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Curadoria de conteúdo: O que é? Quais benefícios? Por que fazer?

Uma das principais estratégias do marketing digital relaciona-se com a produção e o compartilhamento de conteúdos que agreguem valor para uma marca ou empresa, que consiga fidelizar clientes e que gere engajamento do público. Neste sentido, tão importante quanto criar conteúdos originais é separar o que existe na internet e compartilhar com os seus seguidores. Isso se faz através de um trabalho de curadoria de conteúdo.


Neste artigo vamos conhecer o trabalho de uma curadoria de conteúdo, o que significa na teoria e na prática, quais os benefícios que o trabalho de curadoria gera para uma marca e para os clientes, e vamos responder uma questão bem direta: por que fazer curadoria de conteúdos para a sua empresa?

O que é curadoria de conteúdo

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A área de marketing de conteúdo é dividida entre duas vertentes bem definidas: a criação de conteúdo e a curadoria de conteúdo. Ambas são bem importantes para a gestão estratégica de uma marca, mas enquanto o trabalho de criar seu conteúdo segue uma linha bem definida, a curadoria acaba demandando uma série de estudos e pesquisas, além de muita atenção e responsabilidade.


Mas respondendo propriamente a pergunta o que é uma curadoria de conteúdo, podemos defini-la como uma série de estratégias para buscar materiais e conteúdos interessantes e relevantes para que a sua marca compartilhe com o seu público, gerando informação útil, engajamento, reflexões, e principalmente, que agregue valor para quem compartilha e para quem recebe.


Podemos definir como um trabalho estratégico de pesquisa, seleção, adaptação e compartilhamento de materiais que dialogue com o seu produto, com a sua marca, com a sua causa, e que seja relevante para um público já pré-definido.


Criação x curadoria de conteúdo

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Há duas vertentes bem claras na área de marketing de conteúdo, e é preciso entender que elas são bem distintas uma da outra. 


Enquanto que quem trabalha com criação de conteúdo produz materiais originais e já direcionados para uma marca, a curadoria pesquisa, separa e adapta materiais já existentes e que de alguma forma representa a forma de pensar daquela marca, ou expresse algum valor similar, ou simplesmente gere uma informação útil para quem receber aquela informação.


Podemos entender a curadoria de conteúdo como um processo estratégico de releitura de um material, que deve ser compartilhado dando os devidos créditos da fonte do conteúdo, e também deve adicionar elementos ao foco daquele material.


Há de se destacar que o trabalho de curadoria pode e até deve ser complementar ao processo de criação de conteúdo, e a junção de ambas as técnicas tende a garantir resultados ainda melhores para uma empresa, uma marca, ou uma ação definida.


Quais benefícios da curadoria de conteúdo? 

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Podemos pensar em muitas vantagens para quem opta por trabalhar com curadoria de conteúdo.


  • Aumenta o engajamento de seu público

É muito mais desafiador para uma marca publicar somente conteúdos próprios em uma escala mais regular e intensa. Em algum momento haverá escassez de tópicos. 


Nesse sentido a curadoria de conteúdo tende a ser uma ótima opção para publicar materiais e conteúdos relevantes, atuais, que estejam já sendo debatidos e que também gerem engajamento. 


Evidente que estes materiais devem dialogar com o seu nicho, com os seus valores e com todo o projeto estratégico da marca.


  • Complementa a estratégia de marketing e de comunicação

A sua empresa possui um planejamento com a produção de conteúdos próprios, mas estes não são suficientes para alimentar todos os seus canais de comunicação. 


Desta forma a curadoria de conteúdo vai te ajudar a complementar este trabalho, integrando o conteúdo próprio com os materiais escolhidos para agregar valor para a marca.


  • Gera recomendações de terceiros

Pensando no trabalho de SEO e de aumento de tráfego, a curadoria de conteúdo tende e gerar um efeito benéfico para os canais de sua marca, afinal de contas, se você sugere conteúdos de terceiros, é mais que natural que estes retribuem e em algum momento surgiram também os seus conteúdos ou uma visita para conhecer a sua marca ou empresa.


  • Mantém uma frequência regular de publicações

A curadoria de conteúdo quando bem feita vai conseguir gerar materiais para publicação diária nas suas redes de comunicação.

 

Essa frequência regular é um dos pilares para o crescimento de seus canais de comunicação, para o aumento de engajamento e para o sucesso de um produto, de uma ação, ou de sua marca como um todo.


