+55 (44) 9 9181-2171
+55 (44) 9 9181-2171
Você sabe o que é gestão do conhecimento? Fique sabendo que é a partir de um eficiente trabalho envolvendo planejamento, motivação e organização que uma empresa consegue criar um ambiente propício para o crescimento contínuo e o sucesso comercial.
Neste artigo vamos entender de forma simples como a gestão do conhecimento influencia o desenvolvimento de todos os setores de uma empresa, gerando uma otimização de tempo e de recursos, e principalmente, solidificando a base para que seu negócio cresça e se desenvolva de forma contínua.
Vamos conhecer a sua importância no mundo corporativo e, sobretudo, vamos mostrar formas de se aplicar a gestão do conhecimento em seu negócio, independente do tamanho de sua empresa.
Vamos começar com o básico:
A definição de gestão do conhecimento parte da ideia que há uma série de ações dentro de uma empresa que visam promover o bem-estar organizacional dela. São práticas que tem como objetivo planejar, motivar e organizar, além de garantir a continuidade da qualidade e da produção dentro do ambiente de trabalho.
Todas estas ações estratégicas e práticas corporativas que juntas são conhecidas como partes da gestão do conhecimento de um negócio.
Essas práticas garantem que a empresa consiga desenvolver todas as suas potencialidades, desenvolva seu potencial produtivo, seu capital intelectual e sua estrutura tecnológica.
Para que uma empresa consiga desenvolver um trabalho eficiente de gestão do conhecimento é preciso que ela possua uma equipe capacitada, com conhecimentos acumulados e compartilhados entre todos os colaboradores e gestores.
Esse cenário abre espaço para que seu negócio ganhe sustentabilidade, retenha sempre seus principais quadros e talentos e garanta uma competitividade em relação aos concorrentes.
A gestão do conhecimento é desenvolvida numa empresa a partir de três conceitos chaves para o entendimento:
Dados, que são fatos brutos, registros.
Informações, que são coleções de dados organizados de uma forma que eles possuam valor, significado e façam sentido. São dados dentro de um contexto.
Conhecimento, que são informações organizadas para a tomada de decisão. São informações com um propósito.
Pensar em desenvolver uma gestão do conhecimento eficiente em seu negócio demanda o entendimento destes três conceitos e o que eles podem trazer de elementos para que a sua empresa gere uma otimização de tempo e de produção.
Transformar o seu negócio em um espaço inteligente e organizado é a base da gestão do conhecimento. Entender que a criação de um sistema de organização, planejamento e otimização vai gerar melhores aproveitamentos em todos os setores é parte essencial para o início de um bom projeto de gestão do conhecimento corporativo.
Podemos listar a importância desta abordagem de gestão para uma empresa da seguinte forma:
Quando você utiliza todos os recursos da empresa de maneira otimizada, com planejamento e organização, as chances de você cometer erros seguidamente são bem menores, criando um ciclo de aperfeiçoamento gerencial que certamente vai diminuir os custos e aumentar a produtividade.
Uma gestão do conhecimento eficiente também será marcada pelo uso aperfeiçoado da sua equipe de trabalho, criando um ambiente onde todos desenvolvem seus potenciais de forma mais completa e gera para a empresa melhores resultados de produção.
Entre as principais características de uma empresa de sucesso, líder de mercado, está a de desenvolver um trabalho eficiente de cultura da inovação.
Saber inovar, seja através de produtos, serviços, processos, e dinâmicas de trabalho, gera benefícios muito grandes para a empresa, e dentre estes a consolidação de uma cultura da inovação.
Construir dentro da empresa um pólo sustentável que vai garantir processos eficientes e uma gestão da inovação fará com que ela sobreviva mesmo em momentos de instabilidade econômica.
Possuir uma cultura organizacional proporciona para uma empresa grandes benefícios, como equipe sempre capacitada, retenção de talentos e otimização da capacidade produtiva da empresa.
Uma empresa que desenvolve gestão do conhecimento tende a produzir como efeito colateral uma cultura organizacional eficiente que promove cada vez mais novas técnicas de gestão e de produção inteligentes, favorecendo a criação de todo um sistema de incentivo ao conhecimento, a troca de informações estratégicas e ao compartilhamento intelectual, fundamentais para um negócio prosperar.
Maior competitividade: Criar um ambiente de trabalho focado em aprimorar processos a partir de dados e informações gerados pela própria empresa gera resultados a curto, médio e longo prazos que proporciona para a empresa uma maior competitividade no mercado.
Maior agilidade para as equipes, melhorando a qualidade dos produtos e serviços: Otimizar processos através de uma gestão do conhecimento promove uma melhora nos indicadores de produtividade da empresa, melhorando a qualidade de todos os seus produtos e serviços oferecidos.
Ações mais planejadas e valorizadas: Possuir um setor de gestão de conhecimento permite que o negócio consiga planejar ações estratégicas em todos os principais setores da empresa, gerando valor.
