(44) 9 9846 - 8412

Tecnologia

Compartilhar:

Inclusão Digital: O que é? Como preparar sua empresa?

Estamos na era da tecnologia, e quem não se adaptar sofrerá as consequências. Esta frase, que pode ser usada em diversos contextos, ganha ainda mais destaque no campo corporativo, onde empresas que não se atualizaram nestas últimas décadas perderam espaço para seus concorrentes e muitas entraram em falência. 

Dentro deste cenário a inclusão digital tem uma função primordial e é elemento essencial para um negócio prosperar ou não.

Neste artigo vamos entender os conceitos por trás da ideia de inclusão digital, como ela afeta o dia a dia das pessoas e das empresas e como fazer para que o seu negócio esteja preparado para esta nova era que veio para ficar.

O que é inclusão digital

Imagem

A ideia de inclusão digital nasceu nas últimas duas décadas, com a popularização das tecnologias, seja no âmbito pessoal, seja no universo corporativo.

As ferramentas tecnológicas, como computadores, smartphones, tablets, dentre outros, inicialmente foram consumidas somente por públicos minoritários, de alta renda, e mesmo com a popularização ficou restrito a grupos limitados.

A partir deste histórico nasce o conceito de inclusão digital, que sempre buscou tornar as novas tecnologias acessíveis para todas as camadas sociais e econômicas.

Assim, democratizar o acesso a todas as tecnologias da informação e comunicação é uma das premissas principais da inclusão digital, que deve ser objetivos do Estado, do terceiro setor e das empresas.  

Inclusão digital nas empresas

Imagem

Esse universo macro que apresenta a necessidade de inclusão digital para todas as pessoas tem a sua versão corporativa, mas com algumas diferenças. Uma empresa que busca crescer de maneira sólida deve entender que toda a sua equipe, do menor ao maior cargo, precisa de acessibilidade digital

Se no seu negócio somente os gestores e cargos de alta performance têm acesso às principais ferramentas tecnológicas, então é muito provável que a sua empresa precise iniciar um processo de acessibilidade digital, de inclusão digital.

Esse processo pode ser iniciado com treinamentos para que toda a sua equipe possa dominar ferramentas como email, videochamadas, o uso de computadores, softwares, sistemas de informação, dentre vários outros meios tecnológicos essenciais para que uma empresa consiga se desenvolver hoje em dia.

Desta forma podemos conceituar a inclusão digital nas empresas como as ações produzidas para que haja uma democratização das ferramentas tecnológicas entre todos os colaboradores. 

Essa democratização faz parte de uma transformação que as empresas estão passando e que é responsável por pequenas revoluções dentro do universo corporativo. As empresas que não se adequarem aos novos tempos vão perder espaço no mercado, que exige cada vez mais conhecimentos em tecnologia da informação e da comunicação. 

Por que a inclusão digital é importante?

Imagem

É impossível imaginar um negócio prosperar hoje em dia sem o uso diário de tecnologias, como computadores, smartphones, tablets, softwares, sistema de informação, de integração, dentre outras possibilidades.

Assim, a inclusão digital nas empresas tem uma importância ímpar para que seu negócio consiga universalizar todas as suas ações estratégicas, das mais simples às mais complexas. 

Somente com uma equipe que esteja inserida dentro do sistema de tecnologias da empresa que esta poderá crescer e gerar maior produtividade.

Investir no uso de tecnologias para o crescimento exponencial e torná-los acessíveis internamente é a porta de entrada para uma empresa chegar ao sucesso e promover a inclusão digital dentro de sua estrutura.

Benefícios da inclusão digital nas empresas

Imagem

Empresas que investem em inclusão digital, para o seu público interno ou para o público em geral, conseguem resultados muito melhores se comparadas com as que não investem.

Os benefícios, desta forma, são muitos, confira.

Humanização da empresa e da marca

Promover a inclusão digital proporciona a empresa criar e consolidar uma imagem humanizada para os seus colaboradores e para o seu público. 

Ter uma boa imagem gera uma série de benefícios para a marca, como maior credibilidade, engajamento, confiança e por consequência gera mais produtividade e receitas.

Responsabilidade social

Promover a inclusão digital na empresa é uma ação estratégica de forte resultado comercial, mas também é uma estratégia de responsabilidade social que gera ainda mais credibilidade e confiança na marca.

Investir em ações humanizadas, que democratizam as tecnologias dentro e fora do ambiente de trabalho, traz benefícios concretos, como aumento de produtividade, e simbólicos, como maior confiança na marca.

Aumento da produtividade

Ter uma equipe de colaboradores totalmente capacitada e com acesso às ferramentas tecnológicas proporciona à empresa um ambiente de trabalho muito mais produtivo e com chances de gerar ainda mais receitas e diminuir os custos. 

Assim, o investimento em inclusão digital possui retorno seguro a médio e longo prazo para o seu negócio.