  • Melhora o SEO

Falamos alto na melhora de SEO. Mas o que existe de fato é que ao gerar bons conteúdos de terceiros, e fazer todo o processo correto, com divulgação da fonte e com o link para o conteúdo original, você já passa a ser visto pelos mecanismos de buscas como um site exemplar. E este comportamento acaba gerando um efeito cascata, pois os outros sites farão o mesmo com seus canais, e isso vai gerar uma melhora em todo o SEO de seus canais.


  • Gera economia de custos

Investir somente em criação de conteúdo demanda um investimento muito grande, e a curadoria de conteúdo acaba minimizando esse investimento e diminuindo os custos de todo o projeto de marketing de conteúdo da empresa.

Por que investir em curadoria de conteúdo?

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A curadoria de conteúdo possui algumas funcionalidades bem produtivas, dentre elas descobrir bons conteúdos para gerar conhecimento em aulas, cursos online e objetos educacionais, e separar materiais para auxiliar no projeto de marketing digital de uma marca.


Assim, investir em curadoria de conteúdo vai gerar conteúdos relevantes, estratégicos e eficientes no projeto, seja de cunho educacional, seja de cunho publicitário.


Investir em curadoria de conteúdo ajuda a criar ou consolidar um projeto estratégico de comunicação e marketing digital de uma empresa, gerando conhecimento e bons conteúdos para o público e expressando de uma forma menos direta os valores da empresa.


Como praticar a curadoria de conteúdo?

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Para colocar em prática o trabalho de curadoria de conteúdo é preciso seguir alguns passos.


  • Pesquisa

O passo inicial de qualquer trabalho de curadoria de conteúdo é a pesquisa. Esteja completamente ‘antenado’ com o que acontece no mundo, nas redes sociais, nos principais sites de notícias, nos canais de influenciadores e em todos os espaços que gerem conteúdos relevantes.


  • Contextualização e adaptação

Na segunda parte do processo é necessário você entender as camadas que aquele conteúdo oferece e a partir de então criar o diálogo que este conteúdo fará com os valores de sua marca, de sua empresa ou de sua ação específica. Esse trabalho demanda muito conhecimento e responsabilidade, afinal de contas, você está trabalhando com materiais produzidos por terceiros, e é muito importante que haja uma relação de respeito com os conteúdos alheios.


  • Compartilhamento

Parte final do processo de curadoria, o compartilhamento precisa ser realizado também de modo planejado e estratégico. Quais conteúdos irão para quais redes de comunicação? Esta resposta precisa ser bem definida e deve-se usar todos os canais da marca para gerar conteúdos para todos os seus públicos.

Ferramentas para realizar curadoria de conteúdo

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São diversas as ferramentas que podemos utilizar para colocar a curadoria de conteúdo em prática.


  • Rede sociais

As redes sociais se transformaram nas principais fontes de conteúdos estratégicos de empresas e marcas. A quantidade de conteúdos criados e gerados pelas principais redes sociais (Facebook, Twitter, Tik Tok e Instagram) impressionam e podem alimentar os canais de uma empresa de forma constante por muito tempo.


Nos casos das redes sociais é fundamental, além de dar o crédito, contextualizar as informações e adicionar elementos aos conteúdos, gerando novos conteúdos em cima de um conteúdo já criado. 


  • Sites de notícias e portais de entretenimento

A comunicação é também uma fonte de conhecimento para seu trabalho de curadoria de conteúdo e é também uma fonte de conhecimento para os leitores e clientes de sua empresa. Em casos de sites de notícias, a principal sugestão é oferecer os créditos para os produtores de conteúdo.


Curadoria de conteúdo + criação de conteúdo

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Já falamos mais acima que os dois termos são distintos e que até se complementam.


De fato, para uma empresa que deseja ter um projeto eficiente de comunicação e marketing digital, um trabalho conjunto de criação e curadoria de conteúdo vão oferecer muito mais chances da marca ser bem sucedida.


Investir em criação de conteúdo planejado para alimentar os seus canais de comunicação e de vendas, além de investir muito em um trabalho estratégico de curadoria de conteúdo vão proporcionar para a sua empresa um contexto muito mais fértil para que ela tenha sucesso.

Conclusão

Entender a importância de um bom trabalho de curadoria de conteúdo é papel do responsável pelo marketing de uma marca ou então o responsável estratégico pelo planejamento de uma empresa. 


Sendo ele quem for, é fundamental que ele entenda que conhecimento, informação e bons conteúdos são a chave para que uma empresa gere bons materiais e ganhe dividendos com isso.


Investir em curadoria é investir em conhecimento, em pesquisa, em adequação de um material para ser posto ao lado de sua marca, com seus princípios.

E você, já conhecia a curadoria de conteúdo? Já investiu seu dinheiro neste trabalho?


Leia outros conteúdos como este em nosso blog. Até a próxima batalha.

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