Equipes mais unidas através de uma cultura que promove o compartilhamento de conhecimento: Uma gestão do conhecimento eficiente traz muitos benefícios para o ambiente de trabalho, que tende a ficar mais organizado, aperfeiçoado, onde todos sabem exatamente quais as suas funções, e isso acaba resultando em um ambiente de trabalho mais saudável, produtivo e unido.
Redução de custos, com melhores estratégias de produção e gestão de recursos: Não há dúvidas que quando você aperfeiçoa todos os seus principais processos você acaba cortando custos, diminuindo erros e gerando melhor todos os investimentos.
Redução em tempo de produção: Saber exatamente quais pontos daquele processo merecem reparos e correções, quais pontos merecem aperfeiçoamento, e o que precisa manter, acaba resultando em uma redução do tempo de produção.
Podemos entender a gestão do conhecimento a partir da compreensão de seus pilares:
Inteligência competitiva
O uso do conhecimento para se diferenciar no mercado. Vale analisar, buscar tendências e estar sempre antenado a tudo que acontecer no mundo, seja dos negócios ou não.
Educação corporativa
Juntar de maneira organizada todas as informações e conhecimentos gerados numa empresa. Não adianta de nada acumular conhecimento sem criar uma cultura organizada e continua.
Gestão de competências
Saber exatamente os pontos fortes e fracos de sua equipe de colaboradores dá a possibilidade para que a empresa construa uma eficiente gestão de competências e consiga potencializar todas as características de seus funcionários em benefício da empresa.
Gestão do capital intelectual
Aqui utilizamos todo o conhecimento adquirido a partir de uma gestão do conhecimento para compartilhar a partir de um ambiente coletivo, onde os conhecimentos individuais passam a gerar conhecimentos coletivos, em prol das necessidades da empresa.
Gestão da informação
Já vimos aqui que o conhecimento é resultado da junção entre informações e dados. Uma empresa acumula muita informação e é necessário um trabalho eficiente de organização de todas estas informações.
Aprendizagem organizacional
É o caminho necessário para obtenção de novas habilidades, conhecimentos, técnicas de produção de organização, e capacidades que podem ser usados para otimizar toda a dinâmica dentro de uma empresa.
Aplicar a gestão do conhecimento na sua empresa é tarefa estratégica, e que é conseqüência de uma série de ações e práticas:
O trabalho inicial precisa estar focado em diagnosticar todas as brechas existentes nos processos, todos os pontos que merecem correções, melhorias, aprimoramentos.
Busca também conhecer a sua equipe mais detalhadamente, para entender seus perfis, potenciais, pontos fracos e fortes e entender como acontece a dinâmica entre eles na empresa, em termos de produtividade e comunicação.
Conheça a fundo a cultura organizacional da empresa e a partir daí observe se a ideia de gestão do conhecimento é viável dentro de um modelo que já existe.
Vocês já observaram todos os pontos importantes que podem ser usados para a construção de um trabalho eficiente de gestão do conhecimento, então chegou o momento de preparar ações estratégicas.
Identifique tudo o que a empresa precisa e defina os responsáveis por colocar em prática as ações que visam aperfeiçoar a atmosfera de troca de conhecimento entre a sua equipe.
Investir em treinamentos e capacitações. Esse é um dos investimentos que mais geram valor para uma empresa. Crie uma rotina de treinamentos focada na gestão de conhecimento, ou seja, utilizando todos os dados, informações e conhecimentos adquiridos para melhorar produtos, serviço, processos, e toda a cultura de trabalho da empresa.
Vale a pena estimular um ambiente de troca de informações e de uma comunicação clara, eficiente e sem ruídos. Esse é um caminho segura para o aperfeiçoamento de todos os processos. Uma boa comunicação é peça chave para um bom ambiente de gestão do conhecimento.
A prática da gestão do conhecimento a partir do momento em que se testa na prática tudo que foi pensado em teoria.
Promova no dia a dia as ações pensadas para melhorar o ambiente de trabalho, para incentivar sua equipe na troca de conhecimento e para que este conhecimento seja sempre utilizado de forma produtiva no dia a dia da organização.
O trabalho de melhora contínua se dá com o trabalho de monitoramento dos resultados. Observe os dados, números, e perceba quais processos foram otimizados, quais demandam mais treinamentos e melhorias. Monitore tudo e recomece o ciclo de gestão novamente.
Vimos aqui como uma gestão do conhecimento é elemento essencial para o sucesso de uma empresa, independente de seu porte.
Ter uma cultura na empresa que gere um trabalho mais eficiente de planejamento, organização e produção gera resultados importantes que garantem uma vida bem sucedida para seu negócio.
Você já pensou em desenvolver algum trabalho de gestão do conhecimento com o seu negócio?
Leia outros conteúdos como este em nosso blog.