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Curadoria de conteúdo: O que é? Quais benefícios? Por que fazer?

Uma das principais estratégias do marketing digital relaciona-se com a produção e o compartilhamento de conteúdos que agreguem valor para uma marca ou empresa, que consiga fidelizar clientes e que gere engajamento do público. Neste sentido, tão importante quanto criar conteúdos originais é separar o que existe na internet e compartilhar com os seus seguidores. Isso se faz através de um trabalho de curadoria de conteúdo.

Neste artigo vamos conhecer o trabalho de uma curadoria de conteúdo, o que significa na teoria e na prática, quais os benefícios que o trabalho de curadoria gera para uma marca e para os clientes, e vamos responder uma questão bem direta: por que fazer curadoria de conteúdos para a sua empresa?

O que é curadoria de conteúdo

A área de marketing de conteúdo é dividida entre duas vertentes bem definidas: a criação de conteúdo e a curadoria de conteúdo. Ambas são bem importantes para a gestão estratégica de uma marca, mas enquanto o trabalho de criar seu conteúdo segue uma linha bem definida, a curadoria acaba demandando uma série de estudos e pesquisas, além de muita atenção e responsabilidade.

Mas respondendo propriamente a pergunta o que é uma curadoria de conteúdo, podemos defini-la como uma série de estratégias para buscar materiais e conteúdos interessantes e relevantes para que a sua marca compartilhe com o seu público, gerando informação útil, engajamento, reflexões, e principalmente, que agregue valor para quem compartilha e para quem recebe.

Podemos definir como um trabalho estratégico de pesquisa, seleção, adaptação e compartilhamento de materiais que dialogue com o seu produto, com a sua marca, com a sua causa, e que seja relevante para um público já pré-definido.

Criação x curadoria de conteúdo

Há duas vertentes bem claras na área de marketing de conteúdo, e é preciso entender que elas são bem distintas uma da outra. 

Enquanto que quem trabalha com criação de conteúdo produz materiais originais e já direcionados para uma marca, a curadoria pesquisa, separa e adapta materiais já existentes e que de alguma forma representa a forma de pensar daquela marca, ou expresse algum valor similar, ou simplesmente gere uma informação útil para quem receber aquela informação.

Podemos entender a curadoria de conteúdo como um processo estratégico de releitura de um material, que deve ser compartilhado dando os devidos créditos da fonte do conteúdo, e também deve adicionar elementos ao foco daquele material.

Há de se destacar que o trabalho de curadoria pode e até deve ser complementar ao processo de criação de conteúdo, e a junção de ambas as técnicas tende a garantir resultados ainda melhores para uma empresa, uma marca, ou uma ação definida.

Quais benefícios da curadoria de conteúdo? 

Podemos pensar em muitas vantagens para quem opta por trabalhar com curadoria de conteúdo.

  • Aumenta o engajamento de seu público

É muito mais desafiador para uma marca publicar somente conteúdos próprios em uma escala mais regular e intensa. Em algum momento haverá escassez de tópicos. 

Nesse sentido a curadoria de conteúdo tende a ser uma ótima opção para publicar materiais e conteúdos relevantes, atuais, que estejam já sendo debatidos e que também gerem engajamento. 

Evidente que estes materiais devem dialogar com o seu nicho, com os seus valores e com todo o projeto estratégico da marca.

  • Complementa a estratégia de marketing e de comunicação

A sua empresa possui um planejamento com a produção de conteúdos próprios, mas estes não são suficientes para alimentar todos os seus canais de comunicação. 

Desta forma a curadoria de conteúdo vai te ajudar a complementar este trabalho, integrando o conteúdo próprio com os materiais escolhidos para agregar valor para a marca.

  • Gera recomendações de terceiros

Pensando no trabalho de SEO e de aumento de tráfego, a curadoria de conteúdo tende e gerar um efeito benéfico para os canais de sua marca, afinal de contas, se você sugere conteúdos de terceiros, é mais que natural que estes retribuem e em algum momento surgiram também os seus conteúdos ou uma visita para conhecer a sua marca ou empresa.

  • Mantém uma frequência regular de publicações

A curadoria de conteúdo quando bem feita vai conseguir gerar materiais para publicação diária nas suas redes de comunicação.

 

Essa frequência regular é um dos pilares para o crescimento de seus canais de comunicação, para o aumento de engajamento e para o sucesso de um produto, de uma ação, ou de sua marca como um todo.

