+55 (44) 9 9846-8412

Educação 15 min

Metaverso na Educação: Impactos do mundo virtual no aprendizado

A revolução tecnológica tem afetado praticamente todos os setores sociais, e a educação é um dos maiores exemplos de como as tecnologias têm transformado a vida das pessoas. 

Novas abordagens e ferramentas ultramodernas estão no dia a dia de professores e alunos e uma dessas evoluções, o Metaverso, promete modificar bastante a estrutura pedagógica atual.

Este artigo vai apresentar como se desenvolve o Metaverso na educação, quais as suas abordagens, os benefícios que este novo formato de aula pode proporcionar para professores e estudantes. Além desses pontos, há um questionamento que será respondido: quais os impactos do mundo virtual no aprendizado? 

O que é Metaverso?

Para começar é muito importante sabermos o sentido de Metaverso, que ganhou popularidade a partir da mudança feita por Mark Zuckerberg, dono do Facebook, que rebatizou seu conjunto de empresas com o nome de Meta, numa referência ao metaverso, que fará cada vez mais parte da estrutura de seus negócios.

Metaverso em seu sentido original significa além do universo. Mas podemos definir também como um mundo virtual onde pessoas podem realizar diversas atividades, como jogar, interagir, estudar e trabalhar. Você é representado neste universo virtual por um avatar. 

Podemos dizer que é a replicação do mundo real no ambiente virtual, com o auxílio de equipamentos como os óculos de realidade virtual.

Metaverso na educação

A ideia de promover novas tecnologias na estrutura pedagógica não é nova, mas ganhou muito mais força em 2020, quando a pandemia da COVID 19 se alastrou pelo mundo, impossibilitando que escolas funcionassem presencialmente. Neste momento foi necessário se pensar em modelos virtuais para garantir a educação de crianças e jovens.

O Metaverso entra de forma mais direta neste momento, quando educadores buscam novas abordagens para atrair alunos e não prejudicar a relação entre ensino e aprendizagem.

Um dos formatos mais simples para entendermos o uso do Metaverso na educação é através das salas de aulas virtuais, que já vem sendo experimentado por alguns projetos educacionais e que reproduzem toda a estrutura de uma sala de aula física no metaverso, com avatares e tudo o mais.

O professor normalmente usa óculos de realidade virtual para ensinar os conteúdos, enquanto os alunos que ainda não tiverem o aparelho podem entrar para o espaço online por meio, por exemplo, de videochamada.

Experiências educacionais do metaverso 

Uma das possibilidades mais atraentes que o metaverso vem apresentando é a de viajar pelo tempo e espaço sem sair do lugar. O professor de história, por exemplo, poderá ministrar uma aula sobre a Grécia antiga com os alunos realizando uma visita virtual por todos os locais famosos daquela época.

Estudantes de ciências ou astronomia poderão ter uma aula sobre o espaço observando ele através de uma simulação em 3D, tornando a experiência muito mais viva e fascinante do ponto de vista pedagógico.

Estudantes de medicina poderão simular cirurgias no metaverso, além de poderem observar o corpo humano através de uma perspectiva que simula o real, mas estando no metaverso, em uma realidade virtual ou aumentada.

Benefícios do Metaverso na educação

Podemos projetar todos os benefícios que o uso do metaverso na educação pode gerar para estudantes, professores e pais.

Maior acessibilidade

Por mais que haja um questionamento válido sobre o alcance dessas tecnologias atualmente, com grande parte da população no Brasil vivendo em condições tecnológicas precárias, podemos dizer que o uso do metaverso na educação vai proporcionar uma maior acessibilidade dos alunos à educação. 

Isso porque o metaverso tem como função estreitar as relações interpessoais, sem limitação geográfica, e por isso, baixando os custos. Um estudante poderá assistir aulas de uma universidade americana sem sair de casa, no Brasil. Essa perspectiva aumentará a inclusão.

Aumenta o engajamento

Aulas no metaverso por si só já garantem um engajamento estudantil acima da média. 

Novas ferramentas tecnológicas tendem a gerar uma participação maior dos alunos e o metaverso vai impulsionar ainda mais o engajamento de crianças e jovens para o ensino. 

Potencialização de habilidades

O mercado de trabalho nos próximos tende a ficar ainda mais dependente de perfis com habilidades tecnológicas bem proeminentes. 

Desta forma, o ensino baseado em dinâmicas do metaverso proporcionarão o desenvolvimento de habilidades que serão fundamentais para estudantes serem bem sucedidos no mercado de trabalho. 

Além de oferecer uma base tecnológica muito mais apurada, o metaverso permite que estudantes desenvolvam também habilidades como foco, disciplina, comunicação, dentre outras características desejadas por qualquer RH mundo afora.