Otimização do tempo

Uma empresa que prega a inclusão digital acaba gerando uma otimização de tempo em todos os seus processos. É natural que ao promover a acessibilidade digital entre toda a sua equipe de colaboradores, a empresa crie uma dinâmica de trabalho mais produtiva e eficiente, que vai proporcionar uma melhor gestão do tempo. 

Maior autonomia dos colaboradores

Quando uma empresa desenvolve ações que visam oferecer acessibilidade digital aos seus colaboradores ela está proporcionando que eles adquiram uma autonomia cada vez maior de todos os processos que a empresa desenvolve em seu dia a dia. 

Essa autonomia permite um olhar mais ampliado e aprofundado dos colaboradores frente às demandas contínuas da empresa. Os funcionários acabam tendo uma visão mais apurada de todos os processos que envolvem a dinâmica diária de trabalho.  

Como preparar sua empresa para a inclusão digital?

Imagem

A empresa pode promover a inclusão digital de diversas formas e agora vamos detalhar as principais que irão nortear seu processo nessa nova fase.

Promovendo o acesso a internet

É difícil imaginar que ainda tenhamos pessoas sem acesso à internet. Porém, essa é uma realidade ainda em muitas comunidades no Brasil. 

Assim, é dever de uma empresa que prega inclusão digital promover o acesso à internet para todos os seus colaboradores, por meio do uso de ferramentas tecnológicas da própria empresa. Investir na capacitação tecnológica de seus colaboradores só tende a gerar melhoras nos números da organização. 

Ter uma equipe de funcionários capaz de administrar processos que envolvem internet é imprescindível para que um negócio seja bem sucedido nas suas ações diárias.

Promovendo o acesso a computadores

Ter uma equipe de colaboradores que domine o uso de computadores proporciona uma melhor gestão da produtividade e dos processos do dia a dia.

Oferecer acessibilidade aos seus funcionários traz bons resultados coletivos, já que tende a aperfeiçoar os processos de produção, e gera melhoras pessoais na vida de cada um dos colaboradores atingidos pelo programa de inclusão digital. 

Treinar sua equipe de funcionários sempre que um novo software for implementado na empresa mostra uma preocupação com a inclusão digital, e também mostra uma visão estratégica bem definida e planejada.

Capacitando a equipe em tecnologia

Oferecer treinamentos e capacitações em tecnologia é uma das ações mais estratégicas para que o seu negócio desenvolva a inclusão digital com a sua equipe. 

Essas ações se mostram fundamentais em casos de empresas que trabalham com tecnologias, softwares, equipamentos de automação e tem a sua linha de produção feita através do uso de tecnologias. 

Desta forma, oferecer acessibilidade digital para os seus funcionários significa criar um ambiente mais produtivo para a empresa e para o colaborador também. 

Buscando novas alternativas tecnológicas

Uma empresa precisa sempre estar antenada com o surgimento de novas tecnologias, que todos os dias são criadas ou desenvolvidas para dinamizar os processos dentro das empresas e aumentar a produtividade no ambiente de trabalho. E a partir do momento que os gestores têm acesso a novas tecnologias, o trabalho seguinte é introduzir estas para toda a sua equipe de colaboradores. 

A busca por alternativas tecnológicas para aprimorar os processos deve ser uma regra nas empresas e deve envolver todos os colaboradores, promovendo simultaneamente a acessibilidade digital entre seus funcionários e capacitando a equipe para atender a novas demandas tecnológicas estratégicas do ponto de vista da produção.

Conclusão

Promover a inclusão digital é um dever de todos os grandes atores da sociedade, incluindo governos, terceiro setor e também as empresas. 

Dentro do universo corporativo, investir em acessibilidade digital não é somente uma estratégia social de grande valor, mas é também um planejamento que eleva o status da empresa em termos de competitividade no mercado e faz dela uma marca humanizada com a sua marca sendo ainda mais valorizada por todos.

Investir em inclusão digital, seja em uma grande empresa, seja em uma pequena empresa, gera resultados positivos, do ponto de vista simbólico, com a valorização da marca, e da consolidação de uma relação de confiança com o seu público, e do ponto de vista comercial, com o aumento de produtividade, com o aumento de receitas e diminuição de custos, além da otimização do tempo no ambiente de trabalho.

E você, promove a inclusão digital em seu negócio? Como você lida com este tema tão importante para a empresa, para os colaboradores e para a sociedade? 

Navegue em nosso blog e confira outros conteúdos como este. Até a próxima batalha.

Compartilhar:

Posts Relacionados

Ver Categoria

Receba conteúdos exclusivo no seu e-mail, como notícias, eventos, ofertas e muito mais.

Por favor aguarde...

Obrigado!

Nosso oráculo recebeu sua solicitação. Fique atento para novidades em seu e-mail.

Solicitação Falhou

Nossos corvos não receberam sua requisição Por favor, tente novamente!

Voltar