  • Melhora o SEO

Falamos alto na melhora de SEO. Mas o que existe de fato é que ao gerar bons conteúdos de terceiros, e fazer todo o processo correto, com divulgação da fonte e com o link para o conteúdo original, você já passa a ser visto pelos mecanismos de buscas como um site exemplar. E este comportamento acaba gerando um efeito cascata, pois os outros sites farão o mesmo com seus canais, e isso vai gerar uma melhora em todo o SEO de seus canais.

  • Gera economia de custos

Investir somente em criação de conteúdo demanda um investimento muito grande, e a curadoria de conteúdo acaba minimizando esse investimento e diminuindo os custos de todo o projeto de marketing de conteúdo da empresa.

Por que investir em curadoria de conteúdo?

A curadoria de conteúdo possui algumas funcionalidades bem produtivas, dentre elas descobrir bons conteúdos para gerar conhecimento em aulas, cursos online e objetos educacionais, e separar materiais para auxiliar no projeto de marketing digital de uma marca.

Assim, investir em curadoria de conteúdo vai gerar conteúdos relevantes, estratégicos e eficientes no projeto, seja de cunho educacional, seja de cunho publicitário.

Investir em curadoria de conteúdo ajuda a criar ou consolidar um projeto estratégico de comunicação e marketing digital de uma empresa, gerando conhecimento e bons conteúdos para o público e expressando de uma forma menos direta os valores da empresa.

Como praticar a curadoria de conteúdo?

Para colocar em prática o trabalho de curadoria de conteúdo é preciso seguir alguns passos.

  • Pesquisa

O passo inicial de qualquer trabalho de curadoria de conteúdo é a pesquisa. Esteja completamente ‘antenado’ com o que acontece no mundo, nas redes sociais, nos principais sites de notícias, nos canais de influenciadores e em todos os espaços que gerem conteúdos relevantes.

  • Contextualização e adaptação

Na segunda parte do processo é necessário você entender as camadas que aquele conteúdo oferece e a partir de então criar o diálogo que este conteúdo fará com os valores de sua marca, de sua empresa ou de sua ação específica. Esse trabalho demanda muito conhecimento e responsabilidade, afinal de contas, você está trabalhando com materiais produzidos por terceiros, e é muito importante que haja uma relação de respeito com os conteúdos alheios.

  • Compartilhamento

Parte final do processo de curadoria, o compartilhamento precisa ser realizado também de modo planejado e estratégico. Quais conteúdos irão para quais redes de comunicação? Esta resposta precisa ser bem definida e deve-se usar todos os canais da marca para gerar conteúdos para todos os seus públicos.

Ferramentas para realizar curadoria de conteúdo

São diversas as ferramentas que podemos utilizar para colocar a curadoria de conteúdo em prática.

  • Rede sociais

As redes sociais se transformaram nas principais fontes de conteúdos estratégicos de empresas e marcas. A quantidade de conteúdos criados e gerados pelas principais redes sociais (Facebook, Twitter, Tik Tok e Instagram) impressionam e podem alimentar os canais de uma empresa de forma constante por muito tempo.

Nos casos das redes sociais é fundamental, além de dar o crédito, contextualizar as informações e adicionar elementos aos conteúdos, gerando novos conteúdos em cima de um conteúdo já criado. 

  • Sites de notícias e portais de entretenimento

A comunicação é também uma fonte de conhecimento para seu trabalho de curadoria de conteúdo e é também uma fonte de conhecimento para os leitores e clientes de sua empresa. Em casos de sites de notícias, a principal sugestão é oferecer os créditos para os produtores de conteúdo.

Curadoria de conteúdo + criação de conteúdo

Já falamos mais acima que os dois termos são distintos e que até se complementam.

De fato, para uma empresa que deseja ter um projeto eficiente de comunicação e marketing digital, um trabalho conjunto de criação e curadoria de conteúdo vão oferecer muito mais chances da marca ser bem sucedida.

Investir em criação de conteúdo planejado para alimentar os seus canais de comunicação e de vendas, além de investir muito em um trabalho estratégico de curadoria de conteúdo vão proporcionar para a sua empresa um contexto muito mais fértil para que ela tenha sucesso.

Conclusão

Entender a importância de um bom trabalho de curadoria de conteúdo é papel do responsável pelo marketing de uma marca ou então o responsável estratégico pelo planejamento de uma empresa. 

Sendo ele quem for, é fundamental que ele entenda que conhecimento, informação e bons conteúdos são a chave para que uma empresa gere bons materiais e ganhe dividendos com isso.

Investir em curadoria é investir em conhecimento, em pesquisa, em adequação de um material para ser posto ao lado de sua marca, com seus princípios.

E você, já conhecia a curadoria de conteúdo? Já investiu seu dinheiro neste trabalho?

Leia outros conteúdos como este em nosso blog. Até a próxima batalha.

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