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Educação 12 min

Equidade na Educação: O que é? Quais Vantagens na Aprendizagem?

Um dos termos que caminha lado a lado com a educação inclusiva é a equidade. Um projeto de inclusão na escola demanda um trabalho bem construído e planejado de igualdade, mas, sobretudo de equidade, que vai proporcionar que cada aluno tenha a sua jornada pedagógica baseada em direitos iguais e justiça social.

Neste artigo vamos conhecer o significado da ideia de equidade na educação, desde o seu conceito mais direto, até os modos como podemos refletir em um projeto pedagógico. 

Vamos também conhecer todas as vantagens que um modelo de ensino e aprendizado baseado em equidade proporciona para todos os envolvidos no processo.     

O que é equidade na educação?

Ter um projeto de educação baseado na ideia de equidade envolve entender as necessidades diversas de cada aluno ou grupo de alunos, e proporcionar experiências diferentes para cada um, como forma de criar um ambiente justo para todos.

Isso significa o que? 

Numa escola significa que todos os alunos são seres únicos, com demandas distintas e comportamentos e perfis particulares. Quando se cria um modelo pedagógico padrão baseado em igualdade de condições você pode reproduzir uma situação injusta, já que o modelo padrão pode servir para uns e não para outros.

Ou seja, a equidade na educação busca justiça social, busca encontrar as maneiras corretas de contemplar as necessidades de cada aluno ou cada grupo de alunos levando em conta as particularidades deles.

Assim, oferecer uma experiência pedagógica baseada em equidade é diferente de proporcionar um sistema de ensino e aprendizado com base na ideia de igualdade, que pressupõe uma jornada padronizada para todos.

O que acaba gerando aquela máxima de questionar a legitimidade da palavra igualdade no ambiente educacional: tratar todos de forma igual num ambiente desigual não gera igualdade de condições.

Equidade x igualdade

Já que falamos sobre a equidade, vamos começar a definir a igualdade, que pode ser entendida com base no princípio da universalidade, ou seja, na ideia de que todos devem ser regidos pelo mesmo conjunto de regras, e devem possuir também os mesmos direitos e deveres.

Esse princípio não gera tanta discussão na sociedade, mas à medida que os debates sobre a importância de uma jornada cada vez mais personalizada no aprendizado ganha espaço uma reflexão sobre a validade de jornadas pedagógicas iguais aumenta. 

Assim uma jornada pedagógica baseada em igualdade não contempla as necessidades diferentes de cada aluno ou grupo de alunos.

E por quê? 

Porque um sistema de ensino baseado em igualdade pressupõe que somos todos iguais e por isso as regras, ações e práticas devem ser todas iguais.

Um sistema de ensino baseado em equidade promove a ideia de que somos diferentes, não somos iguais, e por isso, medidas iguais só irão reproduzir desigualdade de condições, gerando injustiça social e educacional.

É preciso então que uma escola ofereça as condições necessárias para que cada grupo de alunos ou cada aluno consiga ter uma jornada pedagógica satisfatória, produtiva, rica e que contemple todas as demandas necessárias.

A importância da equidade na educação

Uma escola que reconhece a pluralidade de seus alunos caminha a passos largos para um projeto baseado em equidade.

É muito importante que a escola seja um ambiente que gere justiça social, sobretudo. 

É preciso que ela seja o elemento que vai proporcionar ao aluno uma experiência de aprendizado completa, que atenda às suas demandas particulares, que são diferentes das demandas de seus colegas.

Assim, é muito importante que a escola construa um projeto que seja comum a todos, dentro do conceito de igualdade, mas que consiga adequar essa proposta ao desenvolvimento individual, atendendo às diferenças existentes entre alunos e grupos de alunos.

Uma escola precisa construir um projeto de educação baseada no conceito de igualdade, ou seja, todos os alunos são importantes de forma igual, mas também levando em conta a ideia de equidade, ou seja, as práticas necessárias para atender a demanda de um aluno podem ser diferentes das práticas para atender outro aluno.  

Equidade na educação e as vantagens na aprendizagem

Um ambiente escolar que tem base na ideia de equidade acaba naturalmente sendo um ambiente mais inclusivo, com mais chances de contemplar a todos, independente das diferenças existentes entre as pessoas.

Uma escola que desenvolve a ideia de equidade acaba produzindo uma experiência pedagógica de diversidade, gerando um grande benefício para todos os envolvidos, que é a tolerância pelo que é diferente.

