+55 (44) 9 9181-2171
+55 (44) 9 9181-2171
Você já deve ter se deparado com alguém que se disse autodidata em alguma área, não é verdade? Essa terminologia, bem antiga, se refere a pessoas que aprendem por conta própria, sem a necessidade de um sistema de ensino tradicional para gerar o conhecimento. No campo da teoria da educação podemos substituí-lo pelo conceito de Heutagogia, que vem pregando simplesmente o nascimento de uma nova revolução no setor.
Mas você sabe o que significa Heutagogia?
Neste artigo vamos conhecer bem detalhadamente a sua definição, o seu funcionamento e os benefícios que a sua prática pode proporcionar em algumas áreas.
Por fim, vamos apresentar maneiras de aplicar a Heutagogia em plataformas educacionais de ensino à distância.
Estão prontos?
Vamos voltar à Grécia antiga, berço do conhecimento ocidental, para entender o significado literal de Heutagogia.
Isso porque ela vem do grego heutos (auto) e agogus (guiar). Já dá para ter um entendimento raso do termo, correto?
Porém, podemos definir Heutagogia como sendo uma metodologia de aprendizagem onde o estudante está no centro do processo, como protagonista.
Mas não é só isso.
Ele é o responsável por gerenciar o seu aprendizado e também por direcionar toda a busca de conhecimento, dando um protagonismo quase que completo.
Mas com tantas responsabilidades nas costas dos alunos, poderíamos dizer que a Heutagogia seria um modelo utilizável para a educação de crianças e jovens?
A resposta é negativa.
Ela é direcionada para a educação de pessoas adultas, que já possuem discernimento e bagagem de vida suficientes para poder gerir o seu aprendizado a partir de suas demandas individuais.
E a Heutagogia pode ser implementada na educação corporativa?
Nesse caso a resposta é positiva, pois esse modelo tende a dar certo em empresas que oferecem todas as ferramentas necessárias para seus colaboradores estudarem e se aperfeiçoarem continuamente.