Motivação

Novas tecnologias quando inseridas de modo saudável na educação tendem a gerar um sentimento de motivação nos alunos.

 

Isso porque crianças e jovens são movidos a curiosidades e gostam muito de utilizar ferramentas que elas usam no dia a dia, como um smartphone, por exemplo.

Assim, o metaverso tende a proporcionar um comportamento motivacional dos alunos, que terão melhores índices de participação, de engajamento e de coletividade.

Impactos do mundo virtual no aprendizado

O primeiro impacto que a utilização do metaverso na educação vai gerar é a transformação da sala de aula física em um espaço virtual. Em um primeiro momento o metaverso pode e tende a ser usado como complemento do ensino tradicional, como uma forma híbrida, mesclando elementos presenciais com abordagens online.

O segundo impacto que o metaverso vai gerar é uma possibilidade de enriquecer completamente a experiência pedagógica dos estudantes, sejam crianças, adolescentes ou jovens.

Demos como exemplo as aulas sobre a história antiga, ou sobre a segunda guerra, que podem ser ministrada com o uso de ferramentas de realidade virtual ou realidade aumentada, simulando os espaços, locais famosos e reproduzindo experiências muito ricas.

O ensino da medicina através do metaverso

Outra área educacional que promete passar por uma pequena revolução com o uso do metaverso é a medicina. Estudantes podem ter acesso a aulas expositivas sobre anatomia visualizando com detalhes todas as partes do corpo humano através de realidade virtual e realidade aumentada.

Será possível também fazer simulação de atendimento e de cirurgias complexas, sem oferecer riscos a ninguém.

Aulas presenciais e ensino híbrido no metaverso

Outro impacto gigante que o metaverso pode causar na estrutura educacional atual diz respeito ao sistema de aulas presenciais que o ensino tradicional ainda é refém. Com o metaverso, e uma versão virtual da escola, quantas aulas presenciais serão de fato necessárias para um bom projeto pedagógico ir pra frente?

Esta é uma questão que educadores ainda vem refletindo, mas os impactos que o metaverso vai gerar no ensino vai provocar certamente esta reflexão.

Assim como o ensino híbrido, que já mescla as aulas presenciais com conteúdos online. Como dissemos, é muito mais instigante e motivador, além de prazeroso para um aluno ter uma experiência imersiva para absorver conteúdos de disciplinas.

Aprender sobre o Museu do Louvre fazendo uma visita virtual ou com realidade aumentada gera muito mais participação e engajamento do aluno.

Como professores podem se preparar para o metaverso

Até aqui falamos das vantagens e benefícios do metaverso na educação, porém há obstáculos e muitos desafios pela frente.

Em primeiro lugar, será necessária uma capacitação muito intensa do corpo docente, que terá um papel ainda mais fundamental no ambiente de metaverso. 

A pandemia por si só forçou professores e educadores a estreitarem cada vez mais os laços com as novas tecnologias, mas o uso de tecnologias como realidade virtual e realidade aumentada vai exigir ainda mais de professores, que precisarão se capacitar muito antes de termos um contexto que permita o uso de metaverso nas escolas em larga escala.

Metaverso no Brasil

Um segundo grande obstáculo e desafio é inserir o metaverso nas escolas públicas do país. No Brasil temos colégios privados e projetos educacionais com estrutura e condições de investimento, por outro lado, temos também escolas onde nem sequer internet rápida existe.

Assim, será um grande desafio para o poder público investir numa estrutura educacional que proporciona a possibilidade de inserir elementos tecnológicos nas escolas públicas, para que não haja um abismo ainda maior entre o ensino público e o ensino privado.             

Conclusão

Já podemos considerar o metaverso uma ideia real, com alguns exemplos bem sucedidos pelo mundo. No campo da educação, pensar no uso de tecnologias inovadoras para dar suporte a estrutura já existente se torna necessário.

Não podemos ignorar o avanço da tecnologia e como ela pode impactar de forma positiva a estrutura de ensino e aprendizagem no Brasil.

Claro que pensar no metaverso como substituta do ensino tradicional é prematuro e nem sequer é interessante, já que há riscos a depender de seu uso.

O metaverso pode ser uma ótima parceira do professor e de projetos pedagógicos eficientes, que já utilizam metodologias ativas como carro chefe do projeto educacional. Nesses casos, o uso do metaverso na educação tende a gerar futuros profissionais ainda mais qualificados e novas gerações com habilidades tecnológicas bem acima da média.

E você, já conhecia o tema metaverso? E o seu uso na educação?  

Navegue por nosso blog e confira outros conteúdos como este. Até a próxima batalha!

Newsletter

Assine e receba conteúdos no seu e-mail.

Por favor aguarde...

Thumb Thumb

Obrigado por assinar nossa newsletter. Em breve você receberá conteúdos exclusivos no seu e-mail.

Voltar

Post relacionados