Somos todos iguais perante as leis, mas somos diferentes, com necessidades diferentes, e é preciso que o ambiente escolar entenda este quadro e desenvolva ações e práticas pedagógicas que contemplem todos.

Podemos pensar em outras vantagens na aprendizagem que o modelo de equidade na educação proporciona:

Reforça os valores da escola

Um projeto de ensino sempre é consequência dos valores que os gestores possuem acerca do mundo. 

Desenvolver um projeto de equidade na educação, com práticas que visam oferecer uma experiência de educação justa para todos os alunos, mesmo que seja por caminhos diferentes, potencializa os valores de equidade, diversidade e justiça social da escola.

Proporciona um ambiente de diversidade

Um ambiente escolar que busca atender diferentes demandas com diferentes maneiras e práticas pedagógicas tende a ser um espaço de inclusão, e com maior diversidade. 

Um ambiente educacional com diversidade proporciona uma experiência muito mais rica e produtiva para o aluno, que aprende conceitos como tolerância, empatia e cooperação de forma prática no dia a dia.

Potencializa o conhecimento e a jornada de aprendizado

Uma das maiores vantagens que um modelo de educação baseado na ideia de equidade gera é a personalização da jornada pedagógica do aluno ou de grupos de alunos.

Uma escola que entende que há caminhos diferentes para que seus estudantes aprendam e adquiram conhecimentos diversos está muito à frente das outras que promovem uma educação com foco em igualdade e universalidade da experiência pedagógica.

Um processo de ensino que enxerga as individualidades de seus alunos tem muito mais chance de ser completo, e de proporcionar um aprendizado aperfeiçoado.

Promove a empatia e a tolerância em seu ambiente

Um ambiente escolar que incentiva a equidade, ou seja, a justiça social dentro da escola, certamente será um espaço mais apropriado para que os alunos desenvolvam sentimentos e comportamentos de empatia, cooperação, tolerância e respeito. Possuir um corpo docente e discente com estas características melhora muito a experiência pedagógica da escola e gera melhores índices educacionais.

Como apoiar a equidade na sala de aula

Podemos destacar diversas maneiras para uma escola apoiar a ideia de equidade na educação:

  • É preciso que a escola valorize a experiência pedagógica de cada aluno e se certifique que o aluno é o elemento central e mais importante de todo o processo de ensino e aprendizagem. É preciso que a escola estimule o protagonismo do aluno no ambiente escolar e faça-o perceber que ele é o protagonista de sua jornada de aprendizado.

  • É preciso que a escola valorize a diversidade social, levando em consideração todas as individualidades, seja de aluno, seja de um grupo de alunos. É preciso construir um espaço de inclusão baseado na ideia de diversidade.

  • É preciso que a escola contribua para que a sociedade gere políticas de inclusão social e educacional, além de um sistema de ensino que busca a justiça social e a equidade, contemplando todos os públicos, seja ele com necessidades especiais ou não. 

  • É preciso que a escola não promova experiências de exclusão ou de limitação, pois práticas que geram desigualdades sociais e educacionais acabam criando experiências negativas e traumáticas para os alunos.

  • É preciso que a escola valorize todas as diferenças existentes em seu ambiente, como diferenças étnicas, sociais e culturais, promovendo e orientando todos dentro de um modelo de ensino baseado na equidade.

  • É preciso que a escola apoie todos os seus estudantes, e encontre soluções junto com eles para as suas limitações, sejam físicas, cognitivas ou de qualquer outra ordem.

  • É preciso que a escola sempre promova melhoras em seu projeto pedagógico, buscando sempre envolver estudantes, famílias, profissionais docentes e não docentes e agentes das comunidades na elaboração de conceitos, atividades e metas.

Conclusão 

Vimos aqui que o conceito de equidade na educação visa garantir experiências de aprendizado diferentes para alunos diferentes, mas que no fim das contas promova o mesmo resultado pedagógico.

A ideia de equidade, que é diferente de igualdade, prega justamente isso, tratar todos de forma justa e entendendo que eles são diferentes e possuem necessidades diferentes.

Uma escola que reproduz ideias de equidade caminha a passos largos para ser considerada um exemplo de inclusão educacional, o que só auxilia no processo de evolução da educação no Brasil e no mundo.

Você já tinha algum conhecimento sobre a equidade na educação? Conte-nos 

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