+55 (44) 9 9181-2171

Tecnologia min

Criatividade e Inovação nas Empresas: Como Promover?

Quais são os pilares de uma empresa de sucesso? Essa é uma daquelas perguntas que valem um milhão de dólares, não é verdade? Podemos pensar em vários fatores, como possuir equipe de alto rendimento ou desenvolver trabalho de gestão eficiente, por exemplo. Entretanto, há um elemento que certamente encontramos nestes e em outros fatores. Estamos falando da criatividade, que aliada à inovação formam uma dupla capaz de transformar qualquer negócio em algo grandioso.

Neste artigo vamos entender o que significa e qual o papel da inovação dentro de uma empresa. Vamos também conhecer a importância e os benefícios de ter uma organização que valoriza a criatividade dentro do ambiente de trabalho.

E por fim, mas não menos importante, apresentamos maneiras de promover estes dois conceitos em seu negócio, contribuindo para que ele cresça e se desenvolva de forma exponencial.

Vamos começar? 

O que é inovação?

Talvez esta seja uma das palavras mais usadas dentro do mundo dos negócios nestes últimos vinte anos. 

Passamos por uma revolução tecnológica e com ela houve um terremoto de novas ideias, soluções, produtos e serviços que transformaram de vez nossa sociedade.

Serviços com a Uber, iFood, e produtos como iPhone e lâmpadas inteligentes podem ser considerados inovadores, pois cada um destes trouxe alguma novidade para seus consumidores.

Podemos afirmar que o mundo como conhecemos hoje só existe graças a centenas e milhares de empresas que apostaram em soluções inovadoras, criativas e eficientes em cada canto do planeta.

E esse é o conceito por trás da palavra inovação.

Mas não seja radical: a inovação no mundo empresarial não acontece somente com produtos e serviços que apresentam mudanças profundas e extremas. 

É preciso que estas gerem valor para o negócio, pois de nada adianta criar um produto novo e transformador se ele não gerar benefícios concretos para a empresa.

Ou seja, muitas vezes uma empresa inova simplesmente nos seus processos internos, ou na sua forma de gestão, ou no seu modelo de negócio.

Entendeu?

A importância de ter uma empresa que investe em criatividade e inovação

Para um negócio crescer e se consolidar num mercado cada vez mais concorrido é preciso que ele invista em inovação e soluções criativas.

Esse tipo de investimento torna uma empresa mais competitiva, por diversos motivos:

Antecipa demandas 

Uma empresa inovadora tende a antecipar as demandas dos consumidores, tende a oferecer produtos e serviços mais eficientes e por fim consegue se adaptar mais facilmente às transformações sociais e econômicas.

Elemento diferencial

Investir em inovação coloca uma organização na dianteira de seu nicho, possibilitando que seus produtos, serviços e processos sejam sempre elementos diferenciados no mercado, gerando valor para todos, sobretudo para a própria empresa.

Ambiente de trabalho criativo e rico 

Estimular em sua equipe de trabalho o espírito inovador e criativo proporciona a criação de um ambiente fértil em ideias, aumentando a produtividade e gerando sempre novas possibilidades de crescimento.

Incentiva a equipe

Construir na empresa a cultura da inovação incentiva a sua equipe de colaboradores para sempre estar atenta a novidades e a novas soluções para as demandas que vão surgindo, inclusive aquelas que ainda não existem.   

Benefícios que o estímulo da criatividade proporciona para uma empresa

Uma empresa que investe e estimula o exercício da criatividade e a busca por inovações e soluções criativas em sua equipe provavelmente sai na frente dos concorrentes na briga pelo mercado.

Isso porque esta prática proporciona diversos benefícios para os envolvidos:  

Melhora a comunicação interna

Um ambiente que tem como marca o estímulo a criatividade e as inovações acaba sendo fértil para o desenvolvimento de uma comunicação interna eficiente. Isso porque em ambientes assim o engajamento é muito maior, estimulando as equipes de colaboradores a caminharem juntas e unidas em prol de objetivos em comum onde todos saem ganhando.

Aumenta a produtividade

Um ambiente criativo normalmente gera maiores índices de produtividade, e isso acontece porque a todo momento colaboradores e equipes estão executando e planejando ideias, tarefas e projetos pensados no dia a dia.

Aumenta a competitividade

Quando a empresa incentiva a criatividade e a criação de ideias inovadoras, ela acaba por consequência estimulando a competição saudável entre equipes e colaboradores, que veem nesta oportunidade uma chance de ter suas ideias sendo colocadas em prática em benefício da empresa.

Resolve conflitos

Um ambiente de trabalho que promove e incentiva soluções inovadoras e criativas para as demandas existentes acaba se transformando em um espaço com menos conflitos, e sobretudo, um espaço onde os conflitos são resolvidos de forma muito mais eficiente e saudável. Pessoas criativas tendem a não querer perder tempo com conflitos desnecessários.

Amplia autonomia da equipe

Uma empresa de sucesso acaba construindo a sua jornada a partir de algumas ações estratégicas, e uma delas é ampliando a autonomia de seus colaboradores e equipes. 

Essa ação estratégica de gestão envolve práticas concretas e simbólicas e proporciona para a equipe um maior engajamento e motivação, já que os colaboradores acabam criando um vínculo mais forte de identificação com a empresa.

Eles se sentem parte dela, principalmente por entenderem que há brechas para que eles se comportem como líderes que precisam tomar decisões.

Como promover a criatividade e inovação no seu negócio