 

Pode ser o dia a dia de uma empresa de automóveis, ou a estrutura de um hospital que é considerado a grande referência do setor em seu estado. Ou sobre o ensino de matemática voltado para o público da terceira idade.

As possibilidades são muitas e cada um destes cases tende a oferecer muitos conteúdos para quem for consumir este trabalho.

Aperfeiçoar serviços a partir de case   

Muitas empresas se utilizam de pesquisas sobre estudo de caso para promover melhoras em seu negócio e aperfeiçoar seus serviços e produtos.

Isso acontece normalmente quando ela investe em uma pesquisa detalhada a partir do estudo de caso da principal marca de seu segmento na cidade, estado ou país. 

Com os resultados, você poderá entender como funciona toda a estrutura ou dinâmica de uma empresa que é bem sucedida e poderá usar os resultados para comparar com os métodos de trabalho desenvolvidos no seu negócio. 

Conceder autoridade sobre um assunto determinado

Imagina que você possui uma empresa que produz pastas de dente e ela utiliza uma nova composição que se acredita ser a mais moderna, ou mais saudável, ou mais eficiente.

Você pode trabalhar em estudo de caso para provar que seu produto é de fato diferenciado, apresentando todos os benefícios divulgados e detalhando-os. 

Este case poderá ajudar seu produto a ganhar credibilidade no mercado, aumentando autoridade e virando referência sobre o tema.

Validação de teorias

Os estudos de casos são muito úteis para que se valide ou não uma teoria ou hipótese. Isso acontece ao empregar a teoria ou hipótese ao estudo de caso real, podendo validar o argumento.

Exemplos de estudos de casos

Agora que já sabemos os fundamentos teóricos do estudo de caso, vamos buscar entender melhor a partir de exemplos mais práticos.

Estudo de caso na área de negócios

Temos uma empresa especializada em escovas de dente, que sempre foi líder de mercado, mas com o surgimento de outras concorrentes, ela acabou perdendo espaço e diminuiu tanto o faturamento quanto o lucro.

Por que este faturamento despencou? Será que foi pela concorrência, que passou a comercializar produtos semelhantes?

Pensando neste cenário, a empresa buscou desenvolver um produto diferenciado, que não existia nas concorrentes. E assim criou uma série de escovas direcionada ao público infantil, nascendo assim a linha infantil de escovas de dentes, com um design que agrada crianças e com características que agradavam os pais.

A empresa voltou a ganhar mercado, consolidou a liderança no setor e duplicou o faturamento e o lucro.

E este acabou se tornando um estudo de caso, ou seja, podemos considerar que a empresa perdeu mercado com o surgimento de produtos semelhantes criados pelas concorrências, e que depois de uma mudança de direção e a criação de um produto diferenciado, ela voltou a ser a líder do setor.

Estudo de caso na educação

Vamos imaginar que enquanto as escolas da grande maioria das cidades do Paraná têm índices de aprovação abaixo da média nacional, uma cidade específica, não só possui índices satisfatórios, como ainda apresenta uma das maiores médias nacionais.

Mas por que temos essa situação apresentada, onde uma cidade apenas possui índices tão diferentes da grande maioria?

A partir destes números é possível construir um argumento afirmando que o investimento em salários de professores e na estrutura física das escolas são os responsáveis por estes índices acima da média nesta cidade.

Mas este argumento precisa ser posto à prova.

E como estudo de caso, a pesquisa vai detalhar a estrutura e o funcionamento das três principais escolas da cidade.

Este é um estudo que veio comprovar que de fato o investimento em salários diferenciados dos professores aliados a um projeto que valoriza a estrutura física das escolas, oferecendo salas modernas, laboratórios e tudo o mais, fizeram com que as escolas da cidade tivessem índices muito maiores de aprovação se comparados às outras cidades que não possuem esse diferencial.

Manual para Fazer o Seu estudo de caso

Vamos conhecer agora um passo a passo para desenvolver um modelo de estudo de caso.

Identificar um problema é o passo inicial

Se lembrarmos de nossos exemplos, tanto com a empresa de escovas quanto dos índices de aprovação dos estudantes, temos em ambos os casos dois problemas para serem resolvidos: por que uma cidade tem índices tão diferentes da maioria? E por que a empresa de escovas perdeu grande parte de suas receitas.  

Ou seja, é preciso identificar o elemento que dará o ponto de partida em seu estudo de caso. 

Essa situação-problema normalmente acontece a partir da pergunta: por que ou como determinado fenômeno ocorre?

Identifique as particularidades de seu estudo de caso

Vamos imaginar que a sua empresa esteja buscando uma forma de aumentar as vendas de um determinado produto e para isso a metodologia escolhida para a divulgação será a de estudo de caso.

Neste caso toda a dinâmica será diferente das apresentadas até aqui. Você precisará, por exemplo, pensar no cliente ideal, aquele que já consumiu o seu produto e teve um grau de satisfação máximo.

Ele será o seu estudo de caso. Você precisará fazer as perguntas certas para ele, para identificar as maneiras que seu produto o ajudou a resolver um problema e como antes de seu produto a vida daquele cliente era menos completa.

Com isso, as pessoas perceberão que um produto da sua empresa teve um efeito considerável na vida de uma pessoa que estava demandando deste tipo de produto que você comercializa.

Percebeu que dependendo do objetivo a estrutura do estudo de caso pode mudar completamente?

Faça a coleta de dados

Já sabe qual o seu problema? Então o passo seguinte é coletar todos os dados necessários para confirmar ou não um argumento ou teoria ou hipótese.

Um estudo de caso precisa adentrar profundamente naquele tema específico. Podemos nos lembrar novamente do caso das escolas com índices acima da média de aprovação.

Para que o estudo de caso fosse validado foi preciso coletar todos os dados possíveis do projeto pedagógico, da situação financeira, da questão salarial, das atividades extras, da relação com a comunidade. Foi preciso detalhar ao máximo para que os resultados de fato apresentassem validade.

Análise e conclusão dos dados coletados

Não adianta nada possuir milhares de dados e informações se não houver pessoas qualificadas para interpretar os dados e entender que aquelas informações representam a validação ou não de uma hipótese.

Conclusão

Hoje conhecemos tudo sobre a metodologia do estudo de caso, que é muito comum dentro do universo acadêmico, mas que também pode e deve ser utilizada para alavancar negócios, ganhar autoridade ou melhorar a gestão.

E você, já conhecia esse termo? Já utilizou alguma vez o estudo de caso profissionalmente? Nos conte. Acesse outros conteúdos como este em nosso blog.

Newsletter

Assine e receba conteúdos no seu e-mail.

Por favor aguarde...

Thumb Thumb

Obrigado por assinar nossa newsletter. Em breve você receberá conteúdos exclusivos no seu e-mail.

Voltar

Post relacionados